Concelhos de Bragança, Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio e mais de 40 concelhos em risco muito elevado

Concelhos de Bragança, Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio e mais de 40 concelhos em risco muito elevado

image_pdfimage_print

Os concelhos de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, Sabugal, na Guarda, e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

OIPMA colocou também mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra, Bragança, Vila Real e Viseu em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste e no Alentejo e com possibilidade de chuvisco, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário da nebulosidade nas regiões Norte e Centro, sendo em especial por nuvens altas.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, onde será por vezes forte, em especial a partir da tarde com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Nas terras altas, o vento soprará moderado do quadrante norte, temporariamente do quadrante oeste durante a tarde e soprando por vezes forte até ao início da manhã e para o final do dia.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial das regiões do litoral Norte e Centro e subida da temperatura máxima no litoral Norte.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Viseu, Portalegre, Évora e Beja) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Leiria e Aveiro) e os 34 (em Castelo Branco).

Por Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 13 e os 29 gra

Previous União Europeia aceita petição do MAAVIM a pedir esclarecimentos sobre apoios a lesados
Next Mangualde: Homem identificado por incêndio florestal por negligência

Artigos Relacionados

Nacional

Ensino superior: Número de candidatos à primeira fase aumentou 3,4%

O número de candidatos à primeira fase de acesso ao ensino superior aumentou 3,4% este ano, em relação a 2018, anunciou hoje o Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e

Última Hora

Conheça os resultados desportivos

A 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou uma vitória ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma derrota para a Associação Desportiva Nogueirense.

Região

Há 17 projetos candidatos ao 4º Orçamento Participativo em Seia

Do total de 20 propostas submetidas ao Orçamento Participativo (OP) de Seia 2019/2020 são finalistas 17 projetos, que agora são colocados …

Última Hora

PJ deteve casal suspeito do crime de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e constituiu arguidos quatro pessoas, dois homens e duas mulheres,…

Informação

Oliveira do Hospital acolhe “A Viagem”

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, no sábado, dia 19 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo «A Viagem» de Filipa Francisco.  O espetáculo coloca também em palco o Rancho

Informação

Homem detido por tentativa de assalto a ourivesaria com uma caçadeira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve, com a colaboração da GNR da Covilhã, um homem suspeito de coautoria …

Informação

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…

Nacional

Carnaval com chuva devido a um anticiclone

A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora feriado 25 de abril com várias iniciativas

Nos próximos dias, o Município de Oliveira do Hospital assinala o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com a dinamização de várias iniciativas que convidam à participação ativa

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de atear dois incêndios em Arganil

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Equipa de Proteção Florestal da GNR de Arganil e dos Bombeiros Voluntários de Coja,…

Informação

IP5 já reabriu ao trânsito

O Itinerário Principal 5 (IP5), que estava cortado desde as 8h na zona de Viseu, nos dois sentidos, devido a um incêndio florestal, reabriu ao trânsito às 13h00.

Desporto

“Motivação e superação” no desporto em debate no ciclo de conferências do Município de Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Arcial e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, vai retomar na próxima sexta-feira,…