Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas das acessibilidades, assim como da saúde. As preocupações foram partilhadas pelos partidos com representação no concelho. O PSD faltou às comemorações.

No Salão Nobre do município,  José Carlos Alexandrino disse esperar que o governo faça o que lhe “compete”, assegurando “não baixar os braços” e estar “ao lado dos cidadãos mais desfavorecidos”. “Já estamos cansados pela resolução de problemas que condicionam o desenvolvimento desta região. Jamais darei tréguas a este governo enquanto a principal via seja uma estrada cheia de buracos do tempo da monarquia”, referiu o presidente da Câmara que, com a garantia de que a requalificação da EN 17 avançará em breve, não abdica da conclusão do IC6, num território onde os nossos empresários “são uns heróis” e “lutam em condições de desigualdade.”

O autarca manifestou-se igualmente “inconformado enquanto houver um cidadão sem médico de família”. Nesta matéria, Alexandrino também espera pela intervenção do governo e nota que “se não fosse a fortíssima e pronta intervenção deste executivo teríamos o SAP em colapso ou fechado, assim como outras extensões de saúde”. “É intolerável que existam mais de seis mil cidadãos com dificuldades de acesso a uma simples receita médica. Se não fosse a Unidade Móvel de Saúde teríamos um cenário mais dramático e gente entregue à sua sorte”, observou o autarca, satisfeito por no próximo dia 2 de maio a população de Lagares da Beira poder contar com médico de família. Informou ainda que foi aberto concurso para a colocação de mais dois médicos no concelho.

No discurso comemorativo do 25 de abril, Alexandrino destacou o trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia , assim como o exercício financeiro municipal, em 2015, com saldo positivo de 1,3 milhões de Euros, que demonstra que “é possível ter bom desempenho sem gastar mais do que aquilo que se tem”. Destacou ainda o investimento de sete milhões de Euros que vai ser feito na cidade no âmbito do programa Portugal 2020.

A encerrar a sessão solene que teve lugar no Salão Nobre da autarquia, Alexandrino não deixou de criticar a ausência do PSD daquela cerimónia, mas que disse não estranhar dada a inexistência de cultura democrática nos mandatos autárquicos do PSD.

A representar o PS, a deputada municipal Cristina Carvalho recordou a sua vivência do 25 de abril de 1974, para notar que “hoje vivemos dias de esperança”.  Em particular, destacou a “relação aberta e cultura de diálogo” que existe no concelho, ao mesmo tempo que notou, entre outras situações, que Oliveira do Hospital precisa “melhor saúde e mais meios”

Maria José Falcão de Brito, do CDS -PP, por seu lado mostrou não ter dúvidas de que “continuamos a anos luz dos valores de abril “ e que “muito caminho temos para percorrer” diante de um país com “assimetrias abissais” que, à escala concelhia, se traduzem numa via principal que é “ uma estrada real e já lá vão 106 anos desde a implantação da República”, numa “saúde precária” e numa  “justiça que se deslocou para mais de  80 km de distância”.

Manifestamente contra as políticas europeístas e adesão ao Euro, João Dinis da CDU notou que independentemente do governo, os oliveirenses têm “direitos” e são “portugueses de primeira” e devem “reclamar”.

A abrir a sessão comemorativa, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Oliveira, Rodrigues Gonçalves disse que vale a pena continuar a comemorar abril, agradecendo ao executivo municipal os vários eventos integrados no programa comemorativo. “Vale a pena celebrar sim”, referiu.

image_pdfimage_print
Previous ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro
Next Ténis de Mesa: CCPOH com desaire tangencial

Artigos Relacionados

Sociedade

Rádio Boa Nova realiza debate para assinalar Dia Municipal para a Igualdade

A Rádio Boa Nova associa-se às comemorações do Dia Municipal para a Igualdade promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital. Amanhã, entre as 10h00 e as 12h00,…

Informação

Projeto “Eco-Côdea” conquistou 3º lugar na Expo Empresas da CIM da Região de Coimbra

O projeto Eco Côdea do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, 9º O – Curso CEF Restaurante/ Bar, garantiu o terceiro lugar … … na primeira edição da Expo

Informação

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Informação

Livro apresenta “Contributos para a história da Freguesia de Meruge”

O arqueólogo Pedro Pina Nóbrega é o autor do livro “Contributos para a História da Freguesia de Meruge” que vai ser apresentado dia 15 de abril, pelas 21h00, no Salão

Última Hora

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Última Hora

Dois feridos graves em colisão entre pesados no IC2

Dois veículos pesados colidiram, ao início da manhã desta quinta-feira, no IC2 na zona de Arrifana, em Condeixa.

Última Hora

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Região

Retomada a ligação entre Caldas da Felgueira e EN231

Está restabelecida a circulação na Estrada Municipal 1475, uma via que é fundamental no acesso à estância termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, …

Região

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Sociedade

Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face

Sociedade

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Região

Pizzaiolo Casimiro Santos comemora 50 anos com amigos e clientes

Casimiro Santos, o conhecido pizzaiolo que integrou a seleção nacional vencedora do campeonato do mundo de Pizzaiolos em Nápoles comemora hoje, dia 12 de junho, 50 anos.

Informação

Fogo em Manteigas mantém uma frente ativa

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, mantinha hoje de manhã …

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Região

Desporto de fim de semana

Está aí mais um fim de semana e com ele, muito desporto para acompanhar. No CNS, o Nogueirense recebe em casa o Mortágua e o Tourizense vai receber o líder

Região

Doze detenções e 47 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 4 a 10 de julho, a GNR efetuou 12 detenções em flagrante delito e registou 47 acidentes no distrito de Coimbra, informou o Comando Territorial de Coimbra.

Última Hora

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Destaque

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Última Hora

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Informação

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Última Hora

Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

A PSP deteve na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30, um homem de 52 nos que estava a conduzir em estado de embriaguez.

Destaque

“Toque de entrada” chama cerca de 2500 alunos ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

É já na próxima quarta feira, dia 13 de setembro, que volta a soar o toque de entrada para o novo ano letivo em Oliveira do Hospital. No Agrupamento de

Informação

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.

Região

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…