Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

image_pdfimage_print

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

…no Centro de Saúde de Mangualde, espaço que mantém “a sua atividade normal”.

Em nota enviada à agência Lusa, a ARSC adianta que “o ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde] Dão Lafões e os Serviços de Saúde Pública asseguram as medidas adequadas para a continuação do controlo da situação, não havendo evidência de risco acrescido para a saúde pública, mantendo o Centro de Saúde de Mangualde a sua atividade normal”.

Na informação, a ARSC recordou que, no âmbito do Programa de Vigilância e Controle do Agrupamento de Centros de Saúde do ACeS Dão Lafões, já tinha sido detetada, em 2016, ‘legionella’ ambiental nesta unidade de saúde, em análise feita pela Unidade de Saúde Pública (USP).

De então para cá, o Programa de Vigilância foi mantido pela Unidade de Saúde Pública, que veio a detetar novamente ‘legionella’ ambiental na colheita efetuada a 19 de outubro deste ano.

A ARS Centro refere que “foram, de novo, tomadas as medidas adequadas, nomeadamente a suspensão do funcionamento da rede de água quente, a interdição de utilização dos chuveiros e a desativação da rede em dois módulos terminais nos quais funcionavam alguns serviços que, dada a dimensão do Centro de Saúde, puderam ser transferidos para outras áreas”, informou.

Na nota enviada, a ARSC esclarece que uma vez que a rede instalada não tem retorno, pretende-se, com esta medida, “eliminar a estagnação de água nas partes terminais da rede, fator favorecedor da multiplicação da bactéria”.

A Direção-geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que o número de casos confirmados de doença dos legionários do surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 48, mais dois relativamente ao balanço anterior. Num balanço feito às 12h30, a DGS informa que seis doentes com ‘legionella’ estão internados em Unidades de Cuidados Intensivos e que cinco pessoas morreram.

Previous Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória
Next Município de Seia teve prejuízos superiores a 10 milhões de euros

Artigos Relacionados

Informação

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Mulher retirou bastão a polícia e agrediu três agentes em Coimbra

Uma mulher foi detida, na noite desta segunda-feira, depois de ter retirado o bastão a um polícia e ter agredido três agentes da PSP, em Coimbra.

Informação

BLC3 conta com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

O COLAB para a Economia Circular tem sede no campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital (região interior) e apresenta um plano de Investimento de 11

Última Hora

Risco máximo de incêndio no sul e centro do país

Dezoito concelhos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, a maior parte dos quais no sul e centro interior do país, de acordo com informação do Instituto

Destaque

Agrupamento de Escolas ajuda alunos a fazer “escolhas conscientes”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) recebeu, esta manhã, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário, iniciativa que conta com palestras, workshops,…

Informação

11 detenções, 846 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de fevereiro a 5 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Última Hora

Seia: Atropelamento faz uma vítima mortal

Um atropelamento na manhã desta sexta-feira, em Paranhos, Seia, provocou uma vítima mortal.

Região

Município de Penacova recebe “Letras Prá Vida”

O Município de Penacova vai receber, em breve, o projeto “Letras Prá Vida”, destinado à população sénior do concelho.

Região

Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e procedeu à detenção de quatro homens, mediante Mandados de Detenção emitidos pelo DIAP de Leiria,…

Nacional

GNR vai estar em força nas estradas com a operação “Hermes- Viajar em Segurança”

A GNR vai reforçar a segurança na estrada e, por isso, entre os dias 1 e 3 de julho, vai intensificar as ações de patrulhamento …

Região

António Costa entregou novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais

O primeiro-ministro, António Costa, procedeu ontem à entrega de novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais, numa cerimónia realizada na Lousã.