CPCJ da Beira Serra querem famílias mais envolvidas na proteção das crianças e jovens

CPCJ da Beira Serra querem famílias mais envolvidas na proteção das crianças e jovens

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital é, hoje, o concelho anfitrião do encontro que, durante todo  dia, junta as Comissões de Proteção de Crianças… 

… e Jovens (CPCJ) da Beira Serra com o objetivo de evidenciar o “Papel da Família no Sistema de Promoção e Proteção”.

Para além da CPCJ organizadora (de Oliveira do Hospital), o encontro conta com representantes das CPCJ de Arganil, Tábua, Góis e Pampilhosa da Serra, bem como a representantes da Segurança Social e da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens.

Na sessão de abertura, José Francisco Rolo, presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital e vice-presidente da autarquia oliveirenses mostrou-se confiante no encontro, na certeza de que os participantes sairão “com ideias e mais capacitados para melhorar” a intervenção das várias CPCJ. “É esta a razão de ser deste encontro com especial enfoque para o papel da família”, referiu o responsável, que disse não acreditar em intervenções “do tipo Top-Down, do gestor de caso para a criança”. “Só envolvendo as famílias é que conseguimos alterar situações sinalizadas, em casos de sucesso. Acima de tudo, temos a responsabilidade de cuidar das crianças e jovens e formar cidadãos responsáveis e equilibrados para o futuro. É essa a nossa obrigação”, referiu.

Reportando-se ao caso concreto de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo informou que o número de processos estabilizou “na ordem dos 79”, notando que as “principais problemáticas são a violência doméstica, o absentismo e abandono escolar e os comportamentos desviantes como os consumos e o bullying”. Ainda assim, o presidente da CPCJ oliveirense mostrou-se satisfeito por a organização internacional KidsRights, que monitoriza os sistemas de proteção em vários países europeus, verificar que “Portugal está no 2º lugar do top 10 de países que mais cuida das suas crianças”.

A motivar grande preocupação ao responsável concelhio está a “desregulação que as crianças têm no acesso e uso dos sistemas digitais, em especial as redes sociais. “É preocupante o nível de intensidade e complexidade de algumas situações sinalizadas”.


Fátima Gonçalves da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens sublinhou a importância do trabalho de prevenção e no “agir em rede”. “Este agir em rede que congrega desafios, riscos, recursos, capacidades e responsabilidades e resultados numa ação comprometida para o bem cuidar”. A responsável defendeu, assim, uma “cultura colaborativa” de que é prova “este encontro das CPCJ da Beira Serra”.

Previous Incêndios: Mais seis habitações entregues no concelho de Tábua
Next Dez detidos em investigação da GNR em Fornos de Algodres

Artigos Relacionados

Informação

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Última Hora

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total”

Destaque

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Sociedade

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Informação

UCC Pinheiro dos Abraços assinala 2º aniversário na discoteca “Espirítos Club”

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços comemora hoje o 2º aniversário com um programa  alusivo às relações perigosas dos jovens. Por isso, a iniciativa decorre na discoteca

Região

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Informação

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Destaque

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Informação

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Região

Cáritas de Coimbra entrega bens à população afetada pelos incêndios

Nos dias 03 e 04 de julho a Cáritas de Coimbra vai promover uma “Entrega de Bens” à população afetada pelos incêndios, ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de

Última Hora

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

GNR regista 163 contraordenações por queimas e queimadas em dois meses

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou hoje que foram registadas, nos últimos dois meses, 163 contraordenações por realização de queimas e queimadas, lembrando que existe uma…