Dezoito concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Dezoito concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda apresentam hoje um risco máximo de incêndio, …

… segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Aljezur, Monchique, Silves, Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Odemira (Beja), Abrantes, Mação, Sardoal (Santarém), Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo e Braga, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Nos próximos dias, o risco de incêndio vai manter-se muito elevado, sobretudo no sábado, devido às temperaturas máximas que vão estar acima dos 30 graus em algumas zonas do continente, no final da semana.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 75 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 09 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda) e os 29 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje entre 11 graus de mínima e 25 graus de temperatura máxima.

Previous Meruge: Tacho esquecido no fogão levou a alerta para incêndio em habitação que não se confirmou
Next Região de Coimbra apresenta sessão sobre vitalidade das pequenas e médias cidades em Bruxelas

Artigos Relacionados

Última Hora

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital começou mal acabou a partida no Estádio da Luz com a vitória por 4-1.

A vitória por 4-1 frente ao Nacional da Madeira ditou o 35º Campeonato para o Benfica. A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital é o lugar reservado pela família

Região

Gafanha da Nazaré: Apreendidos 506 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 30 quilos de raia curva, Raja undulata, e 476 quilos de biqueirão, engraulis encrasicolus, ontem e hoje, na

Última Hora

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Última Hora

FIT 2017 decorre na Guarda até 1 de maio

A 4ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio de 2017, na cidade da Guarda (Portugal). A FIT é inaugurada oficialmente

Última Hora

As Catraias da Estrada Real do Piódão nos dias 6 e 7 de julho

A história e as estórias da aldeia de Piódão saem dos livros e do imaginário da comunidade e ganham vida nas ruas da aldeia no próximo fim-de-semana, dias 06 e

Informação

Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais

A “organização do Posto de Comando Operacional, Sistemas de Informação Geográfica e software de comportamento do fogo para o apoio à decisão operacional em incêndios rurais”…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Calor coloca nove distritos em alerta laranja

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o

Destaque

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Sociedade

Governo pagou despesas extraordinárias dos incêndios aos bombeiros voluntários

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que já procedeu ao pagamento às associações humanitárias de bombeiros voluntários de todas as despesas extraordinárias, …

Região

Góis associa-se à Hora do Planeta

Tal como em 2016, o município de Góis volta, este ano, a associar-se à comemoração da “Hora do Planeta”. No dia  25 de março, o município mantém os seus princípios e

Última Hora

Alunos Oliveira do Hospital participam na Greve Estudantil Mundial Pelo Clima

Alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, participam hoje, dia 15 de março, na Greve Estudantil Mundial Pelo Clima, em Oliveira do Hospital.