Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

image_pdfimage_print

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Graça, Daniel Azenha, candidato pela lista C (Contigo Somos Académica) e vice-presidente nos últimos dois anos, venceu a segunda volta das eleições, que decorreram na segunda e na terça-feira.

Apesar da curta diferença para a outra lista candidata, liderada por Mariana Rodrigues (Preto no Branco), o número de boletins que os separavam (448) era superior ao número votos por envelope (185), não sendo necessária a sua contagem.

Na segunda volta, votaram 7.014 estudantes, menos 1.700 do que no primeiro ato eleitoral, tendo-se registado uma abstenção de 69%, revelam os resultados da Comissão Eleitoral a que a agência Lusa teve acesso.

Registaram-se 2,1% de votos nulos e 3,86% de votos brancos (que não são considerados para a contabilização da votação final).

A primeira volta das eleições também já tinha dado a vitória à lista C, liderada por Daniel Azenha, que esteve perto de atingir a maioria absoluta (49,98%) para a direção-geral. No primeiro ato, a lista C já tinha vencido as eleições para a assembleia magna, em que registou 51,61% dos votos.

A primeira volta das eleições decorreu a 26 e 27 de novembro e foram necessárias quase duas semanas para se saber o seu resultado, depois de o processo ter sido suspenso por suspeita de irregularidades no ato eleitoral, face à inexistência da ata inicial que contabilizava o número de boletins de voto.

Após terem sido apresentadas suspeitas de irregularidades nas eleições para a direção da AAC, o Conselho Fiscal decretou a substituição do presidente da Comissão Eleitoral (que passou a ser liderada pelo presidente da órgão de fiscalização da AAC) e ordenou uma contagem quantitativa dos votos para validar o ato eleitoral.

A contagem quantitativa acabou na madrugada do dia 07 e “todas as urnas cumpriam” com as regras definidas pelo Conselho Fiscal, que tinha estabelecido uma margem de erro inferior a 01% por urna e de 02% para a votação global em relação aos cadernos e atas eleitorais.

Daniel Azenha sucede a Alexandre Amado, que foi presidente da direção-geral da AAC nos últimos dois anos.

Previous Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM
Next Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à neve

Artigos Relacionados

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …

Última Hora

Evento de cicloturismo complementa “Etapa Vida” no dia 4 de agosto em Oliveira do Hospital

No âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem uma chegada prevista a Oliveira do Hospital no dia 4 de agosto, o Município oliveirense,…

Região

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Informação

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Região

Município de Arganil participa em Seminário sobre Gestão Pós-Fogo e Mitigação da Erosão do Solo

A Câmara Municipal de Arganil deu a conhecer as suas experiências e boas práticas no processo de estabilização do solo pós-incêndio, no Seminário sobre “Gestão Pós-Fogo e Mitigação da Erosão

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a

Desporto

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Destaque

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Última Hora

Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num “centro de cultura” (com vídeo)

Alvôco de Várzeas no concelho de Oliveira do Hospital serve de palco neste fim de semana à iniciativa “Paisagens Sonoras de Montanha” …

Região

Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, no dia 14 de janeiro, deteve um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo por esticão,

Última Hora

ISEC vai criar pranchas ecológicas

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a desenvolver uma prancha para quem está a aprender a surfar.