CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade  para a prevenção dos maus-tratos na infância
3 Maio, 2017 1174 Views

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

… de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital se associou e dinamizou ao longo do mês de abril.

 

Uma vez mais a CPCJ de Oliveira do Hospital associou-se à iniciativa “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” e em parceria com a Rádio Boa Nova, foram emitidos dois espaços de informação e sensibilização sobre a temática. Na última semana de abril, a rádio local emitiu uma entrevista com Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), bem como uma mesa redonda que contou com a participação de José Francisco Rolo, presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital; Anabela Almeida, professora, membro da Comissão Restrita da CPCJ de OHP em representação do Ministério da Educação; Alexandra Garcia, enfermeira coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, membro da Comissão Alargada da CPCJ de OHP; Júlio Mendes, psicólogo, membro do Projeto “Escola + Feliz” e dirigente de uma associação juvenil; e Isabel Almeida, diretora técnica da Obra D. Josefina da Fonseca, membro da Comissão Alargada da CPCJ de OHP.

Frisando que “quem ama bem trata”, Fátima Duarte da CNPDPCJ considera que tem de existir uma constante sensibilização para esta temática, envolvendo toda a comunidade. Na entrevista concedida, a responsável refere que os “maus-tratos podem resultar de uma ação ou omissão”, várias vezes associados a negligência nos cuidados básicos da criança, tratando-se de um crime público que “todas as pessoas têm o dever de denunciar”. Convidada a deixar uma mensagem dirigida aos cuidadores, Fátima Duarte sublinha que a “infância e a juventude são alicerces de toda a vida” e que “as marcas que ficam na infância condicionam a vida da pessoa”.
Por sua vez, na mesa redonda realizada no dia 27 de abril, os intervenientes abordaram o papel da família, da escola e de todos os outros agentes na prevenção dos maus tratos na infância, com o presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital a lembrar o chavão – “a melhor forma de prevenir um problema é impedir que aconteça”. A prevenção faz-se com pessoas, refere José Francisco Rolo que destaca o trabalho feito em rede com estratégias e formas de atuação em sintonia. “Temos uma Rede Social de excelência e bem preparada, atenta aos elos mais fracos, que são as crianças e os idosos”, acrescenta o também vice-presidente e vereador da Ação Social, que dirigindo-se ao auditório, conclui, “sintam a nossa missão como uma ajuda às crianças e às famílias. Estamos aqui para ajudar”.

Recorde-se que o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” contou com outras iniciativas tais como a caminhada de sensibilização “mOHve-te por Valores”, promovida em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital, com mais de 600 participantes, entre crianças do pré-escolar e do 1.º CEB, utentes de diversas instituições e sociedade civil, e que culminou com a formação de um gigante Laço Azul Humano para despertar consciências e interpelar a população para a prevenção dos maus-tratos. No centro da cidade esteve também patente uma exposição de trabalhos realizados pelas crianças nas respetivas salas de aula.
A participação no 3.º aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços dedicado à temática “Cuidados de Proximidade: Da Primeira Infância… à adolescência”, no dia 10 de abril, e no Encontro Inter CPCJ – que juntou as CPCJ de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil em Tábua (19 de abril) – subordinado ao tema “Residencialização de Crianças e Jovens: que alternativas?”, destacando-se os dois painéis técnicos sobre Famílias de Acolhimento e Apadrinhamento Civil, são outras iniciativas de destaque.

image_pdfimage_print
Previous ADEPTOLIVA aprova Relatório de Contas 2016 com saldo positivo e cumpre objetivo de abater o passivo da Associação
Next PJ deteve mulher que incendiou floresta por "desentendimento com familiares"

Artigos Relacionados

Informação

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Região

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e

Última Hora

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Última Hora

Cooperativa da Beira Central aposta em supermercado renovado para continuar a atrair clientes

O supermercado da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central em Oliveira do Hospital reabriu na sexta feira, dia 10, num espaço renovado.

Informação

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Destaque

Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital viveu no sábado uma das principais noites. Mais de mil pessoas deram vida às Marchas Populares que atraíram um elevado número de pessoas ao

Região

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Destaque

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Região

Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, com início pelas 11h00, no edifício dos Serviços Comuns, uma cerimónia de homenagem a

Informação

Lisboa contribui com 1000 árvores e arbustos para a reflorestação da zona de Arganil

 A Câmara Municipal de Lisboa junta-se ao esforço de reflorestação da zona centro do país na sequência dos incêndios do passado mês de outubro.

Cultura

Oliveira do Hospital valoriza autores concelhios em mais uma edição da Feira do Livro

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital abriu portas no domingo, dia 28 de maio, com uma homenagem aos vários autores do concelho. O certame que está de regresso

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”,

Última Hora

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Última Hora

Casal morreu após queda de viatura na ria de Aveiro

Um casal despistou-se, ontem à tarde  num veículo automóvel na ria de Aveiro e  foi retirado sem vida pela equipa de mergulhadores. O acidente ocorreu junto…

Última Hora

Assembleia Municipal vota contas de 2016 e subsídios às Juntas de Freguesia

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne na próxima segunda feira, dia 24 de abril, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara.

Informação

Seia: Médico Jorge Costa e Silva morreu aos 64 anos

Jorge Costa e Silva, clínico de medicina geral e familiar no Hospital de Nossa Senhora da Assunção, em Seia, morreu ontem no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com 64

Sociedade

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Sociedade

Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931.

Informação

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

Última Hora

Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

As empresas que foram afetadas pelos incêndios podem concorrer, a partir de hoje, ao programa que o executivo de António Costa criou para que estas estruturas possam adquirir novos equipamentos.

Sociedade

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Última Hora

Poker de vitórias para Mário Patrão no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão está imparável no Morocco Desert Challenge. O piloto inscrito pelo CRÉDITO AGRICOLA KTM BAHCO voltou a vencer, alargando assim, para quatro o número de triunfos em etapas desta grande maratona africana. 

Informação

Filarmónica Sangianense participou no 5º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de Dezembro” em Lisboa

A Filarmónica Sangianense, de S. Gião, no concelho de Oliveira do Hospital voltou a marcar presença no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de Dezembro” realizado ontem em Lisboa.