Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo
26 Abril, 2016 1174 Views

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

image_pdfimage_print

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas das acessibilidades, assim como da saúde. As preocupações foram partilhadas pelos partidos com representação no concelho. O PSD faltou às comemorações.

No Salão Nobre do município,  José Carlos Alexandrino disse esperar que o governo faça o que lhe “compete”, assegurando “não baixar os braços” e estar “ao lado dos cidadãos mais desfavorecidos”. “Já estamos cansados pela resolução de problemas que condicionam o desenvolvimento desta região. Jamais darei tréguas a este governo enquanto a principal via seja uma estrada cheia de buracos do tempo da monarquia”, referiu o presidente da Câmara que, com a garantia de que a requalificação da EN 17 avançará em breve, não abdica da conclusão do IC6, num território onde os nossos empresários “são uns heróis” e “lutam em condições de desigualdade.”

O autarca manifestou-se igualmente “inconformado enquanto houver um cidadão sem médico de família”. Nesta matéria, Alexandrino também espera pela intervenção do governo e nota que “se não fosse a fortíssima e pronta intervenção deste executivo teríamos o SAP em colapso ou fechado, assim como outras extensões de saúde”. “É intolerável que existam mais de seis mil cidadãos com dificuldades de acesso a uma simples receita médica. Se não fosse a Unidade Móvel de Saúde teríamos um cenário mais dramático e gente entregue à sua sorte”, observou o autarca, satisfeito por no próximo dia 2 de maio a população de Lagares da Beira poder contar com médico de família. Informou ainda que foi aberto concurso para a colocação de mais dois médicos no concelho.

No discurso comemorativo do 25 de abril, Alexandrino destacou o trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia , assim como o exercício financeiro municipal, em 2015, com saldo positivo de 1,3 milhões de Euros, que demonstra que “é possível ter bom desempenho sem gastar mais do que aquilo que se tem”. Destacou ainda o investimento de sete milhões de Euros que vai ser feito na cidade no âmbito do programa Portugal 2020.

A encerrar a sessão solene que teve lugar no Salão Nobre da autarquia, Alexandrino não deixou de criticar a ausência do PSD daquela cerimónia, mas que disse não estranhar dada a inexistência de cultura democrática nos mandatos autárquicos do PSD.

A representar o PS, a deputada municipal Cristina Carvalho recordou a sua vivência do 25 de abril de 1974, para notar que “hoje vivemos dias de esperança”.  Em particular, destacou a “relação aberta e cultura de diálogo” que existe no concelho, ao mesmo tempo que notou, entre outras situações, que Oliveira do Hospital precisa “melhor saúde e mais meios”

Maria José Falcão de Brito, do CDS -PP, por seu lado mostrou não ter dúvidas de que “continuamos a anos luz dos valores de abril “ e que “muito caminho temos para percorrer” diante de um país com “assimetrias abissais” que, à escala concelhia, se traduzem numa via principal que é “ uma estrada real e já lá vão 106 anos desde a implantação da República”, numa “saúde precária” e numa  “justiça que se deslocou para mais de  80 km de distância”.

Manifestamente contra as políticas europeístas e adesão ao Euro, João Dinis da CDU notou que independentemente do governo, os oliveirenses têm “direitos” e são “portugueses de primeira” e devem “reclamar”.

A abrir a sessão comemorativa, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Oliveira, Rodrigues Gonçalves disse que vale a pena continuar a comemorar abril, agradecendo ao executivo municipal os vários eventos integrados no programa comemorativo. “Vale a pena celebrar sim”, referiu.

Previous ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro
Next Ténis de Mesa: CCPOH com desaire tangencial

Artigos Relacionados

Região

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que estavam encerradas ao trânsito desde domingo à noite devido à neve, foram todas reabertas hoje de manhã, …

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Última Hora

Incêndio de grandes proporções, lavra no vizinho concelho de Seia (Vide)

  O incêndio teve início pelas 15 horas junto às povoações de Vide, Cabeça. Durante a tarde, os meios aéreos foram peça importante no combate às chamas. Na avaliação feita

Informação

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Vídeos

Festa do Queijo recebe visita de Marcelo e promete ser um sucesso até domingo

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital abriu esta manhã, prometendo atrair milhares de pessoas nos dois dias do certame. Maria do Céu Albuquerque, …

Última Hora

GNR começa hoje a intensificar fiscalização de controlo de velocidade

A GNR vai intensificar, a partir de hoje e até dia 19, as ações de sensibilização e de fiscalização rodoviária de controlo da velocidade, durante a Operação Viajar Sem Pressa.

Informação

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Informação

Candidata do PSD derrotada em 2013 diz-se de “alma lavada”

Cristina Oliveira, a candidata pelo PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2013 reduziu a apenas um vereador a presença do partido no executivo diz sentir-se de

Última Hora

Município de Tábua entrega mais três habitações alvo de reabilitação após os incêndios

O Município de Tábua entrega amanhã, dia 8 de maio, mais três habitações que foram alvo de reabilitação, no âmbito do Programa de Reconstrução de Habitações Permanentes, destruídas pelos incêndios

Última Hora

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Última Hora

Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 30 de junho e 1 de julho, que se realiza a secular romaria de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, no