Comissão de Proteção de Crianças e Jovens acompanha “entre 70 a 80 casos” em Oliveira do Hospital

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens acompanha “entre 70 a 80 casos” em Oliveira do Hospital

O número de casos acompanhados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital (CPCJ) tem vindo a diminuir. “São menos de 100 processos. Já chegámos a ter 120 e 130” referiu à Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, presidente da estrutura.


No dia em que Oliveira do Hospital sensibilizou para a prevenção dos maus tratos na infância, com a formação de um laço azul humano e a realização de uma caminhada urbana com a participação de cerca 300 crianças do pré-escolar do concelho, José Francisco Rolo referiu que “só que houvesse uma criança a sofrer maus tratos já era motivo de preocupação”. Por cá, o responsável destaca a “relação próxima entre a CPCJ, IPSS, setor da saúde, educação, município e comunidade” que tem permitido “estar mais atentos a fenómenos emergentes” e a “fazer um trabalho discreto com as famílias” e na escola no âmbito do projeto “Escola + Feliz”.

À Rádio Boa Nova, o responsável afirmou que tem havido a redução dos processos ativos, mas também o reabrir de outros processos. Assegurou que os maus tratos na infância, no sentido da pancada que deixa marcas, “praticamente desapareceram”, verificando-se antes situações de negligência nos cuidados com as crianças. A motivar maior preocupação está a faixa dos 12 aos 17 anos, nomeadamente ao nível dos comportamentos, absentismo escolar e consumos de álcool ou outras substâncias.

A esta altura, José Francisco Rolo dá conta da redução do número de processos que já foram na ordem de 120 e 130. Adiantou que estarão ativos entre 70 a 80 casos, sendo que o “procedimento vai no sentido de manter as crianças no seio familiar”. “Temos privilegiado o diálogo e a pedagogia junto às famílias e a vigilância na escola”, afirmou, referindo que os casos de “retirada” das crianças “são situações limite muito dialogadas com o Ministério Público e as famílias”.

Previous 16 detenções, 732 infrações e 66 acidentes no distrito de Coimbra
Next Arganil sobe oito posições no ranking das melhores cidades para viver

Artigos Relacionados

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

GNR recuperou objetos furtados e apreendeu estupefacientes em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, recuperou ontem, dia 22 de março, na localidade de Oliveira o Hospital, diversos artigos furtados.

Informação

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Informação

Seia: Jovem detido pelo crime de tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através dos Postos Territoriais de Seia e de Paranhos da Beira, dia 6 de julho, deteve um homem de 23 anos, em flagrante delito, por

Região

Sentido sismo de magnitude 2,8 na zona de Góis

Um sismo de magnitude 2,8 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de seis quilómetros a norte-nordeste da Pampilhosa da Serra foi sentido no domingo, informou o

Região

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Região

Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família

O Município de Gouveia, em colaboração com vários parceiros, organiza a Semana da Família que vai decorrer entre os dias 14 a 20 de maio, em Gouveia.

Sociedade

Gala Social com grande brilho na EXPOH

A terceira noite da ExpOH foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de reconhecimento público ao trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares privados do concelho,…

Última Hora

Alunos de Nelas criam banda desenhada sobre hábitos de alimentação saudável

Alunos do 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Nelas criam Banda Desenhada sobre hábitos de alimentação saudáve,l no âmbito dos projetos Regime da Fruta Escolar e Fruticool.

Nacional

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Informação

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes

Informação

MAAVIM denuncia irregularidades nos apoios a casas afetadas pelos incêndios na Assembleia da República

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) denunciou ontem, junto da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, situações de irregularidades na reconstrução