Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

As comemorações têm como ponto alto a sessão solene durante a manhã do feriado mas englobam outras iniciativas como concertos, exposições temáticas, animação de rua e atividades desportivas. A inauguração simbólica da exposição de fotografia e documental “Presidentes da República”, no início do mês e que está patente no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, marcou o arranque da programação que se intensifica no próximo fim de semana, antecedendo o feriado do 25 de abril.

No próximo sábado, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe um concerto com o grupo Sax & Companhia que tem início às 21H30. Neste espetáculo que percorre alguns momentos emblemáticos que antecederam a revolução de 1974, pretende-se evocar temáticas como o Medo e a Repressão, a Guerra, a Censura, a Liberdade, a Incerteza e a Esperança. Num encontro entre a palavra e a música são apresentados poemas e canções que ganham nova força e sentido na abordagem do grupo que junta a sonoridade de um quarteto de saxofones, percussão e voz feminina, numa iniciativa do Município de Oliveira do Hospital no âmbito da parceria estabelecida com a CulturXis.

No dia seguinte, 23 de abril, pelas 17H00, será inaugurada a 3.ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas de Oliveira do Hospital nos Paços do Município. Este ano, as obras que integram a exposição estarão patentes ao público na Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital até 28 de maio. Destaque também para o passeio pedestre pelos Trilhos de Chamusca da Beira, na manhã de domingo e para o concerto “Músicas de Abril” com a presença dos grupos Stormbringer e Time Slash que acontecerá no Largo Ribeiro do Amaral, a partir das 21H30 no dia 24 de abril em parceria com a associação OHSXXI.

No dia 25 de abril (terça-feira), a sessão solene das comemorações terá início pelas 10h45 no Jardim Oliveira Mano e além das intervenções das individualidades presentes contará com um momento musical acústico a cargo de jovens artistas locais e a declamação de alguns poemas – “Dar voz aos poetas de abril | 3 poemas, 3 gerações” por elementos do Clube de Leitura em Voz Alta da biblioteca municipal de Oliveira do Hospital.

Esta cerimónia é antecedida pela arruada na cidade com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e pelo hastear da Bandeira e interpretação do Hino Nacional, pelo Choral Poliphónico do Alva e Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz, nos Paços do Município às 10H30.

Durante a tarde, a partir das 15h00, no Largo Ribeiro do Amaral acontece o III Encontro Concelhio de Filarmónicas com distribuição de cravos de papel com mensagens de abril executados pelas IPSS concelhias. Em simultâneo, no Jardim Oliveira Mano podem ser apreciados os trabalhos dos alunos das escolas do concelho e a exposição da história infantil sobre o 25 de abril, “O Tesouro”, de Manuel António Pina.

Refira-se ainda que se encontram patentes várias exposições temáticas, relacionadas com a Revolução dos Cravos, em diferentes espaços municipais – Casa da Cultura César Oliveira, Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, Museu Municipal Dr. Simões Saraiva – e que podem ser visitadas até ao final do mês de abril.

image_pdfimage_print
Previous Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas
Next “Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Treze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Treze concelhos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

“Se não for candidato pelo PS não o serei por outra força partidária. A minha carreira política ficará por aqui”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escusou-se, há instantes, a responder à questão que lhe foi dirigida por Luís Lagos (CDS PP) sobre uma possível recandidatura ao

Última Hora

Mundo: Nobel da Paz para Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares

O Nobel da Paz de 2017 foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. A presidente do Comité, Berit Reiss-Andersen, …

Última Hora

A partir de sábado há chuva e descida das temperaturas

A chuva regressa no sábado às regiões do Norte e Centro e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das …

Desporto

Nogueirense recebe o líder Gafanha para o Campeonato de Portugal. FCOH e Lagares da Beira jogam fora para os distritais…

A Associação desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 30, o Gafanha em jogo da jornada 8 do Campeonato de Portugal Prio, Série D.

Sociedade

Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”

Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às

Desporto

FCOH mantém luta pela liderança. ADN termina época com derrota mas assegura manutenção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu a 27ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra frente ao Penelense por 1-0. A

Última Hora

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Informação

Interior lidera lista dos concelhos com melhor qualidade de vida

Castelo de Vide lidera a lista dos concelhos com melhor qualidade de vida com 16.9, numa escala de 1 a 20, segundo o rating concelhio da Marktest. Rating da Marktests

Informação

Detenção por incêndio florestal no concelho de Abrantes

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, deteve um homem,…

Informação

Inglês morreu em ida ao mar na praia de Mira

Um cidadão inglês morreu afogado na Praia de Mira, esta segunda-feira de manhã. A mulher só se apercebeu do sucedido cerca de uma hora e meia depois, quando averiguou o

Informação

Cáritas Diocesana de Coimbra ofereceu tratores a agricultores de Tábua

A Cáritas Diocesana de Coimbra entregou ontem, dia 13 de dezembro, cinco tratores a agricultores do concelho de Tábua, vítimas dos incêndios de 15 de outubro,…

Informação

Mário Patrão vence etapa e reforça liderança no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão reforçou, ontem, a sua liderança no Morocco Desert Challenge após vencer a quarta etapa desta grande maratona africana.

Sociedade

GNR deteve suspeito de furtos em obras de construção em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, identificou, no dia 27 de junho, um homem de 32 anos, por furto em obras

Informação

Cerimónias fúnebres do bispo emérito da Guarda realizam-se esta tarde

As cerimónias fúnebres de D. António dos Santos estão marcadas para esta tarde. O bispo emérito da Guarda faleceu segunda-feira no Hospital Distrital da Guarda aos 85 anos.

Região

Páscoa foi muito positiva para o Turismo no Centro de Portugal

Março voltou a ser um mês “extremamente positivo” para o Turismo no Centro de Portugal, à semelhança dos anteriores. Os números revelados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística …

Última Hora

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.  

Última Hora

Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores

A vertente empreendedora da Escola profissional Eptoliva esteve, hoje, em destaque na conferência “Inspiring anda Creating Tomorrow” que contou a participação do Instituto Politécnico de Coimbra…

Região

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Informação

Greve de três dias na distribuição começa hoje nos armazéns e logística

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo, …

Destaque

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Informação

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.