Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

image_pdfimage_print

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Até 2020, a nova direção pretende apoiar ainda mais o pequeno agricultor, seja a nível técnico, seja de comercialização, por via da criação de marca própria.

coop2De saída de um mandato essencialmente dedicado à renovação do supermercado que surpreendeu pelo “novo visual e boa funcionalidade”, Luís Vaz Pato dá inicio a um segundo desafio com a mesma ambição, mas agora mais voltada para a área agrícola. A justificá-lo está a matriz “agrícola” associada à Cooperativa e que lhe serviu de génese.

A contar com uma equipa que pouco se alterou – José Mendes Tavares, José da Costa Tavares, António Gonçalves e Vítor Rodrigues na direção, Fernando Esculcas no Conselho Fiscal e  Arménio Tavares na Assembleia Geral-  Luís Vaz  Pato revelou à Rádio Boa Nova que o novo mandato , até 2020, vai ser mais voltado para a parte agrícola, com melhoria na venda dos fatores de produção e a assistência técnica. A novidade recai no apoio à comercialização de pequenas produções e que pode ser uma realidade neste mandato. A aquisição de um terreno para a instalação de um espaço destinado ao embalamento e rotulagem já é um primeiro passo, sendo que o restante processo dependerá das soluções de financiamento. “A ideia é criar uma marca própria da Cooperativa” que possibilite a comercialização de produtos, mas sempre com a indicação do produtor. “Há muitos pequenos produtores que não têm possibilidade de escoar os seus produtos”, refere o presidente da direção que vê neste projeto uma resposta para muitos agricultores do concelho e da região.

Com 52 anos, a Cooperativa conta com mais de três mil sócios. Com esta maior aproximação aos agricultores, o objetivo passa também por “trazer mais gente válida”.

A Cooperativa Beira Central dispõe de um moderno supermercado na cidade de Oliveira do Hospital e duas lojas agrícolas na Zona Industrial oliveirense e em Arganil. Assegura 38 postos de trabalho, número que este ano deverá ultrapassar as quatro dezenas.

Previous Petit deixa o Tondela contra a vontade do presidente
Next Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

Artigos Relacionados

Região

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Região

Despiste de viatura provoca atropelamento mortal em Leiria

O despiste de uma viatura provocou hoje um atropelamento mortal em Riba d’Aves, Ortigosa, no concelho de Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Destaque

Neve cria manto branco no Monte do Colcurinho

O Monte do Colcurinho, na freguesia de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital amanheceu, esta sexta-feira, com um manto branco.

Última Hora

Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público sem Utilização são as três competências a que o Município de Oliveira do Hospital pretende dizer “não”, no âmbito…

Vídeos

“Ansiedade” esteve em destaque no programa “Contributos para a Saúde: Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa” (Com vídeo)

No programa dedicado à Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, com a participação do especialista Pedro Vaz, realizado esta manhã, o tema em destaque foi a “ansiedade”.

Sociedade

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Informação

13 detenções, 704 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 12 a 18 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

PSD acusa presidente da Câmara de “falsear” os oliveirenses sobre o IC6

O PSD de Oliveira do Hospital não poupa o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, e o seu executivo sobre a “festa” em volta da

Informação

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…

Região

Espetáculo de rua ‘InSomnio’ em Vila Nova de Poiares

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo multidisciplinar ‘InSomnio’, uma iniciativa do Teatro do Mar,…

Última Hora

Dão apresenta “primores” de 2016

O Dão realiza esta segunda-feira, dia 22 de maio,  um balanço da última vindima. “Dão Primores – Declaração de Vindima 2016” realiza-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu,

Região

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem