Crimes e processos de família e menores voltam a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital

Crimes e processos de família e menores voltam a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital

A secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, anunciou esta manhã em Oliveira do Hospital o regresso de algumas competências ao tribunal de Oliveira do Hospital, em particular de processos de família e menores e todos os processos crime. A medida enquadra-se no “conjunto de ajustamentos à reorganização judiciária implementada pelo anterior governo”.

Depois de esta manhã ter reunido com o executivo municipal, a governante constatou as dificuldades no acesso à justiça impostas aos oliveirenses desde a última reorganização do mapa judiciário, que reduziu o tribunal local a “uma competência genérica na área do cível e do crime” e conduziu o grosso dos processo para Coimbra, Soure e Montemor, com é o caso dos processos de família e menores, insolvências e cíveis superiores a 50 mil Euros.

Em Oliveira do Hospital, Helena Mesquita Ribeiro notou que a maior preocupação do ministério da Justiça se centra com os processos de Família e Menores, por atingir muitos agregados, a maioria com baixos recursos económicos e, também todos os processos crime com o objetivo de que os mesmo sejam julgados no local onde os crimes foram praticados.

À saída da reunião, o presidente da Câmara Municipal notou que, no essencial vai ser conseguido o que foi reivindicado, contrariando a anterior reorganização do mapa judiciário que disse ser “disparatada”. À semelhança do que defende para a saúde, o autarca quer que todos tenham acesso igual à justiça e não haja “justiça para ricos e justiça para pobres”.

A intenção do governo de devolver ao tribunal oliveirense algumas competências – excetuam-se por exemplo as insolvências e os processos cíveis superiores a 50 mil Euros – cai bem junto dos advogados. Clara Baila, representante da Ordem no concelho disse que não “há soluções perfeitas”, mas que fica “satisfeita por ver regressar alguns processos” que correspondem à “maioria e são prioritários”.

Em Oliveira do Hospital, Helena Mesquita Ribeiro, visitou ainda o edifício do tribunal, onde os serviços diários são assegurados por seis funcionários.

image_pdfimage_print
Previous Grupo IG vai investir em Tábua
Next FCOH ainda acredita na manutenção, após vitória por 2-1 frente ao Sp.Ideal

Artigos Relacionados

Destaque

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe 11º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

Oliveira do Hospital vai receber, pela primeira vez, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra.

Informação

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Educação

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Informação

Despiste de automóvel provocou um morto e um ferido ligeiro em Viseu

O despiste de uma viatura provocou, ontem, um morto e um ferido ligeiro na Estrada Nacional 2, em Bigas, no concelho de Viseu.

Informação

Eptorádio resultou numa parceria de “sucesso” entre a Eptoliva e a Rádio Boa Nova

O último programa da primeira temporada do projeto EPTORÁDIO foi realizado em direto na emissão na Rádio Boa Nova.

Sociedade

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Desporto

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Destaque

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Destaque

Oliveira do Hospital quer bater record de visitantes na EXPOH

É elevada a fasquia em torno da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital. A apostar num cartaz equilibrado e num bilhete geral, a Câmara Municipal …

Cultura

Estão abertas as inscrições para o Festival Municipal da Canção

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai promover a segunda edição do “Festival Municipal da Canção”, cuja final decorrerá no dia 3 de junho, no Parque do Mandanelho.

Informação

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Informação

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 24 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, em plena consoada, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube

Informação

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Informação

Petit deixa o Tondela contra a vontade do presidente

Petit deixa o comando técnico do Tondela, decisão tomada após a derrotada caseira (1-2) frente ao Arouca. O treinador decidiu deixar a equipa, …

Última Hora

Seia com minorações da taxa de IMI em 20 freguesias

A Câmara Municipal viu aprovada, na Assembleia Municipal do dia 23 de setembro, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2017,…

Educação

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Informação

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …

Última Hora

PJ deteve incendiário no concelho de Tondela

A Polícia Judiciária deteve, através da diretoria do Centro e em colaboração com a GNR de Campo de Besteiros, um homem, no concelho de Tondela,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia empresários afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal está a efetuar o levantamento dos elevados prejuízos causados nas empresas do concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Informação

Desporto: Resultados de fim de semana

FUTEBOL: Na jornada 7 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa da AD Nogueirense foi a Coimbra empatar 1-1 frente à Académica SF. Na classificação o Nogueirense é 8º com

Informação

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …