Confraria alerta para potencial económico do medronho na região

Confraria alerta para potencial económico do medronho na região

 A Confraria do Medronho alertou para o potencial económico desta espécie autóctone, naquela que foi mais uma cerimónia de entronização de novos confrades que decorreu, este ano, no concelho de Seia.

Apesar de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado desde a fundação da Confraria, em 2008, na divulgação e promoção do medronho e do medronheiro desta região, Vasco Campos, Mordomo Mor da Confraria do Medronho, não tem dúvidas que há ainda um longo caminho a fazer para que a cultura desta espécie seja considerada atrativa pelos produtores locais.

“O objetivo que tínhamos em 2008 e que não está completamente conseguido era a divulgação da cultura do medronho e do medronheiro, por tudo o que esta espécie traz, mas há uma coisa que conseguimos foi trazer o medronho desta região para a praça pública”, considera, todavia, aquele dirigente, acreditando que “muito por influência” da Confraria do Medronho, este fruto passou a ser encarado com uma “opção agrícola e florestal na nossa região”. “Hoje o medronho é utilizado na produção de aguardentes, licores , doces, geleia, nos próprios arranjos florais”, pelo que “ a sua utilização para fins comerciais é já uma realidade aqui na nossa região”. Contudo, referiu “ há um trabalho muito grande a fazer na divulgação e implementação de novas destilarias e novas unidades de produção destes produtos, que ainda são muito poucas aqui na nossa região”, constatou, não resistindo a fazer a comparação com a região do Algarve, onde só o concelho Monchique tem cerca de três dezenas de destilarias certificadas. “Quando eu ouço isto e aqui só temos uma destilaria certificada no concelho de Seia, dá para perceber o trabalho que ainda está por fazer na nossa região”, aludiu o mordomo mor, apontando assim o potencial de crescimento que esta espécie tem e que está por explorar. “A nossa aguardente é uma aguardente com características diferentes de outras que existem no mercado, é muito suave e muito mais aromatizada, pode ser um sucesso comercial”, acredita Vasco Campos, que enquanto dirigente florestal nesta região, alerta igualmente para as vantagens da plantação e propagação desta espécie. “O medronheiro é uma planta emblemática em termos de biodiversidade, é autóctone, e está associada a um ecosistema que é muito importante para a floresta desta região”, explicou na cerimónia do nono capitulo da Confraria a que preside, deixando o apelo aos proprietários que hoje têm a tentação de olhar apenas para o eucalipto como a espécie mais rentável, para olharem para esta cultura como uma “opção” em que podem retirar um “rendimento anual”.

Coordenador Nacional da Bolsa de Terras, Nuno Russo, foi entronizado confrade de honra da Confraria do Medronho, e chamou também ele a atenção para o potencial ainda pouco conhecido deste projeto lançado em 2013, contando, ainda assim, com alguns “resultados interessantes”. Nos últimos três anos foram disponibilizados no âmbito do Banco de Terras, 16, 5 héctares de terra, tendo sido transacionados 5,5 héctares, entre venda e arrendamento. “São valores relevantes que mostram o potencial deste projeto a nível nacional”, afirmou aquele responsável, para quem tem estado a faltar uma “campanha de promoção em larga escala” para fazer crescer a Bolsa de Terras.

image_pdfimage_print
Previous Município de Oliveira do Hospital conquista galardão ECOXXI 2016
Next Fim de semana com chuva intensa e vento forte no centro e sul

Artigos Relacionados

Informação

Intermarché abriu loja renovada em Oliveira do Hospital e avança com posto de combustível

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital reabriu esta quinta com nova imagem e um melhor serviço.

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Informação

Calor coloca nove distritos em alerta laranja

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o

Informação

Homem de 81 anos tentou matar mulher e ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 81 anos, suspeito de tentar matar a esposa à facada, em Castanheira de Pêra.

Sociedade

Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia.

Informação

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Informação

Cooperativa Rádio Boa Nova elegeu novos corpos sociais para novo mandato até 2020

Na passada sexta-feira, a Rádio Boa Nova elegeu os novos corpos sociais, que vão assumir os comandos desta instituição até 2020.Padre António Loureiro é …

Destaque

Agricultores e produtores florestais realizam manifestação para reclamar apoios ao governo

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 manifestam-se na próxima sexta feira, 2 de fevereiro, junto ao Ministério da Agricultura para reclamar apoios.

Última Hora

Bruno Paulino venceu Concurso Regional de Ideias de Negócio com o projeto Quickly Heal

Quicly Heal, o produto idealizado por Bruno Paulino, aluno do pólo de Tábua da Eptoliva, orientado pela professora Honorata Pereira, …

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital pede para que “não se faça política da terra queimada”

José Carlos Alexandrino iniciou a sua intervenção na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital com um pedido que dirigiu…

Informação

13 detenções, 704 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 12 a 18 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Zé Conde e Natália Novais retomam programação na Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, conhecidas vozes da Rádio Boa Nova, retomam hoje, dia 2 de novembro, os programas em direto na estação.

Destaque

Roubaram pneus de carrinha da Cáritas em S. Paio de Gramaços

Uma carrinha da Cáritas, ao serviço do centro localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital foi objeto de furto na última noite.

Informação

Introdução de “raças exóticas” põe em risco Queijo Serra da Estrela, alerta a Confraria

O Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Pedro Couceiro, foi hoje o convidado no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova.

Última Hora

Piódão entre as aldeias portuguesas vencedoras das Sete Maravilhas

As aldeias de Dornes, Sistelo, Fajã dos Cubres, Piódão, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor foram as vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal.

Informação

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Informação

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Região

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.

Sociedade

“Pais Natais em Movimento” animaram Oliveira do Hospital

Domingo foi dia de mais uma edição da iniciativa “Pais Natais em Movimento”. Foram muitos os que enfrentaram o frio e participaram na edição de 2016 desta atividade, …

Destaque

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Última Hora

GNR da Guarda pede colaboração de padres na sensibilização das pessoas para limpeza de terrenos

A GNR da Guarda anunciou hoje que pediu a colaboração da Igreja para que os padres ajudem a sensibilizar as populações para a necessidade da limpeza dos terrenos em redor

Informação

Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

A Provedora de Justiça recebeu, até hoje, 162 requerimentos de indemnizações, referentes a 74 vítimas mortais dos incêndios do ano passado,…

Informação

ASAE apreende mais de nove toneladas de produtos cárneos e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou três processos de contraordenação a entrepostos frigoríficos, …

Nacional

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de