Conselho Local de Ação Social analisa novo modelo de atribuição de acordos para as respostas sociais
17 Março, 2017 34225 Views

Conselho Local de Ação Social analisa novo modelo de atribuição de acordos para as respostas sociais

Decorreu na quarta-feira, 15 de março, no salão nobre dos Paços do Município de Oliveira do Hospital, uma reunião extraordinária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)…

… presidida por José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e em que esteve também o vereador responsável pelo Pelouro da Solidariedade e Ação Social, José Francisco Rolo.

Nesta sessão foram prestadas informações sobre o tema tratado na última reunião da Plataforma Supraconcelhia do Pinhal Interior Norte e Baixo Mondego, no dia 8 de março, em que esteve o vereador da Ação Social. Neste âmbito foi feito o ponto de situação relativamente ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAMPC), medida 1.2.1- Distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade, para a qual se encontra as candidaturas abertas, sendo que, obedecendo aos critérios do concurso, está a ser preparada uma candidatura em consórcio pelas Misericórdias de Oliveira do Hospital e de Tábua.

No ponto seguinte, a reunião incidiu sobre o Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP), criado pela portaria n.º 100/2017. Sobre esta matéria, José Francisco Rolo deu conta de que a atribuição de novos acordos passa a ser feita através de concurso público, cujo modelo base já foi apresentado, e que será muito mais competitivo para as entidades da economia social.

ACAO SOCIAL 2Nesse âmbito, é de sublinhar que a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte disponibilizou os serviços para a realização de formação modular sobre a conceção de projetos e focalizada nesta portaria de forma a capacitar as IPSS para a realização desta e de outras eventuais candidaturas.

A presidir a sessão, José Carlos Alexandrino aproveitou para lançar o desafio às IPSS para a participação na próxima ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital e para a apresentação de contributos com o objetivo de desenvolver uma ExpoSocial com um programa criativo e inovador que dê forte destaque ao setor da economia social. Sublinhando o papel ativo da Câmara Municipal enquanto parceiro das IPSS deixou também a garantia de que a autarquia está disponível para apoiar financeiramente as candidaturas das instituições que obtenham comparticipação através de fundos comunitários do Portugal2020.

Nesta reunião extraordinária do CLAS foi ainda analisada a situação concelhia das cantinas sociais; foi apresentado o relatório de execução dos AtivoSociais – Programa de Apoio e Inclusão Social, vertente carência económica referente ao ano 2016. Para além da apresentação do relatório do último trimestre do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) que demonstra a redução do desemprego no concelho foi ainda feita a divulgação do Banco Local de Voluntariado que disponibiliza mais de uma centena de cidadãos para a prática de voluntariado nas instituições.

image_pdfimage_print
Previous Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana
Next Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

Artigos Relacionados

Destaque

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Última Hora

Alexandrino diz que ausência de candidato do PSD no debate “envergonha a democracia”

O candidato do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que, depois do debate, os oliveirenses “ficaram esclarecidos…

Sociedade

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Politica

Vereador do PSD alerta para autocarro escolar em ‘fim de vida’

João Brito, vereador do PSD, alertou o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital para a utilização de um transporte escolar em alegada situação irregular, por ter ultrapassado o período

Região

Quinze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e neve

Quinze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, esta quinta e sexta-feira.

Região

Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

O incêndio que lavra no concelho de Anadia interrompeu a circulação de comboios. A Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Pampilhosa.

Última Hora

MAAVIM diz que Governo cedeu às suas exigências nos prazos

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), em Tábua, disse que o Governo acolheu os seus pedidos para alargamento dos prazos de limpeza das florestas…

Sociedade

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Desporto

Resultados do desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana, o destaque vai para  o empate entre Tourizense e Nogueirense 0-0 em jogo da jornada 13 do campeonato de Portugal Prio, série D.

Informação

FCOH venceu a Académica. AD Nogueirense perdeu no Sabugal

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebeu e venceu a equipa da Académica SF por 2-0 em jogo da jornada 10 do Campeonato de Portugal Prio, série E,

Informação

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Região

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Região

Derrocada na Serra da Estrela condicionou trânsito. Situação já está resolvida

As fortes chuvas que se fazem sentir no distrito da Guarda provocaram uma derrocada no acesso a Manteigas, na Serra da Estrela.

Nacional

Provedora apela aos feridos para entregarem pedidos de indemnização

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje às pessoas que ficaram gravemente feridas nos incêndios florestais do ano passado para entregarem os requerimentos para poderem ser indemnizadas. O

Região

Crianças do concelho de Gouveia celebram Dia Eco Escolas no Dia Mundial do Ambiente

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, vai promover uma série de iniciativas com o Programa

Informação

Abril com vento, descida da temperatura e neve

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que a precipitação está de regresso um pouco por todo o país e o vento vai soprar com

Informação

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital assegura que água “pode ser consumida sem qualquer restrição”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou hoje, em comunicado, que a água de abastecimento público que está a ser distribuída aos munícipes, …

Informação

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Informação

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves antecipa o fim de semana “gigante”, de 11 e 12 de março, e que é “talvez” aquele que

Informação

Banco Alimentar recolheu 1.848 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.848 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim de semana em mais de 2.000 superfícies comerciais e com a participação de

Região

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Última Hora

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia

Uma mulher com cerca de 60 anos foi, hoje, encontrada morta dentro de um poço em São Paio, Gouveia.