Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

… o normal funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) durante o dia, através da colocação de dois novos médicos.

José Carlos Alexandrino reuniu, na sexta feira à tarde, com o ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, a quem reivindicou a reposição do SAP depois de aquele serviço ter sido reduzido ao modelo de Unidade de Saúde Familiar (USF). “Esta USF não tem dado as respostas e reivindicámos de novo ao ministro, dizendo que Oliveira do Hospital quer umas urgências a sério. Temos esse direito, até pelos incêndios… isto é uma situação dramática”, contou esta manhã o autarca no encontro com os jornalistas, informando que no imediato, o ministro deu ordens à presidente da Administração Regional de Saúde, Rosa Reis Marques para contratar dois médicos, para assegurar o SAP durante a semana”. “O ministro foi claro e percebeu o nosso problema”, referiu Alexandrino, assegurando que “vamos continuar a ter o SAP”.

Ainda que satisfeito com a solução encontrada, Alexandrino não deixa cair a reivindicação de colocação de quatro médicos no quadro do Centro de Saúde, no sentido de assegurar médico de família a toda a população. Uma colocação que o autarca espera que venha a acontecer, no âmbito de um concurso que vai decorrer no mês de abril. José Carlos Alexandrino entende que a fixação de médicos no interior passará por incentivos, defendendo também a obrigação de que os clínicos formados nas escolas públicas exerçam a sua profissão nestes concelhos e “façam alguma coisa ao país”. “O governo deve tomar medidas”, entende.

A iniciar a conferência de imprensa com um historial da saúde em Oliveira do Hospital_ recordou que em 1989 o hospital público passou para a FAAD e em 2008 as urgências foram transformadas em SAP_ José Carlos Alexandrino lamentou que antes “não tenha havido nenhuma voz que defendesse os interesses de Oliveira do Hospital como hoje”.

“O que eu quero, é que os cidadãos de Oliveira do Hospital tenham condições de saúde, que são direitos fundamentais. Trouxemos este problema para dentro da Câmara Municipal, ao contrário de outros”, referiu esta manhã o autarca, notando que a sua reivindicação maior passa por um verdadeiro serviço de urgências.

Em conferência de imprensa, o autarca volta a considerar acertada a passagem das urgências para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, no período noturno, assegurando que em causa não está a privatização da saúde no concelho. Disse, no entanto, ter já denunciado junto da Inspeção Geral de Saúde o caso de médicos que, no serviço público, entregavam cartões privados para encaminhar utentes para os seus consultórios particulares.

Para colmatar os problemas de saúde no concelho, Alexandrino disse que a área de abrangência da Unidade Móvel de Saúde vai ser alargada à zona Norte do concelho. A UMS lançada por ocasião da “anterior crise de falta de médicos” percorreu as freguesias de Aldeia das Dez, S. Gião e Lourosa atendendo, em 2017, um total de 5429 pessoas. O autarca espera em 2018 chegar aos 10 mil atendimentos.

Foto e vídeo: Beatriz Cruz

Previous Resultados desportivos de fim-de-semana
Next Colocação da primeira pedra da “Escola de Todos Nós” em Midões

Artigos Relacionados

Informação

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete

Última Hora

João Paulo Albuquerque encara derrota “com uma certa mágoa”

O candidato derrotado nas eleições em Oliveira do Hospital admitiu ontem à noite que é “com uma certa mágoa” que olha para o desfecho das autárquicas no concelho,…

Região

Lugar Sonoro – Um programa de Luís Antero

Todos os lugares são sonoros. A cidade, a vila e a aldeia. A quelha, a rua e o largo. Os vales e os rios. A serra. O som faz parte

Informação

Oliveira do Hospital não vai cobrar água gasta pela população a combater o fogo

A fatura de água do mês de outubro, em Oliveira do Hospital, vai corresponder à média de consumo dos últimos 12 meses em cada habitação.

Região

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Última Hora

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital isenta de IMI imóveis destruídos pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, em reunião do executivo camarário,…

Educação

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Região

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Última Hora

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Desporto

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …