
Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital
O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.
As comemorações têm como ponto alto a sessão solene durante a manhã do feriado mas englobam outras iniciativas como concertos, exposições temáticas, animação de rua e atividades desportivas. A inauguração simbólica da exposição de fotografia e documental “Presidentes da República”, no início do mês e que está patente no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, marcou o arranque da programação que se intensifica no próximo fim de semana, antecedendo o feriado do 25 de abril.
No próximo sábado, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe um concerto com o grupo Sax & Companhia que tem início às 21H30. Neste espetáculo que percorre alguns momentos emblemáticos que antecederam a revolução de 1974, pretende-se evocar temáticas como o Medo e a Repressão, a Guerra, a Censura, a Liberdade, a Incerteza e a Esperança. Num encontro entre a palavra e a música são apresentados poemas e canções que ganham nova força e sentido na abordagem do grupo que junta a sonoridade de um quarteto de saxofones, percussão e voz feminina, numa iniciativa do Município de Oliveira do Hospital no âmbito da parceria estabelecida com a CulturXis.
No dia seguinte, 23 de abril, pelas 17H00, será inaugurada a 3.ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas de Oliveira do Hospital nos Paços do Município. Este ano, as obras que integram a exposição estarão patentes ao público na Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital até 28 de maio. Destaque também para o passeio pedestre pelos Trilhos de Chamusca da Beira, na manhã de domingo e para o concerto “Músicas de Abril” com a presença dos grupos Stormbringer e Time Slash que acontecerá no Largo Ribeiro do Amaral, a partir das 21H30 no dia 24 de abril em parceria com a associação OHSXXI.
No dia 25 de abril (terça-feira), a sessão solene das comemorações terá início pelas 10h45 no Jardim Oliveira Mano e além das intervenções das individualidades presentes contará com um momento musical acústico a cargo de jovens artistas locais e a declamação de alguns poemas – “Dar voz aos poetas de abril | 3 poemas, 3 gerações” por elementos do Clube de Leitura em Voz Alta da biblioteca municipal de Oliveira do Hospital.
Esta cerimónia é antecedida pela arruada na cidade com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e pelo hastear da Bandeira e interpretação do Hino Nacional, pelo Choral Poliphónico do Alva e Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz, nos Paços do Município às 10H30.
Durante a tarde, a partir das 15h00, no Largo Ribeiro do Amaral acontece o III Encontro Concelhio de Filarmónicas com distribuição de cravos de papel com mensagens de abril executados pelas IPSS concelhias. Em simultâneo, no Jardim Oliveira Mano podem ser apreciados os trabalhos dos alunos das escolas do concelho e a exposição da história infantil sobre o 25 de abril, “O Tesouro”, de Manuel António Pina.
Refira-se ainda que se encontram patentes várias exposições temáticas, relacionadas com a Revolução dos Cravos, em diferentes espaços municipais – Casa da Cultura César Oliveira, Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, Museu Municipal Dr. Simões Saraiva – e que podem ser visitadas até ao final do mês de abril.
Artigos Relacionados
Primeiro “Ca$h Resto Z€ro” de 2017 aplaude “vitória” da Estrada da Beira
No primeiro “Cash Resto Zero” de 2017, Vítor Neves destaca a importância que este dia, 6 de janeiro, tem para o concelho de Oliveira do Hospital em matéria de acessibilidades.
Eptoliva celebra Natal com a Comunidade
A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou a chegada do Natal, realizando a habitual festa alusiva a esta quadra, no final da tarde do
Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”
No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.
Quatro anos de prisão para assaltante de Oliveira do Hospital
O Tribunal de Coimbra condenou um assaltante de Oliveira do Hospital, com residência em Negrelos, a quatro anos de prisão efetiva, por três furtos em, habitações e numa empresa.
Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro
Uma colisão entre um camião de mercadorias e um reboque de assistência em viagem, ao quilómetro 217 da A1, sentido Porto/Lisboa, provocou um morto, um ferido grave e um ligeiro, na
Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento
Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…
Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques
O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em
EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital,
Carro de rali caiu ao rio em Mortágua. Um dos ocupantes está desaparecido.
Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. O alerta foi dado pouco depois das 15 horas.
“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital
A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…
Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”
Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às
Sinistralidade: 15 detenções, 955 infrações e 89 acidentes no distrito de Coimbra
O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 18 a 25 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização