Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra da Estrela…

… e outros Produtos Locais de Qualidade 2017, que se realizará dias 11 e 12 de março. O concurso surge como uma atividade promotora do queijo Serra da Estrela, nas suas categorias “doces” e “salgados”.

A iniciativa, para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de produtos de referência – um doce e um salgado – associados ao concelho de Oliveira do Hospital, onde serão produzidos e comercializados.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 13 de fevereiro e podem ser efetuadas junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou no site da autarquia – www.cm-oliveiradohospital.pt. Posteriormente, os concorrentes terão até 3 de março para entregar a ficha técnica de ingredientes.

Este concurso gastronómico é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar quer a nível individual quer coletivo e em ambas as categorias. Será admitido qualquer tipo de doce ou salgado desde que integre na sua confeção Queijo Serra da Estrela, Queijo de Ovelha e/ou os seus derivados sendo que está vedada a participação com receitas que já fizeram parte deste concurso em anos anteriores.

Os doces e/ou salgados têm que ser entregues até às 9H00 do dia 11 de março no recinto da Festa do Queijo Serra da Estrela. A avaliação dos pratos admitidos a concurso, marcada para esse mesmo dia às 14H00, será feita por um júri de cinco pessoas constituído para o efeito pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelo Município de Oliveira do Hospital por um produtor de Queijo e um Chef de Cozinha. Na hora da decisão, o júri terá em conta os critérios como degustação, apresentação, originalidade da recolha ou da receita, outro que venha a ser considerado pertinente pelo júri, e viabilidade da sua produção empresarial.

Para cada uma das categorias a concurso está reservada a atribuição de três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros sendo que será entregue um diploma de participação a todos os concorrentes admitidos. A divulgação dos resultados e entrega dos prémios acontecerá ao final da tarde no dia 11 de março, primeiro dia da  XXVI Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2017.

image_pdfimage_print
Previous GNR deteve 166 pessoas no fim de semana
Next Basquetebol ao mais alto nível joga-se em Oliveira do Hospital de 2 a 5 de fevereiro

Artigos Relacionados

Região

PJ detém homem por alegado abuso sexual de criança

Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) da Guarda por crime de abuso sexual de crianças, cometido de “forma continuada” e num contexto de “habitual convivência”

Informação

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai jogar este domingo, pelas 15 horas, com o Marialvas. 

Região

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Sociedade

Idoso desaparecido em Quiaios foi encontrado numa zona de mato

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, encontrou ontem, dia 5 de junho, na localidade de Quiaios, um homem de 63 anos que estava desaparecido desde

Informação

Município de Tábua recebe Festival AR

O Município de Tábua, em conjunto com os municípios de Coimbra, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira e Soure, juntou-se ao Teatrão para levar…

Última Hora

EXPOH ao rubro com Xutos e Pontapés no palco do Mandanelho (com vídeo)

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital registou ontem uma das melhores noites de sempre. Tal aconteceu com o concerto de Xutos & Pontapés …

Informação

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Informação

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Informação

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Informação

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Região

Pastor detido por suspeita de tentar matar octogenário em Paranhos da Beira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de um crime de homicídio qualificado…

Última Hora

António Costa entregou novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais

O primeiro-ministro, António Costa, procedeu ontem à entrega de novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais, numa cerimónia realizada na Lousã.

Informação

Hoje há previsão de aguaceiros fortes, granizo e trovoada

Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Região

Atropelamento ferroviário faz uma vítima mortal em Alfarelos

Um atropelamento ferroviário em Alfarelos, Soure, no distrito de Coimbra, causou uma vítima mortal do sexo masculino, esta manhã.

Região

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

Benfiquistas preparam festa do tetra na “rotunda do cavaleiro”

A “rotunda do cavaleiro”, em Oliveira do Hospital, está desde o início da semana reservada pelos benfiquistas para a eventual festa do “tetra” que, este ano, pode acontecer amanhã, dia

Região

Belezas naturais da Serra da Estrela em exposição no CISE

A Fauna da Serra da Estrela está retratada em fotografia por Gert Verrijdt, até ao final do mês no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Informação

CCPOH  quer aumentar participação de cicloturistas em convívio anual

É já no próximo domingo, dia 4 de setembro, que o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza o 29º convívio de cicloturismo.  Até ao momento,

Informação

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …

Região

Eleições para a Associação Académica de Coimbra começam hoje

As eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) começam hoje e terminam na terça-feira, contando com dois candidatos à liderança da mais antiga associação de estudantes do

Última Hora

ESTGOH comemora aniversário com mais alunos e com missão de ajudar a renascer o concelho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira (ESTGOH) do Hospital está a comemorar 16 anos de existência.

Informação

Região: 19 pessoas hospitalizadas após intoxicação em lar de idosos

Dezanove pessoas foram hoje hospitalizadas devido a uma intoxicação alimentar num lar de idosos em Condeixa-a-Nova, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Região

Concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Pampilhosa e Arganil, no distrito de Coimbra, apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).