Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

image_pdfimage_print

No próximo domingo, dia 23 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de São João. Pelas 18h30, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição.

A festa consiste no desfile, à vez, em volta da capela de São João Batista, onde os pastores pedem ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Quinze dias depois, a 6 de julho, cumpre-se a transumância. Aberta à participação do público, a sétima edição da Festa da Transumância propõe acompanhar os pastores na viagem à Serra da Estrela, numa experiência única e autêntica.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, trata-se de uma prática ainda enraizada na comunidade pastoril local, com o objetivo único de deslocar, durante o período de seca, os rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto, neste caso para a montanha.

A viagem tem início no largo da Câmara, local onde o gado proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira) se concentra, pelas 07h30, e continua atravessando a cidade em direção à Montanha, prosseguindo pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, um almoço com os pastores e um programa de animação.

A iniciativa é organizada pelo Município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em articulação com os pastores do concelho.

A participação na transumância pressupõe a prévia inscrição, que pode ser feita na página de internet do Município de Seia: www.cm-seia.pt. Informações complementares junto do Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE (238 320 300; [email protected]) e/ou do Posto de Turismo de Seia (238 317 762).

Previous “Igualdade, desigualdades e formas de violência” em debate na Rádio Boa Nova
Next Misericórdia de Galizes encerra comemorações e lança primeira pedra do CAT para a deficiência

Artigos Relacionados

Nacional

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Informação

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Região

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.

Desporto

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Última Hora

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Informação

Proteção Civil alerta para fenómenos extremos de vento e cheias rápidas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou esta sexta-feira para a possibilidade de queda de árvores, cheias rápidas e acidentes na orla costeira devido às previsões de chuva, vento e

Última Hora

Feridos graves têm até 30 de maio para requerer indemnizações

Autarcas, dirigentes associativos e, sobretudo, vítimas dos incêndios de outubro passado deslocaram-se na tarde de ontem à Casa da Cultura de Oliveira do Hospital…

Última Hora

“O Sol bailou ao meio dia?!” Fátima, Fé e História… 100 anos depois (O video)

“O Sol bailou ao meio dia?!”  Fátima, Fé e História… 100 anos depois Moderação: Vítor Neves Intervenientes: Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e Luís Filipe Torgal.   Ficam aqui

Destaque

Crianças e jovens de Lourosa assistem a jogo de preparação da Seleção frente à Argélia

Um grupo de 56 crianças e jovens da freguesia de Lourosa partiu, hoje, ao início da tarde rumo ao Estádio da Luz, para assistir ao jogo de preparação para o

Última Hora

“Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva

A União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira recebeu, no sábado, um trator com equipamento de limpa bermas que é resultado da solidariedade de

Informação

Região: Militar ferido com gravidade após atropelamento

Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi, ontem, atropelado com gravidade em Cunha Alta, no concelho de Mangualde (Viseu).

Última Hora

Águeda: Praticante de BTT morre em maratona

Um praticante de BTT morreu ontem quando disputava uma das provas de lazer integradas na 13.ª maratona de Aguada de Cima, em Águeda, informou a organização da quinta e última