“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa
20 Maio, 2019 1674 Views

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

image_pdfimage_print

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Na ocasião, José Brito, presidente do Município da Pampilhosa da Serra, recordou o falecido escritor como “um homem excecional, com uma cultura acima da média”, salientando a grande “disponibilidade” para com as instituições do concelho.

“Reconhecemos e agradecemos toda a disponibilidade dele, de acordo com aquilo que fosse a exigência do concelho”, referiu José Brito, que se mostrou “grato por tudo aquilo que o professor Ramos Mendes fez pelo concelho de Pampilhosa da Serra e pelo concelho de Arganil”.

A Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, coube a apresentação do livro, cuja edição ficou a cargo do Agrupamento. A responsável referiu que foi “com muito agrado” que aceitou o desafio e adiantou que “a escola tratou do design e da logística”, junto dos alunos de Educação Visual.

“O professor Ramos Mendes deixou tudo escrito. Foi o primeiro de muitos, espero. Porque o espólio que a família tem não deve ficar na gaveta”, disse.

Comovida, Marta Mendes, filha do autor, confessou que era um “dia de muita emoção”. “Acho que é nosso dever entregarmos este espólio para que o meu pai não seja esquecido e para que estes escritos não fiquem entre as quatro paredes”, começou por dizer.

A recordar que cresceu a ouvir estas histórias, Marta Mendes explicou que o livro apresenta contos e poemas de Natal. “Os contos que estão aqui são realmente vivências dele, na sua infância, no Seminário. Contos sempre direcionados com aquilo que era o seu propósito de vida: a justiça, a humanidade e a paixão que ele tinha de viver”, explicou.

 

A Filarmónica de Pampilhosa da Serra ficou a cargo da sessão da abertura. No final, foram lidos poemas do livro pelas vozes de Duarte e Henrique Mendes Quaresma, netos do professor Ramos Mendes.

Refira-se que José Ramos Mendes foi presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, presidente da Assembleia Geral e Maestro da Filarmónica de Pampilhosa da Serra, Juiz da Confraria do Maranho, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e presidente da Casa do Benfica de Arganil. Para além disso, foi ainda colaborador na Rádio Boa Nova, com um programa da sua autoria.

Futuramente, no dia 18 de Agosto, José Ramos Mendes vai ser homenageado na sua terra natal, em Sobral Valado, pela Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado, com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra.

Previous Góis encaminha alimentos para vítimas  de Moçambique
Next Turismo do Centro apresenta durante dois dias o maior debate sobre turismo interno em Portugal

Artigos Relacionados

Informação

Vereadores de saída prometem continuar a trabalhar e a defender o concelho

O vereador do PSD, João Brito, teve ontem a sua última intervenção no executivo municipal de Oliveira do Hospital. De saída, o social-democrata apreciou…

Educação

Alunos holandeses e portugueses servem jantar em Oliveira do Hospital

No âmbito do intercâmbio gastronómico entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Gerrit Komrij College, na Holanda, alunos portugueses e holandeses vão hoje confecionar e servir

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Informação

Região: GNR apreendeu 400 quilos de folha de tabaco

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, preendeu 400 quilos de folha de tabaco, na autoestrada A1, perto da Mealhada.

Informação

Regressa a chuva, granizo e neve. Agitação marítima coloca três distritos sob aviso amarelo

Os distritos de Lisboa, Leiria, e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, até às 15h00, devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da

Sociedade

IAPMEI esclareceu empresários de Oliveira do Hospital no acesso aos fundos comunitários

O IAPMEI realizou, em Oliveira do Hospital, um dia descentralizado destinado a prestar esclarecimentos aos empresários do concelho, …

Cultura

Município de Oliveira do Hospital promove 4ª edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas

No âmbito do 44.º aniversário do 25 de abril de 1974, o Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro da Cultura, vai promover a quarta edição da Exposição Coletiva

Sociedade

Cadáver de homem inglês estava enterrado em quinta na Guarda

Um homem, de idade ainda desconhecida, de nacionalidade inglesa, foi esta quinta-feira à tarde encontrado na quinta de São Lourenço, no distrito da Guarda, noticia o Jornal de Notícias.

Informação

Eptoliva apresentou práticas inovadoras na Futurália, a maior Feira Nacional de Educação

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, marcou presença na FUTURÁLIA 2019, a maior Feira de oferta educativa, formação e empregabilidade do País, que decorreu de

Destaque

Marcha de Alfama ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

A Marcha de Alfama voltou a brilhar na última edição das marchas populares de Oliveira do Hospital. Para além da brilhante atuação, a marcha vencedora do concurso promovido na capital,

Informação

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Última Hora

Aldeia das Dez foi palco de prova internacional de ciclismo

A Freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, recebeu no domingo a chegada da prova internacional Clássica Aldeias do Xisto, na etapa que decidiu os vencedores