Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas das acessibilidades, assim como da saúde. As preocupações foram partilhadas pelos partidos com representação no concelho. O PSD faltou às comemorações.

No Salão Nobre do município,  José Carlos Alexandrino disse esperar que o governo faça o que lhe “compete”, assegurando “não baixar os braços” e estar “ao lado dos cidadãos mais desfavorecidos”. “Já estamos cansados pela resolução de problemas que condicionam o desenvolvimento desta região. Jamais darei tréguas a este governo enquanto a principal via seja uma estrada cheia de buracos do tempo da monarquia”, referiu o presidente da Câmara que, com a garantia de que a requalificação da EN 17 avançará em breve, não abdica da conclusão do IC6, num território onde os nossos empresários “são uns heróis” e “lutam em condições de desigualdade.”

O autarca manifestou-se igualmente “inconformado enquanto houver um cidadão sem médico de família”. Nesta matéria, Alexandrino também espera pela intervenção do governo e nota que “se não fosse a fortíssima e pronta intervenção deste executivo teríamos o SAP em colapso ou fechado, assim como outras extensões de saúde”. “É intolerável que existam mais de seis mil cidadãos com dificuldades de acesso a uma simples receita médica. Se não fosse a Unidade Móvel de Saúde teríamos um cenário mais dramático e gente entregue à sua sorte”, observou o autarca, satisfeito por no próximo dia 2 de maio a população de Lagares da Beira poder contar com médico de família. Informou ainda que foi aberto concurso para a colocação de mais dois médicos no concelho.

No discurso comemorativo do 25 de abril, Alexandrino destacou o trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia , assim como o exercício financeiro municipal, em 2015, com saldo positivo de 1,3 milhões de Euros, que demonstra que “é possível ter bom desempenho sem gastar mais do que aquilo que se tem”. Destacou ainda o investimento de sete milhões de Euros que vai ser feito na cidade no âmbito do programa Portugal 2020.

A encerrar a sessão solene que teve lugar no Salão Nobre da autarquia, Alexandrino não deixou de criticar a ausência do PSD daquela cerimónia, mas que disse não estranhar dada a inexistência de cultura democrática nos mandatos autárquicos do PSD.

A representar o PS, a deputada municipal Cristina Carvalho recordou a sua vivência do 25 de abril de 1974, para notar que “hoje vivemos dias de esperança”.  Em particular, destacou a “relação aberta e cultura de diálogo” que existe no concelho, ao mesmo tempo que notou, entre outras situações, que Oliveira do Hospital precisa “melhor saúde e mais meios”

Maria José Falcão de Brito, do CDS -PP, por seu lado mostrou não ter dúvidas de que “continuamos a anos luz dos valores de abril “ e que “muito caminho temos para percorrer” diante de um país com “assimetrias abissais” que, à escala concelhia, se traduzem numa via principal que é “ uma estrada real e já lá vão 106 anos desde a implantação da República”, numa “saúde precária” e numa  “justiça que se deslocou para mais de  80 km de distância”.

Manifestamente contra as políticas europeístas e adesão ao Euro, João Dinis da CDU notou que independentemente do governo, os oliveirenses têm “direitos” e são “portugueses de primeira” e devem “reclamar”.

A abrir a sessão comemorativa, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Oliveira, Rodrigues Gonçalves disse que vale a pena continuar a comemorar abril, agradecendo ao executivo municipal os vários eventos integrados no programa comemorativo. “Vale a pena celebrar sim”, referiu.

image_pdfimage_print
Previous ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro
Next Ténis de Mesa: CCPOH com desaire tangencial

Artigos Relacionados

Informação

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Região

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Educação

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Informação

EXPOH arranca a 22 de julho e promete ser a “melhor de sempre” (Com vídeos e reportagem áudio)

Fazer da EXPOH 2017 a “melhor de sempre” em Oliveira do Hospital é o objetivo do Município de Oliveira do Hospital, que apostou num cartaz arrojado que traz ao concelho

Informação

Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Uma colisão entre um camião de mercadorias e um reboque de assistência em viagem, ao quilómetro 217 da A1, sentido Porto/Lisboa, provocou um morto, um ferido grave e um ligeiro, na

Região

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Cultura

Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

A vila de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, o segundo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, um conjunto

Região

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.

Região

Autarca de Oliveira do Hospital declara apoio a aldeia do Piódão

Na sequência da eleição da aldeia do Píódão como finalista do concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeias Remotas”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Última Hora

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Região

CIM Região de Coimbra promove “Volta de Apoio ao Emprego”

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), promove a

Informação

Agricultor suspeito de ter ateado fogo em Resende ficou em prisão preventiva

Um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal em Resende, distrito de Viseu, ficou em prisão preventiva depois de ter sido presente a tribunal.

Informação

Jovens aconselhados a ler mais e a despender menos tempo nas redes sociais

Em Oliveira do Hospital sobressaiu, hoje, a importância do livro e da leitura entre os jovens estudantes. O concelho acolhe a fase regional do Concurso Nacional de Leitura, com a

Sociedade

Remax chega a Oliveira do Hospital e à região

A Remax Magistral, com sede em Tondela, abriu em meados do mês de setembro um ponto de venda em Oliveira do Hospital com o objetivo de aproveitar as “oportunidades de

Região

 GNR apreendeu armas de fogo

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), apreendeu no dia 26 de fevereiro, …

Última Hora

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Última Hora

Vários concelhos da Guarda e Viseu com falhas de energia elétrica

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu, …

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Última Hora

Feira da Primavera em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”,…

Informação

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Sociedade

PSP desmantela rede de tráfico de droga

Durante a madrugada do dia 24 de janeiro, a PSP de Castelo Branco procedeu à realização de buscas domiciliárias em oito residências na cidade.

Informação

Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção

No próximo sábado, 26 de março, joga-se a jornada sete da fase da manutenção do Campeonato de Portugal Prio, Série. O FCOH vai jogar no reduto do Pampilhosa. A ADN

Informação

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.