Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”
30 Junho, 2016 2407 Views

Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”

image_pdfimage_print

É já no próximo sábado, 2 de julho, que o Coral de Sant’Ana comemora o 36º aniversário. Fundado em 1980, o Coral tem associado um percurso de sucesso, procurando atrair cada vez mais jovens.

Desde 2010, o Coral conta com um novo projeto, a Orquestra “Cultus Musicae” e mais recentemente, em setembro do ano passado, viu nascer o grupo de “Pequenos Cantores de Sant’Ana”. Novas realidades que fazem do Coral de Sant’Ana uma importante Associação Cultural que tem levado o nome de Oliveira do Hospital além fronteiras, com participações várias no concelho, na região, país e ilhas, assim como no estrangeiro, com destaque para Espanha, França, Itália, Áustria, Macau, entre outros.

Aos 36 anos, o Coral  que já foi dirigido por Amadeu Tavares e Carlos Lopes é hoje mais rico. O ano de 2010 é referenciado como o ano de viragem, pela criação da orquestra, sob comando do maestro Tiago Seabra. Juntos, grupo coral e orquestra proporcionam “um espetáculo diferente” de que Manuel Fidalgo, presidente da direção há oito anos, se orgulha.

O grupo coral é constituído por 48 elementos a que se junta o organista Carlos Martins. A orquestra reúne três dezenas de músicos, da qual se destaca o quinteto de violinistas. No sábado, o Coral apresenta o grupo de “Pequenos Cantores de Sant’Ana”, atualmente composto por oito meninas com idades entre os 5 e os 13 anos. O objetivo, refere Manuel Fidalgo,  é atrair cada vez mais jovens a este projeto.

Para celebrar todos estes projetos que marcam os 36 anos do Coral de Sant’Ana realiza-se no sábado, dia 2 de julho, o Encontro Internacional de Coros, pelas 21h00 horas, no Parque do Mandanelho com a participação do Coral de Sant’Ana (Oliveira do Hospital), Orquestra “Cultus Musicae” (Oliveira do Hospital), Coral Polifonica Auria Canta (Ourense – Espanha) Coro Polifónico Municipal de Tábua e Choeur de la  Loëze ( Replonges – Mâcon – França).

 

Previous Banda de Loriga comemora 110º aniversário
Next País: Época crítica em incêndios começa hoje com dispositivo idêntico a 2015

Artigos Relacionados

Politica

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Região

Cinfães: Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09h00 de hoje o incêndio na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães.

Nacional

Temperaturas descem. Mínimas registam 12ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto…

Nacional

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.

Última Hora

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Última Hora

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Última Hora

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Informação

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Politica

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Região

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Informação

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela realiza, no dia 3 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de dar

Nacional

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido ao frio até às 12h00 de sábado, 12 de janeiro.