Confraria do Bucho apresenta candidatura às 7 Maravilhas de Portugal – Doces

Confraria do Bucho apresenta candidatura às 7 Maravilhas de Portugal – Doces

image_pdfimage_print

A Confraria do Bucho de Arganil submeteu uma candidatura ao Concurso 7 Maravilhas – Doces, composta por 6 doces típicos do Concelho de Arganil.

Com o objetivo de valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, neste caso a doçaria da Serra do Açôr, esta candidatura representa mais um importante trabalho de afirmação da essência e importância dos produtos caraterísticos deste Território e da sua capacidade para gerar riqueza, criar emprego e de reforçar a identidade e o sentimento de pertença das populações a esta região.

A diversidade e qualidade dos produtos a Concurso, todos alicerçados nas produções endógenas da Serra do Açôr, são demonstrativas do potencial instalado e das oportunidades de desenvolvimento que podem e devem ajudar a incrementar, num contexto de consolidação do território como um espaço dinâmico, inovador e criativo, baseado na preservação das suas tradições e dos fatores que o distinguem, ganhando atratividade e notoriedade através da excelência da gastronomia que oferece a quem o visita.

Integram esta Candidatura os produtos da Doçaria de Arganil: Tigelada de Torrozelas (categoria Doce de Território); Coscoréis da Serra do Açôr (categoria Doces Festivos); Sequilhos de Arganil (categoria Biscoitos e Bolos Secos); Broa de Batata de Côja (categoria Doce de Colher e Doce à Fatia); Queijadas de Queijo de Cabra Fresco (categoria Doce de Pastelaria) e Compotas de Maçã e Canela (categoria Doces de Fruta e Mel);

Esta candidatura envolveu vários Parceiros, Confrades da Confraria do Bucho e membros do seu Conselho Técnico, designadamente, a Comissão de Melhoramentos de Torrozelas, o Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, a unidade artesanal de Celeste Almeida, de Sarzedo, a Boutique da Tuxa, de Côja, a pastelaria Pão Quente, de Arganil e também a empresa BioArgus, de Arganil, que partilharam conhecimentos, colaborando ativamente na apresentação destes deliciosos produtos.

A Confraria do Bucho de Arganil aguarda com expetativa o resultado da apreciação dos especialistas que irão validar as candidaturas, na certeza de que estas especialidades da gastronomia beirã se constituem, sem dúvida, como uma das Maravilhas de Portugal.

Previous Turismo de Portugal e SFORI realizam 1ª Edição do 12h Turismo em Oliveira do Hospital
Next Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou o Condeixa-a-Velha por 11-3

Artigos Relacionados

Informação

Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

A requalificação da Estrada Nacional 230 voltou a ser tema na última Assembleia Municipal. Na passada sexta-feira, foi votada, por unanimidade, uma moção de reivindicação pela “imediata requalificação do troço

Última Hora

Igreja Matriz de Oliveira do Hospital recebe concerto de música barroca

A igreja matriz de Oliveira do Hospital recebe no próximo domingo, dia 9 de abril, às 18h00, um concerto de música barroca, que terá a participação de executantes da Orquestra

Informação

Detido por violência doméstica em Celorico da Beira

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no passado dia 24 de maio, um homem de 48 anos, no concelho

Desporto

Desporto de fim de semana

Está aí mais um fim de semana e com ele, muito desporto para acompanhar. No CNS, o Nogueirense recebe em casa o Mortágua e o Tourizense vai receber o líder

Região

Ministro-Adjunto em  Góis para inaugurar Espaço do Cidadão e prestar reconhecimento à ADIBER

O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, desloca-se ao concelho de Góis na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 16h30m, para inaugurar o novo Espaço Cidadão e para presidir à

Região

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Última Hora

Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser cardeal

O Papa Francisco anunciou ontem, em Roma, que o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser nomeado cardeal. O consistório (reunião de Cardeais que aconselham o Papa)…

Região

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Última Hora

Bombeiros de Coja adiam Festa de S. Miguel devido aos incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja, no concelho de Arganil, decidiu adiar a Festa de S.Miguel, prevista para 15 de outubro,…

Última Hora

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Região

Região: PJ deteve suspeito de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um suspeito da prática de crime de abuso sexual de crianças, ocorrido na zona de Leiria.

Informação

Centro 2020 aprovou mais 200 projetos para empresas da região

Desde que foi lançado o Portugal 2020 a Região Centro já viu aprovados investimentos de quase dois mil milhões de euros. Às empresas chegaram 120,8 milhões.