Conselho Local de Ação Social analisa novo modelo de atribuição de acordos para as respostas sociais
17 Março, 2017 34404 Views

Conselho Local de Ação Social analisa novo modelo de atribuição de acordos para as respostas sociais

Decorreu na quarta-feira, 15 de março, no salão nobre dos Paços do Município de Oliveira do Hospital, uma reunião extraordinária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)…

… presidida por José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e em que esteve também o vereador responsável pelo Pelouro da Solidariedade e Ação Social, José Francisco Rolo.

Nesta sessão foram prestadas informações sobre o tema tratado na última reunião da Plataforma Supraconcelhia do Pinhal Interior Norte e Baixo Mondego, no dia 8 de março, em que esteve o vereador da Ação Social. Neste âmbito foi feito o ponto de situação relativamente ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAMPC), medida 1.2.1- Distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade, para a qual se encontra as candidaturas abertas, sendo que, obedecendo aos critérios do concurso, está a ser preparada uma candidatura em consórcio pelas Misericórdias de Oliveira do Hospital e de Tábua.

No ponto seguinte, a reunião incidiu sobre o Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP), criado pela portaria n.º 100/2017. Sobre esta matéria, José Francisco Rolo deu conta de que a atribuição de novos acordos passa a ser feita através de concurso público, cujo modelo base já foi apresentado, e que será muito mais competitivo para as entidades da economia social.

ACAO SOCIAL 2Nesse âmbito, é de sublinhar que a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte disponibilizou os serviços para a realização de formação modular sobre a conceção de projetos e focalizada nesta portaria de forma a capacitar as IPSS para a realização desta e de outras eventuais candidaturas.

A presidir a sessão, José Carlos Alexandrino aproveitou para lançar o desafio às IPSS para a participação na próxima ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital e para a apresentação de contributos com o objetivo de desenvolver uma ExpoSocial com um programa criativo e inovador que dê forte destaque ao setor da economia social. Sublinhando o papel ativo da Câmara Municipal enquanto parceiro das IPSS deixou também a garantia de que a autarquia está disponível para apoiar financeiramente as candidaturas das instituições que obtenham comparticipação através de fundos comunitários do Portugal2020.

Nesta reunião extraordinária do CLAS foi ainda analisada a situação concelhia das cantinas sociais; foi apresentado o relatório de execução dos AtivoSociais – Programa de Apoio e Inclusão Social, vertente carência económica referente ao ano 2016. Para além da apresentação do relatório do último trimestre do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) que demonstra a redução do desemprego no concelho foi ainda feita a divulgação do Banco Local de Voluntariado que disponibiliza mais de uma centena de cidadãos para a prática de voluntariado nas instituições.

image_pdfimage_print
Previous Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana
Next Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

Artigos Relacionados

Região

Muita geada nas estradas da região

A região de Oliveira do Hospital acordou hoje com um grande manto branco de geada criando alguns problemas em algumas estrada do concelho. A Protecção Civil e a GNR estão no

Informação

Detidos três suspeitos de roubo e sequestro em Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve três suspeitos, indiciados de roubo e sequestro, …

Informação

Nelas: Primeiro Ministro inaugurou loja do cidadão

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou hoje a Loja do Cidadão de Nelas e garantiu que, no final desta legislatura, …

Informação

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Última Hora

Empresário da Mealhada ofereceu ovelhas Serra da Estrela a criadores de Oliveira do Hospital

Gonçalo Maria, proprietário de um restaurante na Mealhada, deslocou-se, ontem, a Oliveira do Hospital, num gesto solidário, para oferecer 82 ovelhas Serra da Estrela…

Sociedade

Empregada de limpeza detida ao tentar introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Uma mulher de 41 anos, empregada de limpeza, foi detida por tentar introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Última Hora

Freguesia em Oliveira do Hospital perdeu 80 empregos em duas serrações

Pelo menos 80 pessoas perderam o emprego na área da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, em Oliveira do Hospital, …

Destaque

Feira do Livro abriu hoje em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

Realizou-se esta tarde a inauguração da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que vai decorrer até ao dia 30 de maio no Largo Ribeiro do Amaral.

Última Hora

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Região

Nelas adere a projeto de construção de nova barragem

O Município de Nelas, juntamente com os Municípios de Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, …

Última Hora

Outono traz temperaturas altas e risco de incêndio

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão, esta segunda-feira, em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA, …

Última Hora

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Região

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Região

Coimbra: Motociclista de 16 anos morre em despiste e colisão com camião

Um despiste de uma mota seguido de colisão com um camião provocou uma vítima mortal, esta quarta-feira à tarde, na localidade de Redonda, freguesia de Eiras, em Coimbra.

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Informação

Agricultores lesados dos incêndios exigem “ajudas justas” ao Governo

Vários agricultores atingidos pelos incêndios de 2017 manifestaram-se, hoje, em Góis e entregaram ao ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e ministro-adjunto, Pedro Siza Viera,…

Informação

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Politica

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 7 de outubro, o Feriado Municipal com uma sessão solene comemorativa durante a qual serão entregues…

Região

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

Última Hora

Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Sociedade

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Sociedade

Última hora: António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Actualização:  António Guterres foi esta tarde indicado por aclamação, como secretário-geral das Nações Unidas, após a votação do Conselho de Segurança da ONU. Agora só falta a votação final da Assembleia-Geral da

Informação

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.