Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

image_pdfimage_print

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Graça, Daniel Azenha, candidato pela lista C (Contigo Somos Académica) e vice-presidente nos últimos dois anos, venceu a segunda volta das eleições, que decorreram na segunda e na terça-feira.

Apesar da curta diferença para a outra lista candidata, liderada por Mariana Rodrigues (Preto no Branco), o número de boletins que os separavam (448) era superior ao número votos por envelope (185), não sendo necessária a sua contagem.

Na segunda volta, votaram 7.014 estudantes, menos 1.700 do que no primeiro ato eleitoral, tendo-se registado uma abstenção de 69%, revelam os resultados da Comissão Eleitoral a que a agência Lusa teve acesso.

Registaram-se 2,1% de votos nulos e 3,86% de votos brancos (que não são considerados para a contabilização da votação final).

A primeira volta das eleições também já tinha dado a vitória à lista C, liderada por Daniel Azenha, que esteve perto de atingir a maioria absoluta (49,98%) para a direção-geral. No primeiro ato, a lista C já tinha vencido as eleições para a assembleia magna, em que registou 51,61% dos votos.

A primeira volta das eleições decorreu a 26 e 27 de novembro e foram necessárias quase duas semanas para se saber o seu resultado, depois de o processo ter sido suspenso por suspeita de irregularidades no ato eleitoral, face à inexistência da ata inicial que contabilizava o número de boletins de voto.

Após terem sido apresentadas suspeitas de irregularidades nas eleições para a direção da AAC, o Conselho Fiscal decretou a substituição do presidente da Comissão Eleitoral (que passou a ser liderada pelo presidente da órgão de fiscalização da AAC) e ordenou uma contagem quantitativa dos votos para validar o ato eleitoral.

A contagem quantitativa acabou na madrugada do dia 07 e “todas as urnas cumpriam” com as regras definidas pelo Conselho Fiscal, que tinha estabelecido uma margem de erro inferior a 01% por urna e de 02% para a votação global em relação aos cadernos e atas eleitorais.

Daniel Azenha sucede a Alexandre Amado, que foi presidente da direção-geral da AAC nos últimos dois anos.

Previous Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM
Next Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à neve

Artigos Relacionados

Destaque

Pousada do Convento do Desagravo vai reabrir com Flagworld Group

A Pousada do Convento do Desagravo, localizada em Vila Pouca da Beira, que fechou em 2017, vai reabrir pela mão do grupo hoteleiro Flagworld. O anúncio foi feito, esta manhã,

Informação

João Galamba vem a Oliveira do Hospital debater o Orçamento de Estado para 2016

O deputado na Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Coimbra, João Galamba é o principal orador do debate sobre o Orçamento do Estado para 2016 que vai decorrer em

Destaque

Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua

Um jovem de 25 anos, residente na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital morreu esta manhã num acidente de viação, ocorrido na variante Tábua Candosa (à saída do IC6).

Cultura

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Região

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Informação

ASAE apreende 600 quilos de produtos à base de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização de talhos com o objetivo de verificação dos requisitos legais específicos da atividade,…

Destaque

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

Última Hora

Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Foram entregues mais três habitações que foram destruídas pelo grande incêndio de 2017, no concelho de Oliveira do Hospital. “Na região Centro, das cerca de 800 habitações incluídas no programa

Região

Coimbra: Detido por crimes de homicídio na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na forma tentada, e de dois crimes de

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Região

Xanana Gusmão visita esta sexta feira Oliveira do Hospital

Esta sexta feira pelas 10h30 Xanana Gusmão, ex líder de Timor Leste, visita Oliveira do Hospital, Um gesto de solidariedade para com todas as vitimas dos incêndios de domingo, com

Última Hora

Município de Arganil assinala 40 anos do Serviço Nacional de Saúde com plantação da “Oliveira SNS”

O Serviço Nacional de Saúde completou 40 anos no dia 15 de setembro e o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer celebra-se no próximo sábado,…