Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

No próximo domingo, 6 de janeiro, o Município de Oliveira do Hospital promove mais um Concerto de Reis, na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, pelas 16h00. O concerto que assinala o Dia de Reis terá a participação de Beatriz Neto, do Coro Infanto Juvenil de Sant’Ana e do Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que será um momento marcado por canções e cantares tradicionais associados ao Dia de Reis, que assinala também o término da quadra natalícia e mantém viva a tradição do Cantar de Reis. Neste sentido, a vereadora da Cultura, Graça Silva dirige o convite a todo o público para que assista no próximo domingo a mais um momento cultural de grande significado, como será este Concerto de Reis na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital.

Este tem sido o desígnio e uma aposta do Município de Oliveira do Hospital, nomeadamente através do pelouro da Cultura, que promove e impulsiona iniciativas com a parceria de várias entidades aderentes de todo o concelho, como ranchos folclóricos, grupos culturais e coros, instituições e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. São exemplos disso o “Cantar das Janeiras na Nossa Terra”, o “Cantar dos Reis na Nossa Terra” e o “Concerto de Reis”.

É neste âmbito que diversos grupos, dos mais novos aos mais velhos entoam os cantares tradicionais seja pelas ruas das aldeias seja no edifício dos Paços do Município, fazendo a anual e tradicional visita de ano novo ao presidente e seus vereadores da autarquia. Foi o que aconteceu no dia 2 de janeiro, com a visita do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira e do Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira à Câmara Municipal para cantar as janeiras ao executivo, que agradeceu e dirigiu votos de bom ano a todos os elementos.

Estas iniciativas pretendem, por um lado, dar visibilidade ao importante trabalho dos grupos etnográficos e culturais do concelho que contribuem para preservar as tradições populares e culturais enraizadas no seio das suas comunidades, e por outro, incutir nos mais novos a importância para a preservação e continuidade destas tradições ancestrais e únicas da Beira Serra.

De referir ainda que a iniciativa “Cantar as Janeiras na Nossa Aldeia” tem vindo a ser dinamizada desde o primeiro dia do ano prolongando-se também até domingo, dia 6 de janeiro, com os participantes a percorrerem as suas terras, dirigindo votos de próspero ano novo, através de quadras simples como dita a tradição.

A iniciativa acontece em várias localidades como Andorinha, Alvoco das Várzeas, Ervedal da Beira, Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, Penalva de Alva, Oliveira do Hospital, Lagos da Beira, Lajeosa, Nogueira do Cravo e Seixo da Beira, com o envolvimento dos grupos culturais do concelho, a saber: Rancho Folclórico Estrelas da Manhã; Grupo de Cantares As Cotovias do Alvoco; Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca; Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira; Tuna Recreativa Penalvense; Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical; Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo; e Rancho da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira.

Previous Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana
Next Termómetros podem descer aos -5ºC e o frio vai continuar

Artigos Relacionados

Informação

Bombeira de Castanheira de Pera está a melhorar

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que três dos quatro bombeiros internados apresentam avanços e …

Última Hora

Fique a par do calendário desportivo

Amanhã, 20 de abril, sábado, disputa-se a 31ª jornada da Série C do Campeonato Nacional. Pelas 16h00, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)…

Informação

 Câmara de Seia distingue Fundação Vodafone no Dia do Município

A Câmara de Seia vai proceder, no dia 3 de julho, à entrega da Campânula Municipal de Mérito e Dedicação à Fundação Vodafone Portugal, …

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Destaque

Feira do Porco e do Enchido atraiu ainda mais visitantes a Meruge

Está cumprida a 14ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge. O certame revelou-se ainda mais atrativo, considerando a Junta de Freguesia que foi batido o “recorde em número

Informação

Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua

Um jovem de 25 anos, residente na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital morreu esta manhã num acidente de viação, ocorrido na variante Tábua Candosa (à saída do IC6).

Última Hora

Câmara de Arganil aprova construção de Centro Intermunicipal de Recolha Animal

Um Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia pode vir a ser uma realidade no concelho de Arganil em breve.

Última Hora

Secretária de Estado do Turismo visita Tábua para assinar contratos da Praia da Ronqueira e do Hotel de Tábua

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, desloca-se a Tábua, no próximo dia 21 de março, para a assinatura do projeto “Condições de acessibilidade à praia fluvial da

Destaque

 PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho

O PSD de Oliveira do Hospital realizou, ontem, o tradicional convívio nas Caldas de S. Paulo. No encontro conhecido por “Pontal das Beiras”, fizeram eco as críticas…

Informação

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro

Sociedade

Campanha “Vales de Natal” termina a 8 de janeiro

A campanha de Natal – promovida pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital com a parceria dos Municípios de Tábua e de Oliveira

Informação

Neve encerra acesso ao maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse  fonte do Comando Distrital de