Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios
15 Maio, 2019 357 Views

Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios

image_pdfimage_print

O Comandante Distrital das Operações de Socorro de Coimbra defendeu, esta manhã, que o objetivo em mais uma época de incêndios é de “baixas zero”.

Na apresentação do Plano Operacional Distrital de Coimbra, realizada no auditório da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Carlos Luís Tavares  deixou uma mensagem de “confiança” no envolvimento de todos os meios, na rápida detecção e extinção dos incêndios florestais. Reiterou por isso que o lema da estrutura que dirige, e que envolve todos os meios disponíveis em cada um dos concelhos do distrito é de “baixas zero e juntos somos mais fortes”. “A defesa da floresta tem que ser um desígnio nacional”, defendeu o responsável que no ano passado contabilizou 276 ocorrências no território, mas com pouca expressão em termos de área ardida.

José Carlos Alexandrino, presidente da CIM da Região de Coimbra considerou que em causa está “um trabalho difícil e de confiança, porque nem sempre as coisas são fáceis no terreno”. “No terreno deparamo-nos com dificuldades que não estão previstas”, referiu. O também presidente do Município de Oliveira do Hospital recordou os incêndios de Pedrógrão, em junho, e os de outubro de 2017 em que se percebeu “que não havia plano nenhum que desse resposta” ao que aconteceu. “Ninguém conseguiu antecipar o que aconteceu. Agora estaremos mais preparados , com respostas mais preparadas”, afirmou. Para o autarca e presidente da CIM da Região de Coimbra a “primeira intervenção é fundamental”.

Audios e Foto: Notícias de Coimbra

Previous Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje
Next Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

Artigos Relacionados

Região

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em

Última Hora

Mangualde: GNR deteve três suspeitos de tráfico de droga

A GNR anunciou a detenção de dois homens, de 39 e 43 anos, e de uma mulher, de 40 anos, suspeitos de tráfico de droga, no concelho de Mangualde, no

Região

Arganil acolhe sessão de abertura do Festival Literário do Interior

Arganil foi o Município escolhido para acolher a cerimónia de abertura da 2ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo.

Informação

PJ deteve suspeito de burla qualificada e falsificação de documentos na Covilhã

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos,…

Última Hora

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Desporto

CCPOH em 7º lugar no campeonato nacional

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) disputou, no passado sábado, dois encontros a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa.

Informação

ASAE apreende vinho premium falsificado à venda online

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), desenvolveu, nos últimos meses,…

Última Hora

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Desporto

Desporto para o fim de semana

Este fim de semana é marcado pela realização da terceira edição da Gala do Desporto (sábado 21h00). Reconhecer e valorizar todos os agentes desportivos que na época 2015/2016 contribuíram  para

Informação

ABC de Nelas sagra-se Campeão Distrital de Futsal de Infantis da AF de Viseu 2016/2017

A duas jornadas do final do campeonato, o ABC de Nelas sagrou-se Campeão Distrital de Juniores D/Infantis de Futsal da AF de Viseu, título que já não conquistava desde 2013/2014,

Última Hora

Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano

Júlia Azevedo, pianista, e Inês Luzio, eufonista e arganilense, apresentam no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, um Recital com entrada gratuita.

Última Hora

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão.

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão. A carta com o pedido de demissão foi hoje entregue em mão ao presidente da