Dezenas de escolas fechadas devido à greve dos trabalhadores não docentes

Dezenas de escolas fechadas devido à greve dos trabalhadores não docentes

image_pdfimage_print

Dezenas de escolas estão hoje fechadas em todo o país devido à greve do pessoal não docente, disse o sindicalista Artur Sequeira, lembrando que a solução para o setor passa por concursos para novas contratações e integração de precários.

Os funcionários das escolas vão estar em greve hoje e sexta-feira, num protesto convocado pela CGTP, para exigir aumentos salariais, integração nos quadros e a criação de uma carreira específica.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente sindical Artur Sequeira, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FSTFPS), afeta à CGTP, adiantou, cerca das 08:20, que há muitas escolas de portas fechadas em todo o país “para demonstrar o descontentamento dos trabalhadores.

“Sei que há muitas escolas fechadas. Ainda não sei números concretos pois as escolas abrem às 08:00, mas sabemos que vamos ter muitas escolas fechadas, com maior incidência nas que têm maiores necessidades durante o ano letivo”, disse.

De acordo de Artur Sequeira, são vários os problemas que afetam o setor e a “solução” apontada pelo Governo “não vai ter impacto na vida das escolas”.

“O Ministério da Educação anunciou mais mil vagas para assistentes operacionais, que não vão resolver o problema porque a este concurso vão concorrer os trabalhadores com vínculo precário, ou seja, estes podem ocupar as cerca de mil vagas prometidas pelo ministério da Educação”, salientou.

No entendimento de Artur Sequeira, a solução para o problema passa por integrar os precários e por outro lado abrir vagas para novos trabalhadores.

Previous Leiria: Trabalhador morre após ser atingido por árvore
Next Atividade turística no Centro de Portugal começou o ano a bater recordes

Artigos Relacionados

Última Hora

Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No dia Mundial da Rádio, que hoje se comemora, a Boa Nova recebeu um grupo de utentes do Lar da Fundação Sarah Beirão, localizada em Tábua.

Destaque

Câmara Municipal e Randstad assinam protocolo para arranque do novo “Call Center” da Altice em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal e a empresa Randstad vão assinar no Dia do Município, 7 de outubro, o protocolo para a instalação do novo centro de apoio telefónico da Altice …

Informação

Quatro distritos sob aviso amarelo devido à chuva, granizo e trovoada

Quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Destaque

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua

Sociedade

A Catedral de Notre-Dame sofreu incêndio de grandes dimensões,  mas estrutura principal “está a salvo”

O fogo que ontem  deflagrou naquele que é o monumento histórico mais visitado da Europa,  a Catedral de Notre Dame, causou elevados danos e …

Desporto

As Eleições na Associação de Futebol de Coimbra voltam a ser suspensas.

  A decisão do Tribunal Judicial de Coimbra foi comunicada ontem ao Presidente da Comissão Eleitoral que posteriormente informou as listas concorrentes, lideradas por Horácio Antunes e Ferreira Nunes. Uma

Última Hora

Concerto de homenagem ao escritor holandês Gerrit Komrij

No próximo fim de semana, Vila da Pouca da Beira acolhe uma homenagem ao famoso escritor holandês Gerrit Komrij que ali viveu durante várias décadas.

Desporto

Taça de Portugal: FCOH disputa 2ª eliminatória frente ao Lusitano FCV

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este domingo, 30 de setembro, pelas 15h00, a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

Informação

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Região

GNR deteve quatro pessoas por tráfico de droga

A GNR deteve quatro pessoas suspeitas de tráfico de estupefacientes em Castro Daire. Os suspeitos são dois homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 29 e os 57

Informação

“Profissionalismo e humanismo” na base do sucesso da Eptoliva

O presidente da Adeptoliva, associação que gere o ensino profissional ministrado pela Eptoliva regozijou-se por a escola ser a melhor escola do distrito de Coimbra e a terceira melhor do

Região

11 detenções, 862 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a