CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade  para a prevenção dos maus-tratos na infância
3 Maio, 2017 1062 Views

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

… de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital se associou e dinamizou ao longo do mês de abril.

 

Uma vez mais a CPCJ de Oliveira do Hospital associou-se à iniciativa “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” e em parceria com a Rádio Boa Nova, foram emitidos dois espaços de informação e sensibilização sobre a temática. Na última semana de abril, a rádio local emitiu uma entrevista com Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), bem como uma mesa redonda que contou com a participação de José Francisco Rolo, presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital; Anabela Almeida, professora, membro da Comissão Restrita da CPCJ de OHP em representação do Ministério da Educação; Alexandra Garcia, enfermeira coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, membro da Comissão Alargada da CPCJ de OHP; Júlio Mendes, psicólogo, membro do Projeto “Escola + Feliz” e dirigente de uma associação juvenil; e Isabel Almeida, diretora técnica da Obra D. Josefina da Fonseca, membro da Comissão Alargada da CPCJ de OHP.

Frisando que “quem ama bem trata”, Fátima Duarte da CNPDPCJ considera que tem de existir uma constante sensibilização para esta temática, envolvendo toda a comunidade. Na entrevista concedida, a responsável refere que os “maus-tratos podem resultar de uma ação ou omissão”, várias vezes associados a negligência nos cuidados básicos da criança, tratando-se de um crime público que “todas as pessoas têm o dever de denunciar”. Convidada a deixar uma mensagem dirigida aos cuidadores, Fátima Duarte sublinha que a “infância e a juventude são alicerces de toda a vida” e que “as marcas que ficam na infância condicionam a vida da pessoa”.
Por sua vez, na mesa redonda realizada no dia 27 de abril, os intervenientes abordaram o papel da família, da escola e de todos os outros agentes na prevenção dos maus tratos na infância, com o presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital a lembrar o chavão – “a melhor forma de prevenir um problema é impedir que aconteça”. A prevenção faz-se com pessoas, refere José Francisco Rolo que destaca o trabalho feito em rede com estratégias e formas de atuação em sintonia. “Temos uma Rede Social de excelência e bem preparada, atenta aos elos mais fracos, que são as crianças e os idosos”, acrescenta o também vice-presidente e vereador da Ação Social, que dirigindo-se ao auditório, conclui, “sintam a nossa missão como uma ajuda às crianças e às famílias. Estamos aqui para ajudar”.

Recorde-se que o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” contou com outras iniciativas tais como a caminhada de sensibilização “mOHve-te por Valores”, promovida em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital, com mais de 600 participantes, entre crianças do pré-escolar e do 1.º CEB, utentes de diversas instituições e sociedade civil, e que culminou com a formação de um gigante Laço Azul Humano para despertar consciências e interpelar a população para a prevenção dos maus-tratos. No centro da cidade esteve também patente uma exposição de trabalhos realizados pelas crianças nas respetivas salas de aula.
A participação no 3.º aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços dedicado à temática “Cuidados de Proximidade: Da Primeira Infância… à adolescência”, no dia 10 de abril, e no Encontro Inter CPCJ – que juntou as CPCJ de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil em Tábua (19 de abril) – subordinado ao tema “Residencialização de Crianças e Jovens: que alternativas?”, destacando-se os dois painéis técnicos sobre Famílias de Acolhimento e Apadrinhamento Civil, são outras iniciativas de destaque.

image_pdfimage_print
Previous ADEPTOLIVA aprova Relatório de Contas 2016 com saldo positivo e cumpre objetivo de abater o passivo da Associação
Next PJ deteve mulher que incendiou floresta por "desentendimento com familiares"

Artigos Relacionados

Última Hora

Desporto de Fim de Semana

A Associação Desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 18, o Águeda em jogo da jornada 14 do Campeonato de Portugal Prio, série D. No mesmo campeonato que é liderado pelo Gafanha,

Última Hora

Alexandrino pediu ajuda ao ministro da Economia para a concretização do IC6

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aproveitou a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na Feira do Queijo para lhe pedir ajuda no processo de

Região

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Última Hora

Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Informação

“Record” destaca golo de jogador do Nogueirense como candidato ao prémio “Puskas”

O jornal Record destaca na sua edição online o golo de Samuel Garrido, jogador da AD Nogueirense, no último fim de semana em Anadia, que…

Cultura

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Última Hora

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da

Última Hora

Dez detenções e 67 acidentes no distrito de Coimbra na última semana

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de fevereiro, procedeu a 10 detenções e registo 67 acidentes, no âmbito de um conjunto…

Última Hora

Depois de celebrar Missa Nova em Nogueira do Cravo, novo sacerdote assume paróquias do alto concelho de Arganil (com áudio)

O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …

Informação

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Informação

Nasceu mais um bebé no SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Passava pouco tempo depois das três da manhã, quando uma jovem parturiente, tendo-se deslocado em carro próprio, entrou em trabalho de parto já no SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do

Destaque

Presidente da República vai  passar fim de ano em Oliveira do Hospital e em Vouzela

A presidência da República confirmou, hoje, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, em Oliveira do Hospital, no fim de ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda marcar presença…

Sociedade

Festival de Folclore volta a animar São Paio de Gramaços

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 8 e 9 de julho decorre o 36º Festival

Educação

“Emprego Jovem” no 2º Encontro “YOUNG LAB” em Tábua

Decorreu nos dias 19 e 20 de maio, na Biblioteca Pública Municipal de Tábua, o 2º Encontro do Projeto “YOUNG LAB”, no âmbito do programa ERAUSMUS +, com a participação…

Informação

Serafim Marques comparado a Jesus na “partilha e na ajuda”

S. Paio de Gramaços despediu-se esta tarde do benemérito e comendador Serafim Marques. Autarcas, dirigentes de instituições e associações juntaram-se à população no último adeus ao filho da terra que

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.

Informação

PJ deteve a mãe de criança colhida por comboio por suspeita de crime de exposição ou abandono

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mãe do menino de dois anos e meio que foi colhido por um comboio Intercidades…

Educação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital distinguiu alunos com diplomas de mérito

Na passada sexta feira, dia 16 de setembro, decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH)…

Última Hora

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Última Hora

Presidente da República visitou Fundação Lapa do Lobo

No âmbito da condecoração a título póstumo, realizada em Cabanas de Viriato, a Aristides de Sousa Mendes …

Última Hora

Concerto de Orquestras de Guitarra em Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira será palco de um concerto de Orquestras de Guitarra no próximo sábado, 8 de abril, resultante da parceria do…

Região

Queda de neve obrigou ao corte de duas estradas no distrito de Viseu

A queda de neve no norte do distrito de Viseu obrigou hoje ao corte de duas estradas e ao transporte de crianças de aldeias de Castro Daire…

Destaque

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Informação

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.