Dez concelhos em risco máximo de incêndio com temperaturas acima dos 35ºC
29 Maio, 2019 414 Views

Dez concelhos em risco máximo de incêndio com temperaturas acima dos 35ºC

image_pdfimage_print

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Tavira e Alcoutim (Faro), Gavião e Nisa (Portalegre), Abrantes, Sardoal e Mação (Santarém) e Proença-a-Nova, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).
Em risco muito elevado de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Coimbra, Guarda, Vila Real, Braga e Bragança.

O IPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado.
O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com temperaturas superiores a 35 graus Celsius em algumas regiões do país.

Em comunicado, o IPMA adiantou que devido a um anticiclone que se encontra localizado a nordeste dos Açores, em deslocamento para nordeste, prevê-se uma corrente de leste no continente a partir de hoje e até final do mês.
De acordo com o Instituto, o céu deverá manter-se limpo e o vento deverá ser do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste.

Os valores da temperatura máxima deverão variar entre 30 e 35 graus na generalidade do território, podendo atingir valores acima de 35 graus em alguns locais do interior do Alentejo e no Vale do Tejo.

Estes valores previstos da temperatura máxima estão cerca de 10 graus acima do valor médio para o mês de maio.
A temperatura mínima, segundo o IPMA, deverá variar entre 15 e 20 graus em todo o território, sendo entre 10 e 15 graus no interior Norte e Centro.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal até às 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No início do mês de junho, “prevê-se que se instale novamente uma corrente de norte, com uma pequena descida da temperatura, em especial nas regiões do litoral oeste”.

Hoje no concelho de Oliveira do Hospital, a temperatura prevista é de 12 graus de miníma e 30 graus de temperatuta máxima-

Previous Ministra da Saúde na 1ª Pedcare Summit
Next Nuno Ribeiro: “O desporto é um parceiro fundamental da saúde”

Artigos Relacionados

Região

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …

Última Hora

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Destaque

Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais

O Aqua Village Health Resort & Spa arrecadou 12 prémios pelos Haute Grandeur Global Execellence Awards, em três categorias, Resort, Spa e Restaurante, …

Destaque

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Município trabalha pelo regresso da normalidade à cidade

Em consequência dos incêndios que deflagaram no concelho no passado domingo, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo …

Informação

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Informação

Leiria: Prisão preventiva para suspeito de agredir a mãe

Um homem indiciado pela prática do crime de violência doméstica em Porto de Mós, no distrito de Leiria, ficou em prisão preventiva.

Destaque

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…

Última Hora

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

Última Hora

Góis apresenta Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

O Município de Góis apresenta, no dia 9 de junho, pelas 21h00, na Casa Cultural de Góis, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

Informação

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Sociedade

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher