Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

… o normal funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) durante o dia, através da colocação de dois novos médicos.

José Carlos Alexandrino reuniu, na sexta feira à tarde, com o ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, a quem reivindicou a reposição do SAP depois de aquele serviço ter sido reduzido ao modelo de Unidade de Saúde Familiar (USF). “Esta USF não tem dado as respostas e reivindicámos de novo ao ministro, dizendo que Oliveira do Hospital quer umas urgências a sério. Temos esse direito, até pelos incêndios… isto é uma situação dramática”, contou esta manhã o autarca no encontro com os jornalistas, informando que no imediato, o ministro deu ordens à presidente da Administração Regional de Saúde, Rosa Reis Marques para contratar dois médicos, para assegurar o SAP durante a semana”. “O ministro foi claro e percebeu o nosso problema”, referiu Alexandrino, assegurando que “vamos continuar a ter o SAP”.

Ainda que satisfeito com a solução encontrada, Alexandrino não deixa cair a reivindicação de colocação de quatro médicos no quadro do Centro de Saúde, no sentido de assegurar médico de família a toda a população. Uma colocação que o autarca espera que venha a acontecer, no âmbito de um concurso que vai decorrer no mês de abril. José Carlos Alexandrino entende que a fixação de médicos no interior passará por incentivos, defendendo também a obrigação de que os clínicos formados nas escolas públicas exerçam a sua profissão nestes concelhos e “façam alguma coisa ao país”. “O governo deve tomar medidas”, entende.

A iniciar a conferência de imprensa com um historial da saúde em Oliveira do Hospital_ recordou que em 1989 o hospital público passou para a FAAD e em 2008 as urgências foram transformadas em SAP_ José Carlos Alexandrino lamentou que antes “não tenha havido nenhuma voz que defendesse os interesses de Oliveira do Hospital como hoje”.

“O que eu quero, é que os cidadãos de Oliveira do Hospital tenham condições de saúde, que são direitos fundamentais. Trouxemos este problema para dentro da Câmara Municipal, ao contrário de outros”, referiu esta manhã o autarca, notando que a sua reivindicação maior passa por um verdadeiro serviço de urgências.

Em conferência de imprensa, o autarca volta a considerar acertada a passagem das urgências para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, no período noturno, assegurando que em causa não está a privatização da saúde no concelho. Disse, no entanto, ter já denunciado junto da Inspeção Geral de Saúde o caso de médicos que, no serviço público, entregavam cartões privados para encaminhar utentes para os seus consultórios particulares.

Para colmatar os problemas de saúde no concelho, Alexandrino disse que a área de abrangência da Unidade Móvel de Saúde vai ser alargada à zona Norte do concelho. A UMS lançada por ocasião da “anterior crise de falta de médicos” percorreu as freguesias de Aldeia das Dez, S. Gião e Lourosa atendendo, em 2017, um total de 5429 pessoas. O autarca espera em 2018 chegar aos 10 mil atendimentos.

Foto e vídeo: Beatriz Cruz

image_pdfimage_print
Previous Resultados desportivos de fim-de-semana
Next Colocação da primeira pedra da “Escola de Todos Nós” em Midões

Artigos Relacionados

Última Hora

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Destaque

Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

O PCP de Oliveira do Hospital não concorda com a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Região

Formandos do IEFP comemoraram o “Dia do PI” com alunos da EB1 de Arganil

Um grupo de formandos da área de Sapador Florestal do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Arganil comemorou o Dia do PI, que hoje se

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Informação

Maria de Fátima Veiga lançou “Beira Alta…Naturalmente” na papelaria/livraria Meio Mundo

“Beira Alta… Naturalmente” é o livro de Maria de Fátima Veiga que, ontem à tarde, foi apresentado na papelaria/ livraria Meio Mundo, em Oliveira do Hospital. A obra que reúne

Informação

Candidato da CDU acusa PS de “violar” a lei com colocação de outdoor em Ervedal da Beira

O candidato da CDU à União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira acusa o PS de “violar” a lei. Em causa está a colocação de

Informação

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Desporto

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de abusar de menina que estava à sua guarda

A Polícia Judiciária deteve ontem, no concelho da Meda, um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menor …

Informação

Incêndios: António Costa assina despacho para iniciar pagamento das indemnizações

O primeiro-ministro assinou hoje um despacho determinando que se proceda ao pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização…

Última Hora

Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

A primeira edição do programa “Exploradores – [email protected]çor” decorreu, entre os dias 10 e 13 de setembro, na freguesia da Benfeita e evelou-se “uma verdadeira viagem pelos recantos da Paisagem

Informação

Nelas acolheu “Concurso Municipal de Ideias de Negócio”

“Water4life” de Daniela Matias e João Moura, do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, foi a ideia vencedora do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, que decorreu ontem, 9

Informação

Pedro Coimbra pede reabertura do processo eleitoral e desafia António Campos ou o filho a entrarem na corrida à Federação do PS

O líder da Federação do PS de Coimbra e recandidato a novo mandato solicitou a reabertura do processo eleitoral, que se encontra suspenso pela direção nacional, para permitir o aparecimento

Informação

Maria de Lurdes Castanheira pondera pedir dissolução da Câmara de Góis

A presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, admite pedir em tribunal a dissolução do executivo e revelou que será a candidata ao cargo pelo PS.  

Região

Pedrógão Grande: Bombeiro internado “vai ser retirado do coma induzido”

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse hoje à agência Lusa que um dos bombeiros internados em Lisboa poderá, em breve, …

Região

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Informação

Atleta do CCPOH vence Torneio do V Circuito Municipal de Tábua de Ténis de Mesa

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor, no escalão destinado às classes jovens, do 1º Torneio do V

Região

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Última Hora

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

Informação

Terminou o Campeonato de Portugal Prio para o FCOH, enquanto o Nogueirense tem agora de disputar o play-off de despromoção.

Foi uma jornada de má memória para as duas equipas do concelho. O FCOH que acreditou até ao fim que era possível a manutenção, deitou tudo por terra e acabou

Última Hora

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Última Hora

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Sociedade

Ancose procede à segunda entrega de borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder no sábado, dia 30 de junho, pelas 14h00, na sede da Associação, à segunda entrega de borregas

Região

Acidente no IC2 fez três mortos

Uma colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um de mercadorias no IC2, à entrada de Coimbra, fez esta quarta-feira três mortos e um ferido grave.