Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais vão ser multados com coimas entre os 3 700 euros e os 44 mil euros, tal como anunciou ontem o ministro da Agricultura.

A decisão foi tomada durante a reunião de Conselhos de Ministros e foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que afirmou que passa a ser “obrigatório a quem compra plantas de eucalipto a um viveirista ter uma autorização prévia”.

Quem não cumprir com a nova regra e decidir avançar para plantações ilegais de eucaliptos será penalizado: “Estão previstas coimas no máximo de 3.700 euros para os cidadãos e de 44 mil para as entidades coletivas”, explicou Capoulas Santos.

Segundo o ministro, os donos das plantações serão notificação para acabar com as plantações e, “se, ao fim de seis meses não retirarem as plantações, a coima duplicará”. Depois, a coima aumenta dia-a-dia.

Capoulas Santos garante que “os valores das coimas são superiores ao valor expectável da receita de exploração de eucalipto”.

O combate à plantação ilegal de eucaliptos faz parte de um conjunto de normas que responsabilizam os produtores e os viveiristas, disse o governante, recordando algumas das medidas que em breve se poderão traduzir numa redução de zonas de eucalipto.

Desde o início do ano, é proibido plantar em determinas áreas e “por cada hectare retirado de uma área onde é inadequado que esteja em termos de reordenamento florestal” pode-se plantar apenas “meio hectare numa outra área sujeita a ordenamento”.

Capoulas Santos acredita que, com esta medida, “a área do eucalipto ficará limitada e poderá ainda regredir um pouco”, mas tal não irá “prejudicar a quantidade global de matéria-prima necessária para alimentar uma indústria que é importante para o país e representa muitos postos de trabalho”.

O ministro da Agricultura referiu que o Governo está a aprofundar a reforma da floresta num projeto que envolve 11 ministérios, declarações feitas à margem da reunião de Conselhos de Ministros, que tem como foco a temática florestal.

Previous “Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital
Next Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

Artigos Relacionados

Região

Livro que conta a história de Rui Bernardino vai ser apresentado em Oliveira do Hospital

“É possível” é o título do livro que conta a história de vida de Rui Bernardino, um jovem de Lagares da Beira, até aos dias de hoje. O livro vai

Destaque

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Última Hora

Região: Homem morreu em despiste de viatura ligeira

Um homem com cerca de 50 anos morreu, ontem, após o despiste da viatura ligeira que conduzia numa localidade do concelho de Vouzela.

Cultura

Festival Municipal da Canção com inscrições abertas até 16 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 16 de fevereiro, as inscrições para o “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

FCOH aposta na publicidade estática no seu estádio

No próximo domingo, dia 19 de agosto, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital vai divulgar, aos seus sócios e apoiantes, as melhorias realizadas no Estádio Municipal e também os

Informação

Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

O Ministério da Agricultura desmente o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017, informando que os apoios pagos

Informação

Eptoliva promoveu “Sports Manegement”

A Escola profissional Eptoliva promoveu, no dia 16 de março, uma palestra alusiva ao tema “Sports Manegement” no âmbito da disciplina…

Última Hora

Estrada da Beira vai ser requalificada. IC6 ainda sem data de construção…

Oliveira do Hospital assistiu hoje a um “primeiro passo” na melhoria das acessibilidades. A requalificação da Estrada da Beira (EN 17)  foi adjudicada e a obra deverá ficar concluída no

Informação

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Informação

Região: Homem detido por violência doméstica com armas de fogo apreendidas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação de Apoio a Vítimas Específicas, deteve na passada segunda-feira, na Covilhã, um homem por suspeita de violência doméstica.

Informação

Coimbra: Detida mulher suspeita de atear incêndios florestais

 A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do NPA da GNR de Coimbra, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal

Última Hora

Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância

As novas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Pomares foram inauguradas no passado domingo, 15 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil,