Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo
26 Abril, 2016 1111 Views

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

image_pdfimage_print

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas das acessibilidades, assim como da saúde. As preocupações foram partilhadas pelos partidos com representação no concelho. O PSD faltou às comemorações.

No Salão Nobre do município,  José Carlos Alexandrino disse esperar que o governo faça o que lhe “compete”, assegurando “não baixar os braços” e estar “ao lado dos cidadãos mais desfavorecidos”. “Já estamos cansados pela resolução de problemas que condicionam o desenvolvimento desta região. Jamais darei tréguas a este governo enquanto a principal via seja uma estrada cheia de buracos do tempo da monarquia”, referiu o presidente da Câmara que, com a garantia de que a requalificação da EN 17 avançará em breve, não abdica da conclusão do IC6, num território onde os nossos empresários “são uns heróis” e “lutam em condições de desigualdade.”

O autarca manifestou-se igualmente “inconformado enquanto houver um cidadão sem médico de família”. Nesta matéria, Alexandrino também espera pela intervenção do governo e nota que “se não fosse a fortíssima e pronta intervenção deste executivo teríamos o SAP em colapso ou fechado, assim como outras extensões de saúde”. “É intolerável que existam mais de seis mil cidadãos com dificuldades de acesso a uma simples receita médica. Se não fosse a Unidade Móvel de Saúde teríamos um cenário mais dramático e gente entregue à sua sorte”, observou o autarca, satisfeito por no próximo dia 2 de maio a população de Lagares da Beira poder contar com médico de família. Informou ainda que foi aberto concurso para a colocação de mais dois médicos no concelho.

No discurso comemorativo do 25 de abril, Alexandrino destacou o trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia , assim como o exercício financeiro municipal, em 2015, com saldo positivo de 1,3 milhões de Euros, que demonstra que “é possível ter bom desempenho sem gastar mais do que aquilo que se tem”. Destacou ainda o investimento de sete milhões de Euros que vai ser feito na cidade no âmbito do programa Portugal 2020.

A encerrar a sessão solene que teve lugar no Salão Nobre da autarquia, Alexandrino não deixou de criticar a ausência do PSD daquela cerimónia, mas que disse não estranhar dada a inexistência de cultura democrática nos mandatos autárquicos do PSD.

A representar o PS, a deputada municipal Cristina Carvalho recordou a sua vivência do 25 de abril de 1974, para notar que “hoje vivemos dias de esperança”.  Em particular, destacou a “relação aberta e cultura de diálogo” que existe no concelho, ao mesmo tempo que notou, entre outras situações, que Oliveira do Hospital precisa “melhor saúde e mais meios”

Maria José Falcão de Brito, do CDS -PP, por seu lado mostrou não ter dúvidas de que “continuamos a anos luz dos valores de abril “ e que “muito caminho temos para percorrer” diante de um país com “assimetrias abissais” que, à escala concelhia, se traduzem numa via principal que é “ uma estrada real e já lá vão 106 anos desde a implantação da República”, numa “saúde precária” e numa  “justiça que se deslocou para mais de  80 km de distância”.

Manifestamente contra as políticas europeístas e adesão ao Euro, João Dinis da CDU notou que independentemente do governo, os oliveirenses têm “direitos” e são “portugueses de primeira” e devem “reclamar”.

A abrir a sessão comemorativa, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Oliveira, Rodrigues Gonçalves disse que vale a pena continuar a comemorar abril, agradecendo ao executivo municipal os vários eventos integrados no programa comemorativo. “Vale a pena celebrar sim”, referiu.

Previous ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro
Next Ténis de Mesa: CCPOH com desaire tangencial

Artigos Relacionados

Sociedade

Apresentador Fernando Mendes volta a apadrinhar Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

O conhecido apresentador de televisão, Fernando Mendes, volta a “dar a cara” pela Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 11 e

Informação

Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

O Município de Tábua inaugura na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 16h30, o novo recinto de Feiras e Eventos, com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de

Última Hora

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Informação

Sinistralidade: 19 detenções, 1028 infrações e 63 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Última Hora

Habitação ardeu parcialmente no concelho de Tabuaço

Uma casa ardeu parcialmente esta quinta-feira, 17 de janeiro, e três pessoas foram transportadas ao hospital por inalação de fumos, na localidade de Santa Leocádia, concelho de Tabuaço.

Última Hora

Politécnico de Coimbra quer instalação própria para escola de Oliveira do Hospital

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) quer aproveitar o início do próximo quadro comunitário para construir instalações próprias e a residência da Escola Superior de Oliveira do Hospital, …

Informação

Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva assinalou 13.º aniversário

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, assinalou,  o 13.º aniversário com a dinamização de uma tertúlia sobre “Recordações de Abril” a que se seguiu uma oficina …

Última Hora

Camionistas queixam-se de furto de combustível em Oliveira do Hospital

No período de duas semanas, pelo menos dois condutores de pesados depararam-se com situações de furto de combustível nos depósitos dos camiões, estacionados na cidade de Oliveira do Hospital.

Nacional

Autarcas não reelegíveis são menos despesistas

Os autarcas que não se podem recandidatar gastam menos dinheiro em ano de eleições. Um estudo da Universidade do Minho e editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos…

Última Hora

João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

João Ataíde, atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, será o novo secretário de Estado do Ambiente e tomará posse na quinta-feira.

Informação

Intercâmbio gastronómico reúne Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e Gerrit Komrij College em jantar temático

Hoje, dia 11 de abril, acontece na cantina da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), pelas 19h30, um jantar temático holandês.