• Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)

Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)

image_pdfimage_print

O recente corte de quatro árvores de grande porte na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, não foi bem  aceite por um grupo de populares…

… e pais de crianças que frequentam a EB1 da localidade, onde também foi cortada uma árvore que ali existia há dezenas de anos.

Reportagem áudio

Rosalinde Schön, mãe de um menino que frequenta escola de Travanca de Lagos, que no momento de deixar o filho na escola, presenciou o corte da árvore, acabou por iniciar o movimento contra o abate de árvores nas redes socais. Aconteceu no dia 11 de setembro e , em declarações à Rádio Boa Nova, Rosalinde Schön disse que questionou porque estavam a cortar a árvore que lhe responderam que a árvore estaria “mal”. A mãe contou que o barulho “era ensurdecedor”, que a “ação era brutal” e que para “as crianças foi um susto”.

Pedagogicamente, Rosalinde Schön entende que a ação foi despropositada já que nas escolas se ensina a plantar e preservar árvores. Referiu que no caso do filho, que tem “uma sensibilidade muito grande”, “ficou chocado e muito triste e “não queria creditar no que estava a acontecer”.

Rosalinde conta com o apoio dos outros  pais que também não concordam com o corte da árvore. Também João Dinis , com fortes ligações familiares a Tavanca de Lagos e com um filho na mesma escola, partilha o sentimento de  revolta pelo abate de árvores, não só junto à escola,  mas também no triângulo central de acesso ao centro da freguesia.

“Questionei um representante da junta que me disse: não te chateies, isto é apenas um cedro, é apenas um pinheiro”, contou à Rádio Boa Nova indignado com tamanha ignorância. João Dinis foi informado de que a decisão do abate das árvores resultou de votação em Assembleia de Freguesia. Porém, a ser assim, entende que é suposto que quem foi eleito para a junta,  esteja lá para defender a população e “não para tomar decisões levianas”.

Com a exceção de uma das árvores que sabe que estava seca, João Dinis não vê nenhum benefício no corte nas restantes árvores. “O custo é mais elevado do que a opção de intervencionar as árvores. Acho que era mais barato do que ter lá uma empresa a cortar as árvores”, comentou.

O popular questiona ainda a política municipal associada ao corte de árvores, já que junto do município lhe terá sido dito que a Junta de Freguesia tem autonomia nesta matéria. Considera lamentável que passados dois anos depois do grande incêndio que dizimou o concelho e os concelhos vizinho não haja uma política comum ambiental.

Contactada pela Rádio Boa Nova, a presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, Teresa Falcão de Brito, referiu(em declarações que não quis gravar) que a decisão de proceder ao corte das árvores  foi unânime em assembleia de freguesia realizada no dia 11 de junho 2019. Adiantou que no que respeita à escola, o corte da árvore foi necessário porque estava a degradar o muro, “que estava em risco de ruir” e “logicamente que o espaço vai ser requalificado”, acontecendo o mesmo com o triângulo central da localidade . À Rádio Boa Nova, Teresa Falcão de Brito admite que “custa-nos a todos cortar árvores” , “mas foi uma tomada de decisão consciente”.

Abordada pela Rádio Boa Nova, Teresa Dias, vereadora da Floresta do Município de Oliveira do Hospital verificou que cabe às Juntas de Freguesia gerir os seus espaços.

Previous Projeto docente da EPTOLIVA ganha mais um prémio europeu em representação de Portugal
Next 17ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge vai ser apresentada em Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Volta a Portugal inicia amanhã. No dia 5 de agosto liga Oliveira do Hospital à Guarda

O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta vai para a estrada na quarta-feira, num prólogo em Viseu, e terá como grandes momentos…

Última Hora

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Região

Cadeia de Coimbra já dispõe de espaço para visitas íntimas

Foi ontem inaugurado, no Estabelecimento Prisional de Coimbra, o espçao de visitas íntimas. A medida deverá ser seguida em todo o território nacional,…

Última Hora

CTT lançam Inteiro Postal alusivo ao 150º aniversário da Filarmónica Avoense

Os CTT Correios de Portugal associam-se à comemoração dos 150 anos da Filarmónica Avoense, de Avô, com o lançamento de um inteiro postal.

Região

Homem morreu atropelado por autocarro no IC2

Um homem de 51 anos morreu atropelado, esta segunda-feira de madrugada, no IC2, perto de Antanhol, Coimbra.

Última Hora

Morte de idoso coloca Hospital da Guarda novamente sob investigação

A morte de um homem de 90 anos, esta segunda-feira, no hospital da Guarda, deu origem a um novo processo de investigação àquela unidade de saúde.

Região

Sinistralidade: cinco detenções, 862 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 13 a 19 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Nelas é palco do projeto “Tourism Train Experiences”

No âmbito do projecto “Tourism Train Experiences” desenvolvido por estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia…

Última Hora

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Última Hora

Alta Frequência e Função Públika animam oliveirenses na despedida de 2018

Os grupos Alta Frequência e Função Públika prometem animar os oliveirenses na noite de despedida de 2018, num programa organizado pelo Município de Oliveira do Hospital.

Região

Homem de 81 anos tentou matar mulher e ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 81 anos, suspeito de tentar matar a esposa à facada, em Castanheira de Pêra.

Última Hora

Três empresas de Arganil entre as melhores do país

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município de Arganil destaca as  três empresas do concelho de Arganil reconhecidas com o Estatuto…