Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital
21 Abril, 2017 1024 Views

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

As comemorações têm como ponto alto a sessão solene durante a manhã do feriado mas englobam outras iniciativas como concertos, exposições temáticas, animação de rua e atividades desportivas. A inauguração simbólica da exposição de fotografia e documental “Presidentes da República”, no início do mês e que está patente no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, marcou o arranque da programação que se intensifica no próximo fim de semana, antecedendo o feriado do 25 de abril.

No próximo sábado, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe um concerto com o grupo Sax & Companhia que tem início às 21H30. Neste espetáculo que percorre alguns momentos emblemáticos que antecederam a revolução de 1974, pretende-se evocar temáticas como o Medo e a Repressão, a Guerra, a Censura, a Liberdade, a Incerteza e a Esperança. Num encontro entre a palavra e a música são apresentados poemas e canções que ganham nova força e sentido na abordagem do grupo que junta a sonoridade de um quarteto de saxofones, percussão e voz feminina, numa iniciativa do Município de Oliveira do Hospital no âmbito da parceria estabelecida com a CulturXis.

No dia seguinte, 23 de abril, pelas 17H00, será inaugurada a 3.ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas de Oliveira do Hospital nos Paços do Município. Este ano, as obras que integram a exposição estarão patentes ao público na Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital até 28 de maio. Destaque também para o passeio pedestre pelos Trilhos de Chamusca da Beira, na manhã de domingo e para o concerto “Músicas de Abril” com a presença dos grupos Stormbringer e Time Slash que acontecerá no Largo Ribeiro do Amaral, a partir das 21H30 no dia 24 de abril em parceria com a associação OHSXXI.

No dia 25 de abril (terça-feira), a sessão solene das comemorações terá início pelas 10h45 no Jardim Oliveira Mano e além das intervenções das individualidades presentes contará com um momento musical acústico a cargo de jovens artistas locais e a declamação de alguns poemas – “Dar voz aos poetas de abril | 3 poemas, 3 gerações” por elementos do Clube de Leitura em Voz Alta da biblioteca municipal de Oliveira do Hospital.

Esta cerimónia é antecedida pela arruada na cidade com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e pelo hastear da Bandeira e interpretação do Hino Nacional, pelo Choral Poliphónico do Alva e Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz, nos Paços do Município às 10H30.

Durante a tarde, a partir das 15h00, no Largo Ribeiro do Amaral acontece o III Encontro Concelhio de Filarmónicas com distribuição de cravos de papel com mensagens de abril executados pelas IPSS concelhias. Em simultâneo, no Jardim Oliveira Mano podem ser apreciados os trabalhos dos alunos das escolas do concelho e a exposição da história infantil sobre o 25 de abril, “O Tesouro”, de Manuel António Pina.

Refira-se ainda que se encontram patentes várias exposições temáticas, relacionadas com a Revolução dos Cravos, em diferentes espaços municipais – Casa da Cultura César Oliveira, Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, Museu Municipal Dr. Simões Saraiva – e que podem ser visitadas até ao final do mês de abril.

image_pdfimage_print
Previous Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas
Next “Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Educação

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Informação

Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”

À semelhança do que aconteceu por todo o país e em vários cantos do mundo, também os oliveirenses festejaram, ontem à noite, a conquista do campeonato Europeu.

Educação

Férias Ativas 2017 já iniciaram em Oliveira do Hospital

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais iniciaram esta semana com o primeiro grupo de participantes. Foi com a dinamização de atividades na área do Ambiente e da Floresta …

Região

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Informação

Escolas de Oliveira do Hospital com oscilações no ranking

Das cinco escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o ensino secundário registou uma ligeira descida no ranking divulgado no fim-de-semana. A nível do terceiro ciclo,

Informação

EPTOLIVA entre as três melhores PAP nacionais

No âmbito do Concurso Nacional “As melhores PAP”, a Escola Profissional EPTOLIVA logrou o prémio nacional, pelo contributo na promoção da excelência do Ensino Profissional, …

Destaque

Oliveira do Hospital entregou medalhas de mérito “a quem as merece”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital cumpriu no sábado, em Dia do Município, a habitual homenagem a personalidades. Arménio Tavares, Francisco Martins,…

Última Hora

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Última Hora

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia

Última Hora

Paulo Campos entre os três ex-governantes de Sócrates sob escuta no caso das PPP

Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos, três antigos governantes de José Sócrates, estiveram sob escuta telefónica no âmbito da investigação do Ministério Público …

Região

Acidente provoca dois mortos e quatro feridos no IP3 em Santa Comba Dão

Uma colisão entre dois veículos ligeiros no Itinerário Principal (IP) 3 provocou, esta manhã, no concelho de Santa Comba Dão, dois mortos e quatro feridos, entre os quais um bebé

Última Hora

Cooperativa Rádio Boa Nova elegeu novos corpos sociais para novo mandato até 2020

Na passada sexta-feira, a Rádio Boa Nova elegeu os novos corpos sociais, que vão assumir os comandos desta instituição até 2020.Padre António Loureiro é …

Região

Tábua adere ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento

O Município de Tábua assinou com a Associação Dignitude, um protocolo de adesão ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem como objetivo…

Informação

Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança

Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 07h30 preocupavam mais os bombeiros e, por isso, vão ser reforçados …

Última Hora

Miguel Ventura convidado para Adjunto do Ministro da Agricultura Capoulas dos Santos

Miguel Ventura, até aqui presidente da ADIBER, passa a partir desta segunda-feira, a exercer funções como adjunto no gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural liderado por Capoulas

Última Hora

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Informação

GNR deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 941 doses de cocaína, informou hoje a GNR.

Última Hora

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Sociedade

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

Região

Teatro Comunitário percorre “coração da Serra da Estrela”

Odisseia é o espetáculo de teatro comunitário que vai iniciar viagem em Seia, no dia 2 de Julho à noite, no Largo da Câmara Municipal e que…

Região

“Água Hotels” vai explorar “Hotel Nelas Parq” nos próximos 10 anos

O Hotel Nelas ParQ vai ser explorado pelo Grupo Internacional de hotéis, “Água Hotels”, nos próximos 10 anos, com início neste mês de julho..

Desporto

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Informação

Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, assinou no dia 4 de agosto, na Associação Recreativa Sevilhense, o Contrato de Adjudicação da Empreitada de …

Região

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.