Deputado do PSD opõe-se às urgências na FAAD

Deputado do PSD opõe-se às urgências na FAAD

O deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, João Brito, está contra a transição parcial do SAP para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

O ex vereador do PSD acusa ainda o presidente da Câmara de ter procedido à alteração do funcionamento das urgências “nas costas” dos oliveirenses.

A posição foi assumida na última reunião da Assembleia Municipal, no período antes da ordem do dia, com o deputado logo a considerar que “a alteração foi feita à revelia dos oliveirenses e ocultada propositadamente em período eleitoral porque a decisão estava tomada desde abril”. Volvidos dois meses desde a transição parcial do SAP para o hospital da FAAD- todos os dias das 20h às 08h, aos fins de semana e feriados – João Brito questionou José Carlos Alexandrino se foram cridas as condições e acautelados os recursos para o bom funcionamento das urgências no hospital.

“Queremos que o acesso à saúde seja igual para todos. O serviço público dá-nos essa garantia”, afirmou o social democrata, defendendo “um serviço de atendimento público 24 horas por dia tal como foi feito no passado”. Questionou: “será preciso mais uma marcha silenciosa para que os governantes do país ouçam os oliveirenses já que o presidente da Câmara fez acordos destes nas costas deles”.

A intervenção de João Brito soou a “populismo” junto do presidente da Câmara Municipal, que logo lembrou o apoio dado pela FAAD no dia 15 de outubro, em que se registaram mais de 100 queimados e o SAP deixou de ter condições, sem luz e sem gerador.

“Quando o ouvi falar deste tema, achei que estava sonhar”, ironizou ainda o autarca, lembrando que “vergonha” foi quando o executivo anterior aos seus “deixou roubar o serviço de urgência básico de Oliveira do Hospital num silêncio de cumplicidade”.

José Carlos Alexandrino lembrou ao deputado que, à data da transição parcial do SAP para a FAAD, aquele serviço ia fechar, porque os médicos se tinham recusado a fazer “SAP noturno” . “Com certeza (o deputado) ficava mais contente se não tivéssemos SAP das 20h às 8h00”, comentou, referindo que o serviço “está bem entregue”. O autarca oliveirense assumiu que está “mais preocupado” com o funcionamento do SAP diurno, porque “três médicos foram embora, porque pediram mobilidade”.

 

image_pdfimage_print
Previous Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro
Next Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

Artigos Relacionados

Destaque

Banho de multidão na receção a Marcelo Rebelo de Sousa em Oliveira do Hospital

O presidente da República está, nesta tarde de sábado, de visita à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde está a ser brindado por um verdadeiro

Desporto

FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

A competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai defrontar a União Desportiva da Tocha…

Informação

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Chuva está de regresso e as temperaturas descem até oito graus

A chuva regressa a partir de hoje e prevê-se também uma descida entre cinco e oito graus da temperatura máxima.

Nacional

Dispositivo de combate aos fogos prolongado até 15 de novembro

O dispositivo de combate a incêndios vai ser prolongado até ao dia 15 de novembro, na sequência das previsões meteorológicas adversas e…

Informação

Hóquei Patins no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital

A equipa de sub 13 em Hóquei Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe no sábado, dia 11 de março, o HC Mealhada. A equipa sénior joga no

Educação

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Cultura

Cláudia Costa expõe “O Recreio dos Ícones IV” em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil inaugura,hoje, às 16h00, a exposição “O Recreio dos Ícones IV”, com pinturas de Cláudia Costa.

Informação

Oliveira do Hospital prepara nova AEC alusiva ao território

Com o objetivo de disponibilizar uma nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Município de Oliveira do Hospital apostou numa formação…

Informação

7 de Outubro, Feriado Municipal em Oliveira do Hospital

7 de Outubro, Feriado Municipal com as comemorações a decorrerem na Casa da Cultura  

Região

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB critica Administração Interna pelo chumbo para aquisição de nova viatura.

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB em declarações em direto à Rádio Boa Nova, falou sobre o simbolismo e reconhecimento desta entrega de equipamentos de proteção para incêndios (EPI)

Sociedade

ANPC realiza exercício para testar capacidade de resposta operacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito, a 18 e 19 de maio, o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Região

Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

O incêndio que lavra no concelho de Anadia interrompeu a circulação de comboios. A Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Pampilhosa.

Informação

CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

A CIM Região de Coimbra, em articulação com a tutela do Turismo, vai tomar medidas para a revitalização…

Informação

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 19 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…

Destaque

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Cultura

Comando do Exército e Município de Gouveia promovem concerto solidário

No âmbito das missões atribuídas ao Exército, o apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações constitui um importante vetor no quadro das designadas missões de interesse público.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Autarca de Nogueira do Cravo preocupado com estado da EN17, na Reta da Salinha

As obras na EN17, no concelho de Oliveira do Hospital, estiveram paradas e causaram verdadeiras dores de cabeça e prejuízos aos condutores, em particular no troço conhecido por Reta da

Informação

Penacova: casas ardidas isentas de IMI durante três anos

As habitações de Penacova consumidas pelas chamas nos incêndios de outubro vão estar isentas do IMI durante três anos.

Informação

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote