Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

image_pdfimage_print

No próximo domingo, dia 23 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de São João. Pelas 18h30, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição.

A festa consiste no desfile, à vez, em volta da capela de São João Batista, onde os pastores pedem ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Quinze dias depois, a 6 de julho, cumpre-se a transumância. Aberta à participação do público, a sétima edição da Festa da Transumância propõe acompanhar os pastores na viagem à Serra da Estrela, numa experiência única e autêntica.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, trata-se de uma prática ainda enraizada na comunidade pastoril local, com o objetivo único de deslocar, durante o período de seca, os rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto, neste caso para a montanha.

A viagem tem início no largo da Câmara, local onde o gado proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira) se concentra, pelas 07h30, e continua atravessando a cidade em direção à Montanha, prosseguindo pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, um almoço com os pastores e um programa de animação.

A iniciativa é organizada pelo Município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em articulação com os pastores do concelho.

A participação na transumância pressupõe a prévia inscrição, que pode ser feita na página de internet do Município de Seia: www.cm-seia.pt. Informações complementares junto do Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE (238 320 300; [email protected]) e/ou do Posto de Turismo de Seia (238 317 762).

Previous “Igualdade, desigualdades e formas de violência” em debate na Rádio Boa Nova
Next Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência

Artigos Relacionados

Última Hora

Oliveira do Hospital não vai cobrar água gasta pela população a combater o fogo

A fatura de água do mês de outubro, em Oliveira do Hospital, vai corresponder à média de consumo dos últimos 12 meses em cada habitação.

Programas

Um mês após o fogo, Rádio Boa Nova realiza programa especial: 15 de Outubro. E Agora?

Amanhã, dia 15 de novembro, a Rádio Boa Nova realiza um programa especial destinado a assinalar um mês após o trágico incêndio que devastou o concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão

O Tribunal da Guarda condenou, esta tarde, Pedro Dias a 25 anos de cadeia, com a justiça a dar como parcialmente provada toda a acusação.

Última Hora

Oliveira do Hospital espera atrair 80 mil visitantes à Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital abriu hoje caminho à 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela. A contar com Fernando Mendes como “rosto” do certame, a Câmara Municipal oliveirense…

Última Hora

“Deram-me uma oportunidade e este ano tinha que dar continuidade à aposta que fizeram em mim”

Miguel Valença vai continuar a comandar a equipa sénior do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) na próxima época.

Programas

João Batista é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece João Batista, investigador na área da prototipagem e construção de equipamentos mecânicos.

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Num fim-de-semana em que o Campeonato Nacional esteve interrompido para se realizaram jogos a contar para a Taça de Portugal, a Associação Desportiva (AD) de Lagares da Beira,…

Informação

Hospitais de Coimbra ultrapassaram os 3.000 transplantes renais

O serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje ter ultrapassado a barreira dos 3.000 transplantes renais,…

Última Hora

Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” angaria cerca de 30 mil Euros em Oliveira do Hospital

É já no próximo domingo, dia 30, no Parque do Mandanelho que acontece a Festa de Encerramento do projecto “Dou Mais Tempo à Vida” que iniciou … …em Oliveira do

Última Hora

GNR fez 21 detenções e detetou 317 infrações no distrito na última semana

O Comando Territorial Coimbra da GNR, realizou no período entre 17 e 23 de maio, um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, que visaram a prevenção e combate à

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Última Hora

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.