Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 6 de janeiro, o Município de Oliveira do Hospital promove mais um Concerto de Reis, na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, pelas 16h00. O concerto que assinala o Dia de Reis terá a participação de Beatriz Neto, do Coro Infanto Juvenil de Sant’Ana e do Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que será um momento marcado por canções e cantares tradicionais associados ao Dia de Reis, que assinala também o término da quadra natalícia e mantém viva a tradição do Cantar de Reis. Neste sentido, a vereadora da Cultura, Graça Silva dirige o convite a todo o público para que assista no próximo domingo a mais um momento cultural de grande significado, como será este Concerto de Reis na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital.

Este tem sido o desígnio e uma aposta do Município de Oliveira do Hospital, nomeadamente através do pelouro da Cultura, que promove e impulsiona iniciativas com a parceria de várias entidades aderentes de todo o concelho, como ranchos folclóricos, grupos culturais e coros, instituições e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. São exemplos disso o “Cantar das Janeiras na Nossa Terra”, o “Cantar dos Reis na Nossa Terra” e o “Concerto de Reis”.

É neste âmbito que diversos grupos, dos mais novos aos mais velhos entoam os cantares tradicionais seja pelas ruas das aldeias seja no edifício dos Paços do Município, fazendo a anual e tradicional visita de ano novo ao presidente e seus vereadores da autarquia. Foi o que aconteceu no dia 2 de janeiro, com a visita do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira e do Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira à Câmara Municipal para cantar as janeiras ao executivo, que agradeceu e dirigiu votos de bom ano a todos os elementos.

Estas iniciativas pretendem, por um lado, dar visibilidade ao importante trabalho dos grupos etnográficos e culturais do concelho que contribuem para preservar as tradições populares e culturais enraizadas no seio das suas comunidades, e por outro, incutir nos mais novos a importância para a preservação e continuidade destas tradições ancestrais e únicas da Beira Serra.

De referir ainda que a iniciativa “Cantar as Janeiras na Nossa Aldeia” tem vindo a ser dinamizada desde o primeiro dia do ano prolongando-se também até domingo, dia 6 de janeiro, com os participantes a percorrerem as suas terras, dirigindo votos de próspero ano novo, através de quadras simples como dita a tradição.

A iniciativa acontece em várias localidades como Andorinha, Alvoco das Várzeas, Ervedal da Beira, Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, Penalva de Alva, Oliveira do Hospital, Lagos da Beira, Lajeosa, Nogueira do Cravo e Seixo da Beira, com o envolvimento dos grupos culturais do concelho, a saber: Rancho Folclórico Estrelas da Manhã; Grupo de Cantares As Cotovias do Alvoco; Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca; Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira; Tuna Recreativa Penalvense; Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical; Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo; e Rancho da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira.

Previous Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana
Next Termómetros podem descer aos -5ºC e o frio vai continuar

Artigos Relacionados

Sociedade

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Educação

EPTOLIVA aprovou por unanimidade o plano anual de atividades e o orçamento da Associação

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Região

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Informação

“Sob Pressão” venceu concurso “Soltem Talentos” em Oliveira do Hospital

A banda “Sob Pressão” venceu a 6.ª edição do concurso “Soltem Talentos” realizada na noite de 25 de julho na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Mundial 2018: Portugal em jogo decisivo com o Irão para os oitavos-de-final

A Seleção Portuguesa de Futebol tem hoje um jogo decisivo no Mundial 2018. Portugal joga contra o Irão, pelas 19h00, para a passagem aos oitavos-de-final.

Última Hora

Antiga Escola Primária deu lugar a Biblioteca em Santa Ovaia

Em Santa Ovaia, decorreu ontem à tarde a  inauguração da Biblioteca, um novo espaço cultural da freguesia que resulta da requalificação da antiga escola primária, uma obra que contou …

Informação

Cidadão estrangeiro encontrado sem vida em Aldeia de Nogueira

Um homem com 69 anos, de nacionalidade holandesa, foi encontrado sem vida “na rua, à porta de casa” na localidade de Aldeia de Nogueira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

PJ deteve grupo suspeito de assaltos a caixas multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um grupo de cinco homens suspeitos de em 2016 assaltarem caixas multibanco, fazendo-as explodir, em vários concelhos da região Oeste.

Informação

PJ deteve homem suspeito de atear nove incêndios em Tondela 

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem com 52 anos de idade, casado, servente de pedreiro,…

Informação

Vila Cova de Alva promove “Passos do Senhor”

Nos dias 17 e 18 de março, acontece, em Vila Cova de Alva, a cerimónia “Passos do Senhor”, organizada pela Comunidade Interparoquial Serra do Açor e Vale do Alva. No