Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas das acessibilidades, assim como da saúde. As preocupações foram partilhadas pelos partidos com representação no concelho. O PSD faltou às comemorações.

No Salão Nobre do município,  José Carlos Alexandrino disse esperar que o governo faça o que lhe “compete”, assegurando “não baixar os braços” e estar “ao lado dos cidadãos mais desfavorecidos”. “Já estamos cansados pela resolução de problemas que condicionam o desenvolvimento desta região. Jamais darei tréguas a este governo enquanto a principal via seja uma estrada cheia de buracos do tempo da monarquia”, referiu o presidente da Câmara que, com a garantia de que a requalificação da EN 17 avançará em breve, não abdica da conclusão do IC6, num território onde os nossos empresários “são uns heróis” e “lutam em condições de desigualdade.”

O autarca manifestou-se igualmente “inconformado enquanto houver um cidadão sem médico de família”. Nesta matéria, Alexandrino também espera pela intervenção do governo e nota que “se não fosse a fortíssima e pronta intervenção deste executivo teríamos o SAP em colapso ou fechado, assim como outras extensões de saúde”. “É intolerável que existam mais de seis mil cidadãos com dificuldades de acesso a uma simples receita médica. Se não fosse a Unidade Móvel de Saúde teríamos um cenário mais dramático e gente entregue à sua sorte”, observou o autarca, satisfeito por no próximo dia 2 de maio a população de Lagares da Beira poder contar com médico de família. Informou ainda que foi aberto concurso para a colocação de mais dois médicos no concelho.

No discurso comemorativo do 25 de abril, Alexandrino destacou o trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia , assim como o exercício financeiro municipal, em 2015, com saldo positivo de 1,3 milhões de Euros, que demonstra que “é possível ter bom desempenho sem gastar mais do que aquilo que se tem”. Destacou ainda o investimento de sete milhões de Euros que vai ser feito na cidade no âmbito do programa Portugal 2020.

A encerrar a sessão solene que teve lugar no Salão Nobre da autarquia, Alexandrino não deixou de criticar a ausência do PSD daquela cerimónia, mas que disse não estranhar dada a inexistência de cultura democrática nos mandatos autárquicos do PSD.

A representar o PS, a deputada municipal Cristina Carvalho recordou a sua vivência do 25 de abril de 1974, para notar que “hoje vivemos dias de esperança”.  Em particular, destacou a “relação aberta e cultura de diálogo” que existe no concelho, ao mesmo tempo que notou, entre outras situações, que Oliveira do Hospital precisa “melhor saúde e mais meios”

Maria José Falcão de Brito, do CDS -PP, por seu lado mostrou não ter dúvidas de que “continuamos a anos luz dos valores de abril “ e que “muito caminho temos para percorrer” diante de um país com “assimetrias abissais” que, à escala concelhia, se traduzem numa via principal que é “ uma estrada real e já lá vão 106 anos desde a implantação da República”, numa “saúde precária” e numa  “justiça que se deslocou para mais de  80 km de distância”.

Manifestamente contra as políticas europeístas e adesão ao Euro, João Dinis da CDU notou que independentemente do governo, os oliveirenses têm “direitos” e são “portugueses de primeira” e devem “reclamar”.

A abrir a sessão comemorativa, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Oliveira, Rodrigues Gonçalves disse que vale a pena continuar a comemorar abril, agradecendo ao executivo municipal os vários eventos integrados no programa comemorativo. “Vale a pena celebrar sim”, referiu.

image_pdfimage_print
Previous ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro
Next Ténis de Mesa: CCPOH com desaire tangencial

Artigos Relacionados

Última Hora

Seia: Mil e seiscentos seniores participaram em convívio

O Município de Seia voltou a proporcionar um dia de lazer e convívio aos idosos e pensionistas do concelho, com a realização de mais uma edição do Convívio Sénior, que

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.

Última Hora

Federação do PS assinala “magnífico” resultado eleitoral no distrito

A distrital de Coimbra do PS enaltece o “magnífico resultado eleitoral” alcançado pelos socialistas no distrito,…

Região

Maratona Clube Vila Chã com boa prestação no Campeonato Nacional de estrada no Jamor

No passado dia 14 de janeiro, realizou-se o Campeonato Nacional de estrada no estádio do Jamor, em Lisboa. O Maratona Clube Vila Chã esteve representado por 10 atletas. 

Informação

Jovem detido em estádio após deflagrar engenho pirotécnico proibido

Um jovem de 21 anos foi detido por ter deflagrado um engenho pirotécnico proibido no Estádio Universitário de Coimbra, anunciou hoje a PSP em comunicado.

Região

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Nacional

Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi hoje registado na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora.

Última Hora

Seia: Buscas no rio Mondego para encontrar pescador desaparecido

A GNR e os bombeiros de Seia estão a realizar buscas no rio Mondego à procura de um homem de 64 anos que está desaparecido desde as 23h51 de segunda-feira.

Informação

Empresas: Pastelaria Zé Manel abriu hoje em Oliveira do Hospital

A Pastelaria Zé Manel, nome de referência na cidade de Seia, abriu hoje um novo espaço em Oliveira do Hospital. Aberta diariamente, entre as 08h e as 20h00,…

Última Hora

Estudo conclui que ondas de calor vão aumentar cinco vezes em 100 anos

Um estudo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) conclui que no final do século XXI vai haver cinco vezes mais ondas de calor como aquela que ocorreu durante o

Informação

Deputados do CDS-PP questionam Governo sobre construção dos IC6, IC7 e IC37

Um grupo de deputados do CDS-PP dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas uma pergunta sobre o planeamento / calendarização para a construção / conclusão dos itinerários complementares IC6,

Destaque

Oliveira do Hospital “cuida” de 25 hectares de área reflorestada

No Dia da Floresta Autóctone,  que ontem se assinalou, o Município de Oliveira do Hospital lançou o novo projeto ambiental “É Hora de Cuidar”. Depois da reflorestação de 25 hectares,

Última Hora

Natal resultou em mais de 150 mil Euros em compras no comércio local de Oliveira do Hospital

É positivo o balanço em torno de mais uma ação de incentivo às compras no comércio local de Oliveira do Hospital promovida pela ADI e o Município de Oliveira do

Última Hora

PJ deteve a mãe de criança colhida por comboio por suspeita de crime de exposição ou abandono

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mãe do menino de dois anos e meio que foi colhido por um comboio Intercidades…

Última Hora

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Última Hora

Comissão Politica do PSD de Oliveira do Hospital, apresenta os seus candidatos às autárquicas 2017

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital marcou para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, pelas 21:00 horas na sua sede na Rua António Canastrinha, a apresentação

Última Hora

Roubaram pneus de carrinha da Cáritas em S. Paio de Gramaços

Uma carrinha da Cáritas, ao serviço do centro localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital foi objeto de furto na última noite.

Informação

“The Black Mamba” animou a sexta noite da EXPOH

O grupo “The Black Mamba” subiu ontem ao palco principal do parque do Mandanelho naquela que foi a sexta noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

No ano em que completa 20 anos de agenciamento Vodafone em Oliveira do Hospital, a empresa Gouveiatel surpreendeu os clientes e amigos com um novo e moderno espaço,…

Última Hora

Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares (AD Lagares), ambos a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Informação

Calor coloca seis distritos sob aviso amarelo

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Informação

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de

Informação

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.