“Desde pequenas, as crianças têm de ser incentivadas a cuidar e preservar a floresta”

“Desde pequenas, as crianças têm de ser incentivadas a cuidar e preservar a floresta”

image_pdfimage_print

O investimento em educação ambiental tem sido uma das grandes apostas do Município de Oliveira do Hospital materializado na dinamização de várias atividades que tiveram perto de quatro mil participantes, ao longo do ano letivo 2017/2018.

As iniciativas foram desenvolvidas nas áreas do Ambiente e Energia e da Proteção Civil e Floresta tendo como público-alvo preferencial, os alunos dos estabelecimentos escolares públicos e privados do concelho, do pré-escolar ao ensino superior.

A propósito, na passada sexta-feira, realizou-se “Semear para Crescer”, uma iniciativa que decorreu em várias instituições do pré-escolar do concelho. Segundo a autarquia, o objetivo é sensibilizar o público, particularmente os mais novos, para a adoção de comportamentos sustentáveis que promovam uma cidadania ativa e responsável para a preservação do ambiente e da floresta.

“Estas iniciativas são importantes para que valorizem e vejam crescer as árvores e dar-lhe importância. Serve para valorizar o que é nosso depois da tragédia”, afirmou José Carlos Alexandrino à Rádio Boa Nova.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Maria de Fátima, educadora titular no Jardim de Infância do Vale do Ferreiro, considerou uma atividade “muito importante”, uma vez que as crianças, “desde pequenas, têm de ser incentivadas a cuidar e preservar a floresta”. “São atividades que são transversais a um trabalho que é feito na sala de aula”, acrescentou.

De iniciativas anuais destacam-se atividades como “Reflorestar Oliveira do Hospital”, “O Valor da Água” e “Dia Mundial do Ambiente – Adotar para Cuidar”.

É também no âmbito deste programa de Educação Ambiental, que a autarquia desenvolve o projeto matriz “Plantar Árvores, Fazer Florestas” vocacionado para preservação da floresta autóctone no concelho. Este projeto de sensibilização ambiental é constituído por várias ações: “Semear para Crescer – Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore”, “Plantar um Amigo” e “É Hora de Cuidar” e pretende “semear” consciências, fazer “crescer” comportamentos sustentáveis e “cuidar” do território.

 

Previous Conheça os resultados desportivos de fim-de-semana
Next Município de Tábua homenageia desportistas na VI Gala do Desporto

Artigos Relacionados

Região

Há mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação vulnerável

Durante o passado mês de outubro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo, em todo o território nacional, mais uma operação ‘Censos Sénior’, cujo propósito foi atualizar…

Informação

INEM renova Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinaram …

Informação

Bispo de Coimbra apelou à renovação do amor familiar na Festa da Família de Oliveira do Hospital

A Unidade Paroquial de Oliveira do Hospital realizou, ontem,  a Festa das Famílias e comemorou os 25 anos da segunda Unidade do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), …

Informação

Aveiro: Apreendidos 92 quilos de percebes

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 20 de fevereiro, apreendeu 92 quilos de percebes “Pollicipes pollicipes” e diverso equipamento utilizado na

Região

Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza através da implementação de Percursos Pedestres e de um Centro de BTT

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e

Última Hora

Figueira da Foz: Mulher encontrada morta dentro de carro

Uma mulher, de 58 anos, foi encontrada morta dentro de uma viatura, esta quarta-feira, 12 de setembro, no centro da cidade da Figueira da Foz.

Última Hora

Suspeito de atear incêndio em Mangualde foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR, deteve o presumível autor de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Mangualde.

Última Hora

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Informação

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Informação

GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 262 doses de droga durante uma ação de fiscalização para prevenir comportamentos de risco dos jovens portugueses,…

Informação

Sinistralidade: 100 acidentes e três mortos marcam a última semana no distrito de Coimbra

A semana de 7 a 13 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra pela ocorrência de uma centena de acidentes que resultaram em três vítimas mortais, cinco feridos graves

Última Hora

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.