Dez concelhos em risco máximo de incêndio com temperaturas acima dos 35ºC
29 Maio, 2019 252 Views

Dez concelhos em risco máximo de incêndio com temperaturas acima dos 35ºC

image_pdfimage_print

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Tavira e Alcoutim (Faro), Gavião e Nisa (Portalegre), Abrantes, Sardoal e Mação (Santarém) e Proença-a-Nova, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).
Em risco muito elevado de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Coimbra, Guarda, Vila Real, Braga e Bragança.

O IPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado.
O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com temperaturas superiores a 35 graus Celsius em algumas regiões do país.

Em comunicado, o IPMA adiantou que devido a um anticiclone que se encontra localizado a nordeste dos Açores, em deslocamento para nordeste, prevê-se uma corrente de leste no continente a partir de hoje e até final do mês.
De acordo com o Instituto, o céu deverá manter-se limpo e o vento deverá ser do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste.

Os valores da temperatura máxima deverão variar entre 30 e 35 graus na generalidade do território, podendo atingir valores acima de 35 graus em alguns locais do interior do Alentejo e no Vale do Tejo.

Estes valores previstos da temperatura máxima estão cerca de 10 graus acima do valor médio para o mês de maio.
A temperatura mínima, segundo o IPMA, deverá variar entre 15 e 20 graus em todo o território, sendo entre 10 e 15 graus no interior Norte e Centro.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal até às 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No início do mês de junho, “prevê-se que se instale novamente uma corrente de norte, com uma pequena descida da temperatura, em especial nas regiões do litoral oeste”.

Hoje no concelho de Oliveira do Hospital, a temperatura prevista é de 12 graus de miníma e 30 graus de temperatuta máxima-

Previous Ministra da Saúde na 1ª Pedcare Summit
Next Nuno Ribeiro: “O desporto é um parceiro fundamental da saúde”

Artigos Relacionados

Última Hora

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar sobre a economia e as pessoas, com destaque para a capacidade

Informação

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.

Região

Revista Exame distingue Movecho como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis

A empresa Movecho, localizada em Nelas foi distinguida pela revista Exame, como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis.

Última Hora

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Informação

Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à instalação de 16 ilhas ecológicas em várias freguesias, com um investimento de 433 754 euros “num ambiente urbano mais qualificado e em

Informação

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 6º aniversário

A Tuna Cantares de Avô assinala no próximo domingo, 24 de abril, o seu VI Aniversário no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos. Composta por 18 elementos, a Tuna Cantares

Região

Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar presente na cerimónia de homenagem a João Lima que vai decorrer esta quarta-feira, 19 de dezembro, no Aeródromo de Viseu.

Informação

Alta Frequência e Função Públika animam oliveirenses na despedida de 2018

Os grupos Alta Frequência e Função Públika prometem animar os oliveirenses na noite de despedida de 2018, num programa organizado pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Entregues mais duas casas no concelho oliveirense. Das 123, estão concluídas 75 (Com vídeos)

Foram entregues mais duas casas no concelho de Oliveira do Hospital que, no trágico incêndio de outubro de 2017, ficaram reduzidas a cinzas.

Politica

Alexandrino é presidente interino da CIM até à realização de novas eleições

O presidente do Município de Oliveira do Hospital e primeiro vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da (CIM) da Região de Coimbra desempenha, até à realização de nova eleição, …