“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa
20 Maio, 2019 781 Views

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

image_pdfimage_print

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Na ocasião, José Brito, presidente do Município da Pampilhosa da Serra, recordou o falecido escritor como “um homem excecional, com uma cultura acima da média”, salientando a grande “disponibilidade” para com as instituições do concelho.

“Reconhecemos e agradecemos toda a disponibilidade dele, de acordo com aquilo que fosse a exigência do concelho”, referiu José Brito, que se mostrou “grato por tudo aquilo que o professor Ramos Mendes fez pelo concelho de Pampilhosa da Serra e pelo concelho de Arganil”.

A Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, coube a apresentação do livro, cuja edição ficou a cargo do Agrupamento. A responsável referiu que foi “com muito agrado” que aceitou o desafio e adiantou que “a escola tratou do design e da logística”, junto dos alunos de Educação Visual.

“O professor Ramos Mendes deixou tudo escrito. Foi o primeiro de muitos, espero. Porque o espólio que a família tem não deve ficar na gaveta”, disse.

Comovida, Marta Mendes, filha do autor, confessou que era um “dia de muita emoção”. “Acho que é nosso dever entregarmos este espólio para que o meu pai não seja esquecido e para que estes escritos não fiquem entre as quatro paredes”, começou por dizer.

A recordar que cresceu a ouvir estas histórias, Marta Mendes explicou que o livro apresenta contos e poemas de Natal. “Os contos que estão aqui são realmente vivências dele, na sua infância, no Seminário. Contos sempre direcionados com aquilo que era o seu propósito de vida: a justiça, a humanidade e a paixão que ele tinha de viver”, explicou.

 

A Filarmónica de Pampilhosa da Serra ficou a cargo da sessão da abertura. No final, foram lidos poemas do livro pelas vozes de Duarte e Henrique Mendes Quaresma, netos do professor Ramos Mendes.

Refira-se que José Ramos Mendes foi presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, presidente da Assembleia Geral e Maestro da Filarmónica de Pampilhosa da Serra, Juiz da Confraria do Maranho, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e presidente da Casa do Benfica de Arganil. Para além disso, foi ainda colaborador na Rádio Boa Nova, com um programa da sua autoria.

Futuramente, no dia 18 de Agosto, José Ramos Mendes vai ser homenageado na sua terra natal, em Sobral Valado, pela Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado, com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra.

Previous Góis encaminha alimentos para vítimas  de Moçambique
Next Turismo do Centro apresenta durante dois dias o maior debate sobre turismo interno em Portugal

Artigos Relacionados

Última Hora

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a

Última Hora

Equipa médica de Coimbra vai operar crianças refugiadas sírias na Jordânia

Uma equipa médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, parte no sábado para a Jordânia onde prevê realizar mais de uma dezena

Última Hora

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Cerca de 30 concelhos de nove distritos do continente em risco máximo

Cerca de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na passada sexta-feira e madrugada de sábado, através da Unidade Regional do Centro,…

Cultura

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa em Gouveia para acompanhar processo de recuperação após incêndio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje, dia 21 de maio, o concelho de Gouveia, para acompanhar a evolução do processo de recuperação que se iniciou na

Última Hora

Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

São oito os projetos candidatos ao concurso para a criação do Memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio de outubro, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Incêndio em habitação desalojou família em Santa Comba Dão

Um incêndio, ocorrido ontem à tarde, em Treixedo, Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, deixou desalojado um casal com uma filha de 16 anos.

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Vídeos

EXPOH arrancou com anúncio de novos projetos para Oliveira do Hospital (com vídeo)

Oliveira do Hospital abriu, hoje, as portas para nove dias de EXPOH.  O arranque do certame ficou marcado pelo “pensamento” para com os oliveirenses que perderam familiares no incêndio, …

Última Hora

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …