Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Graça, Daniel Azenha, candidato pela lista C (Contigo Somos Académica) e vice-presidente nos últimos dois anos, venceu a segunda volta das eleições, que decorreram na segunda e na terça-feira.

Apesar da curta diferença para a outra lista candidata, liderada por Mariana Rodrigues (Preto no Branco), o número de boletins que os separavam (448) era superior ao número votos por envelope (185), não sendo necessária a sua contagem.

Na segunda volta, votaram 7.014 estudantes, menos 1.700 do que no primeiro ato eleitoral, tendo-se registado uma abstenção de 69%, revelam os resultados da Comissão Eleitoral a que a agência Lusa teve acesso.

Registaram-se 2,1% de votos nulos e 3,86% de votos brancos (que não são considerados para a contabilização da votação final).

A primeira volta das eleições também já tinha dado a vitória à lista C, liderada por Daniel Azenha, que esteve perto de atingir a maioria absoluta (49,98%) para a direção-geral. No primeiro ato, a lista C já tinha vencido as eleições para a assembleia magna, em que registou 51,61% dos votos.

A primeira volta das eleições decorreu a 26 e 27 de novembro e foram necessárias quase duas semanas para se saber o seu resultado, depois de o processo ter sido suspenso por suspeita de irregularidades no ato eleitoral, face à inexistência da ata inicial que contabilizava o número de boletins de voto.

Após terem sido apresentadas suspeitas de irregularidades nas eleições para a direção da AAC, o Conselho Fiscal decretou a substituição do presidente da Comissão Eleitoral (que passou a ser liderada pelo presidente da órgão de fiscalização da AAC) e ordenou uma contagem quantitativa dos votos para validar o ato eleitoral.

A contagem quantitativa acabou na madrugada do dia 07 e “todas as urnas cumpriam” com as regras definidas pelo Conselho Fiscal, que tinha estabelecido uma margem de erro inferior a 01% por urna e de 02% para a votação global em relação aos cadernos e atas eleitorais.

Daniel Azenha sucede a Alexandre Amado, que foi presidente da direção-geral da AAC nos últimos dois anos.

Previous Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM
Next Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à neve

Artigos Relacionados

Destaque

Grupo de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para importância da “prevenção”

Hoje, dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro. A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou a campanha “Eu Sou, Eu Vou”…

Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Nacional

Comandante Nacional da Proteção Civil demitiu-se

Menos de meio ano após ter tomado posse, o Comandante Nacional da Proteção Civil, António Paixão, bate com a porta, em colisão com a estratégia do Governo. Duarte da Costa

Última Hora

11 detenções, 591 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Filipe Paiva, promotor da TrialMotor, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Filipe Paiva, responsável pela empresa TrialMotor, localizada na Lousã.

Última Hora

Segurança Social ajudou 389 famílias no pagamento de bens essenciais

A Segurança Social concedeu 232 mil euros em subsídios destinados a 389 famílias afetadas pelos incêndios de 2017 para apoiar pagamentos relacionados com medicamentos, rendas, luz, gás e água.

Última Hora

Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Um despiste, seguido de capotamento da viatura, deixou ontem ferida a condutora do veículo, com 58 anos, que seguia na estrada do Moinho do Buraco, no concelho de Oliveira do

Informação

Região: Colisão entre carro e camião mata jovem de 20 anos

Um choque frontal, no IC2, entre um pesado e um carro fez, na noite passada, uma vítima mortal, na localidade de Matos de Ranha, em Pombal.

Região

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Informação

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Informação

João Galamba vem a Oliveira do Hospital debater o Orçamento de Estado para 2016

O deputado na Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Coimbra, João Galamba é o principal orador do debate sobre o Orçamento do Estado para 2016 que vai decorrer em

Última Hora

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …