Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais vão ser multados com coimas entre os 3 700 euros e os 44 mil euros, tal como anunciou ontem o ministro da Agricultura.

A decisão foi tomada durante a reunião de Conselhos de Ministros e foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que afirmou que passa a ser “obrigatório a quem compra plantas de eucalipto a um viveirista ter uma autorização prévia”.

Quem não cumprir com a nova regra e decidir avançar para plantações ilegais de eucaliptos será penalizado: “Estão previstas coimas no máximo de 3.700 euros para os cidadãos e de 44 mil para as entidades coletivas”, explicou Capoulas Santos.

Segundo o ministro, os donos das plantações serão notificação para acabar com as plantações e, “se, ao fim de seis meses não retirarem as plantações, a coima duplicará”. Depois, a coima aumenta dia-a-dia.

Capoulas Santos garante que “os valores das coimas são superiores ao valor expectável da receita de exploração de eucalipto”.

O combate à plantação ilegal de eucaliptos faz parte de um conjunto de normas que responsabilizam os produtores e os viveiristas, disse o governante, recordando algumas das medidas que em breve se poderão traduzir numa redução de zonas de eucalipto.

Desde o início do ano, é proibido plantar em determinas áreas e “por cada hectare retirado de uma área onde é inadequado que esteja em termos de reordenamento florestal” pode-se plantar apenas “meio hectare numa outra área sujeita a ordenamento”.

Capoulas Santos acredita que, com esta medida, “a área do eucalipto ficará limitada e poderá ainda regredir um pouco”, mas tal não irá “prejudicar a quantidade global de matéria-prima necessária para alimentar uma indústria que é importante para o país e representa muitos postos de trabalho”.

O ministro da Agricultura referiu que o Governo está a aprofundar a reforma da floresta num projeto que envolve 11 ministérios, declarações feitas à margem da reunião de Conselhos de Ministros, que tem como foco a temática florestal.

image_pdfimage_print
Previous “Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital
Next Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

Artigos Relacionados

Vídeos

Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 30 de junho e 1 de julho, que se realiza a secular romaria de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, no

Informação

João Galamba vem a Oliveira do Hospital debater o Orçamento de Estado para 2016

O deputado na Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Coimbra, João Galamba é o principal orador do debate sobre o Orçamento do Estado para 2016 que vai decorrer em

Informação

Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Seia aprovou 24,9 milhões de euros para o seu orçamento de 2019, onde “prossegue com uma política de proximidade às pessoas e a favor da economia

Informação

António Campos diz que Pedro Coimbra “está a mais dentro do partido” e que “é lixo” que “contamina”

Está instalada a polémica na Federação distrital do Partido Socialista. O ainda dirigente e recandidato à Federação, Pedro Coimbra, acusou António Campos de querer “controlar” a estrutura e desafiou aquele

Desporto

Sampaense Basket perde frente ao Illiabum (73-87) e continua sem vencer na LPB Placard.

Foi uma partida com uma entrada muito forte do Sampaense a mostrar que queria ganhar vantagem bem cedo para tomar conta do jogo. Não conseguiu, já que o Illiabum criou

Informação

FCOH, AD Lagares, Sampaense e FCOH Hóquei Patins somam vitórias. ADN derrotada.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) conquistou os três pontos frente ao Penelense, com golos de Fred e David Lopes. A partida da 12ª jornada, realizada ontem, permitiu

Informação

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.

Última Hora

GNR deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu seis milhões de cigarros, informou hoje a GNR.

Informação

GNR registou 54 acidentes e fez 22 detenções na região de Coimbra

Um ferido grave e 13 feridos ligeiros é o resultado dos 54 acidentes registado pelo Comando Territorial de Coimbra da GNR entre 20 e 26 de setembro. No mesmo período,

Informação

Atualização do recenseamento eleitoral suspensa a partir de hoje

A atualização do recenseamento eleitoral está suspensa a partir de hoje e até dia 1 de outubro, data das eleições autárquicas, de acordo com o mapa-calendário das operações eleitorais divulgado

Informação

“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”

O Município oliveirense assinalou, ontem,  dia 2 de julho, os 25 anos de elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade, com o descerramento de uma placa no edifício

Região

Região: Colisão entre carro e camião mata jovem de 20 anos

Um choque frontal, no IC2, entre um pesado e um carro fez, na noite passada, uma vítima mortal, na localidade de Matos de Ranha, em Pombal.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança Concurso 3R NATAL Ambiental 2018

Encontram-se a decorrer, até 20 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2018”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Arganil promove ação “Dar Cor à Serra do Açor” no dia Internacional da Floresta

O Município de Arganil vai assinalar o dia Internacional da Floresta com a iniciativa “Dar Cor à Serra do Açor”, que vai decorrer no dia 21 de Março, no local

Última Hora

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Região

Viseu: PSP deteve homem suspeito de assaltos a residências

A PSP de Viseu anunciou hoje a detenção de um homem de 60 anos por ser suspeito da prática de vários assaltos a residências e a estabelecimentos de restauração.

Informação

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Informação

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio

Última Hora

Chuva regressa amanhã e ficará, pelo menos, até domingo

A chuva regressa ao território do continente na sexta-feira e prolonga-se pelo menos até domingo, prevendo-se ainda vento forte e queda de neve, segundo a meteorologista Maria João Frada.

Última Hora

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

Região

Serviço de Emprego de Arganil divulga apoios para a manutenção de postos de trabalho

O Serviço de Emprego de Arganil realiza, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, sessões de divulgação dos apoios…

Região

Maratona Clube Vila Chã disputou 2º Meeting Internacional do SL Benfica

No passado dia 17 junho, o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Alexandre Figueiredo no 2º Meeting Internacional do SL Benfica,…

Sociedade

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Destaque

“Toque de entrada” chama cerca de 2500 alunos ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

É já na próxima quarta feira, dia 13 de setembro, que volta a soar o toque de entrada para o novo ano letivo em Oliveira do Hospital. No Agrupamento de