CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade  para a prevenção dos maus-tratos na infância
3 Maio, 2017 935 Views

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

… de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital se associou e dinamizou ao longo do mês de abril.

 

Uma vez mais a CPCJ de Oliveira do Hospital associou-se à iniciativa “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” e em parceria com a Rádio Boa Nova, foram emitidos dois espaços de informação e sensibilização sobre a temática. Na última semana de abril, a rádio local emitiu uma entrevista com Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), bem como uma mesa redonda que contou com a participação de José Francisco Rolo, presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital; Anabela Almeida, professora, membro da Comissão Restrita da CPCJ de OHP em representação do Ministério da Educação; Alexandra Garcia, enfermeira coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, membro da Comissão Alargada da CPCJ de OHP; Júlio Mendes, psicólogo, membro do Projeto “Escola + Feliz” e dirigente de uma associação juvenil; e Isabel Almeida, diretora técnica da Obra D. Josefina da Fonseca, membro da Comissão Alargada da CPCJ de OHP.

Frisando que “quem ama bem trata”, Fátima Duarte da CNPDPCJ considera que tem de existir uma constante sensibilização para esta temática, envolvendo toda a comunidade. Na entrevista concedida, a responsável refere que os “maus-tratos podem resultar de uma ação ou omissão”, várias vezes associados a negligência nos cuidados básicos da criança, tratando-se de um crime público que “todas as pessoas têm o dever de denunciar”. Convidada a deixar uma mensagem dirigida aos cuidadores, Fátima Duarte sublinha que a “infância e a juventude são alicerces de toda a vida” e que “as marcas que ficam na infância condicionam a vida da pessoa”.
Por sua vez, na mesa redonda realizada no dia 27 de abril, os intervenientes abordaram o papel da família, da escola e de todos os outros agentes na prevenção dos maus tratos na infância, com o presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital a lembrar o chavão – “a melhor forma de prevenir um problema é impedir que aconteça”. A prevenção faz-se com pessoas, refere José Francisco Rolo que destaca o trabalho feito em rede com estratégias e formas de atuação em sintonia. “Temos uma Rede Social de excelência e bem preparada, atenta aos elos mais fracos, que são as crianças e os idosos”, acrescenta o também vice-presidente e vereador da Ação Social, que dirigindo-se ao auditório, conclui, “sintam a nossa missão como uma ajuda às crianças e às famílias. Estamos aqui para ajudar”.

Recorde-se que o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” contou com outras iniciativas tais como a caminhada de sensibilização “mOHve-te por Valores”, promovida em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital, com mais de 600 participantes, entre crianças do pré-escolar e do 1.º CEB, utentes de diversas instituições e sociedade civil, e que culminou com a formação de um gigante Laço Azul Humano para despertar consciências e interpelar a população para a prevenção dos maus-tratos. No centro da cidade esteve também patente uma exposição de trabalhos realizados pelas crianças nas respetivas salas de aula.
A participação no 3.º aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços dedicado à temática “Cuidados de Proximidade: Da Primeira Infância… à adolescência”, no dia 10 de abril, e no Encontro Inter CPCJ – que juntou as CPCJ de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil em Tábua (19 de abril) – subordinado ao tema “Residencialização de Crianças e Jovens: que alternativas?”, destacando-se os dois painéis técnicos sobre Famílias de Acolhimento e Apadrinhamento Civil, são outras iniciativas de destaque.

image_pdfimage_print
Previous ADEPTOLIVA aprova Relatório de Contas 2016 com saldo positivo e cumpre objetivo de abater o passivo da Associação
Next PJ deteve mulher que incendiou floresta por "desentendimento com familiares"

Artigos Relacionados

Última Hora

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Sociedade

Incêndio em habitação de aldeia do Sabugal origina dois feridos

Um incêndio destruiu, hoje, parcialmente uma casa de habitação e provocou dois feridos ligeiros em Vale das Éguas, no concelho do Sabugal, …

Última Hora

II Ultra Trail do Colcurinho realiza-se a 30 de outubro

No dia 30 de outubro, realiza-se o II Ultra Trail do Colcurinho no âmbito da Festa da Castranha de Aldeia das Dez. O evento desportivo…

Informação

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Programas

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Destaque

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Última Hora

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Informação

Banco Alimentar recolheu 1.848 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.848 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim de semana em mais de 2.000 superfícies comerciais e com a participação de

Informação

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Última Hora

Dois jovens detidos por suspeitas de tráfico de droga em escola

A PSP de Viseu anunciou ter detido, hoje de manhã, dois jovens de 18 anos suspeitos de traficarem droga num estabelecimento de ensino do centro da cidade.

Nacional

Confrontos entre taxistas e polícia no Aeroporto de Lisboa

Um grupo de taxistas que participa na manifestação de hoje do setor saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, …

Última Hora

Ferreira Nunes defronta Horácio Antunes para a presidência da Associação de Futebol de Coimbra

Promete ser renhido o processo de eleição do novo presidente da Associação de Futebol de Coimbra. Ferreira Nunes entrou na corrida …

Destaque

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Informação

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Informação

Incêndios voltam a interromper circulação na linha da Beira Alta

A linha ferroviária da Beira Alta encontra-se novamente interrompida, desta vez no troço entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, desde cerca das 14h20 de hoje,…

Destaque

Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento

  A ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital que, em 2015,foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes confessou, esta manhã, a prática daquele crime.

Destaque

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Sociedade

Greve causa “constrangimentos” mas não fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve de funcionários não docentes convocada para esta sexta-feira está a causar “alguns constrangimentos” na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, onde cerca de 50 por cento

Última Hora

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Sociedade

Quinze detenções e 69 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de março, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras,…

Informação

No próximo domingo há Mercado de Montanha em Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem uma edição especial neste mês de Dezembro.

Última Hora

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Informação

Incêndio em camião obriga ao corte da A25 na zona de Mangualde

Um incêndio num veículo pesado obrigou hoje a que a A25 fosse cortada ao trânsito automóvel nos dois sentidos, no concelho de Mangualde, informou fonte do Comando Distrital de Operações

Região

Região: Colisão entre carro e camião mata jovem de 20 anos

Um choque frontal, no IC2, entre um pesado e um carro fez, na noite passada, uma vítima mortal, na localidade de Matos de Ranha, em Pombal.