• Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Com apenas 27 anos, o jovem natural de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, já percorreu cerca de 50 países e contabilizou mais de 200 mil quilómetros no seu jipe, o seu grande companheiro de viagem.

O gosto por viajar começou desde muito cedo por influência dos seus pais mas, assim que obteve a sua carta de condução, partiu em busca de novas aventuras.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “quanto maiores forem as viagens, melhor” e, por isso, a volta a África, realizada em 2014, foi a mais marcante também pelo tempo que exigiu estar fora do seu país, cerca de “um mês e meio”.

A escolha dos países para viajar recai sobretudo pelo facto de serem “mais próximos de Portugal” e “mais acessíveis de carro”.

À Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “leva uma ideia” do que tenciona ver e percorrer “mas é muito difícil ter tudo planeado porque as coisas nem sempre correm como se quer”. “Não vale a pena planear muito. À medida que as coisas vão acontecendo, vamos vendo a melhor forma de prosseguir a viagem”, contou.

O fascínio pelos lugares que foi conhecendo levou-o a querer partilhar com os outros as suas experiências. Foi assim que surgiu “Tiago pelo Mundo”, uma página no Facebook, onde Tiago expõe fotografias e regista alguns momentos das suas viagens.

No que diz respeito ao acolhimento por parte da população do país que visita, o jovem refere que, apesar de algumas vezes dormir no seu carro, também lhe são abertas portas para pernoitar. “Vão-nos convidando para as suas próprias casas e acho que isso é muito interessante porque conheçamos a colher um bocadinho de cultura em cada sítio onde passamos e aprender diferentes línguas”, referiu.

Quanto aos maiores entraves que surgem nas suas aventuras, Tiago Fernandes confessa que a burocracia é o que mais teme. “Nós, ao passarmos uma fronteira, temos de ter uma série de documentos e requisitos. Por vezes sentimos medo de ter de voltar para trás porque implica fazer uma série de vistos e o sonho morreria ali numa fronteira”, explicou, mostrando-se feliz por nunca ter acontecido.

“Acho que as pessoas têm uma ideia um bocadinho errada de África porque têm a ideia de pobreza e, embora seja um continente considerado pobre, as pessoas têm uma alegria muito especial e isso faz a diferença”, afirmou, confessando que a sua maior aprendizagem foi percecionar que se “pode viver com muito pouco e sermos mais felizes”.

Nestas suas viagens, o jovem mostra sempre preocupação por causas solidárias. À Rádio Boa Nova, o oliveirense adiantou que já protagonizou entrega de bens como material escolar, equipamento médico e roupas em “várias comunidades”. Para este ano, Tiago Fernandes espera “reforçar este lado solidário”, numa viagem que vai realizar novamente em África.

Quanto ao futuro, o aventureiro perspetiva percorrer mais quilómetros, afirmando mesmo que, “se for possível”, gostaria de viajar para o resto da sua vida.

“Tenho algumas coisas planeadas na Europa e tenho vários projetos para uma grande viagem de novo. Um deles será, provavelmente, a volta a África novamente e tentar que o lado solidário dessa viagem seja bastante maior. Tenho outros para fazer. Não sei se vão todos acontecer mas há projetos para a Ásia, uma viagem de comboio até ao Vietnam e outros”, concluiu.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»»

Beatriz Cruz

Previous Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã
Next Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

Artigos Relacionados

Última Hora

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Última Hora

Ministério da Agricultura doa 500 borregas à ANCOSE e garante que no concelho já apoiou 3 459 agricultores com 8,6 milhões de euros

O Ministério da Agricultura assinou, na passada sexta-feira, um protocolo com a ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, que visa repor o efetivo animal, que ficou

Última Hora

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

Destaque

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Desporto

AD Lagares da Beira cumpriu “sonho”. Depois do sintético…os balneários e a bancada

A Associação Desportiva  de Lagares da Beira inaugurou, ontem, os balneários e bancada do seu complexo desportivo.

Sociedade

Reunião pública da Câmara está a decorrer esta manhã.

A Rádio Boa Nova a acompanhar a reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. De outros assuntos, destaque ao hastear das bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Nesta

Informação

É já esta sexta feira o Festival Infantil da Canção

É já amanhã, 1 de abril, que se realiza mais um Festival Infantil da Canção organizado pelas Instituições Particularidades de Solidariedade Social (IPSS) de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece,

Região

APROLEP envia camião carregado de feno para Góis para ajudar animais

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) envia esta quinta-feira, para Góis, um carregamento de feno oferecido por um grupo de agricultores…

Destaque

A “Barbearia Moderna” é já uma barbearia de sucesso em Oliveira do Hospital

A Barbearia Moderna, aberta por Rui Gonçalves, conta apenas com sete meses de existência em Oliveira do Hospital, mas com muito sucesso. Ciente da falta de oferta deste tipo de

Informação

“Estendal dos Direitos” sensibiliza para os direitos das crianças e jovens em Oliveira do Hospital

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital está a dinamizar a iniciativa “Estendal dos Direitos” junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Região

65 acidentes e 674 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes nas estradas do distrito e 674 infrações.

Última Hora

Alexandrino quer fazer “a diferença” com intervenção na Zona Histórica

O executivo municipal de Oliveira do Hospital apresentou os pré projetos daquela que deverá ser a requalificação da Zona Histórica da cidade com a qual pretende “fazer a diferença” no