Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

… o normal funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) durante o dia, através da colocação de dois novos médicos.

José Carlos Alexandrino reuniu, na sexta feira à tarde, com o ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, a quem reivindicou a reposição do SAP depois de aquele serviço ter sido reduzido ao modelo de Unidade de Saúde Familiar (USF). “Esta USF não tem dado as respostas e reivindicámos de novo ao ministro, dizendo que Oliveira do Hospital quer umas urgências a sério. Temos esse direito, até pelos incêndios… isto é uma situação dramática”, contou esta manhã o autarca no encontro com os jornalistas, informando que no imediato, o ministro deu ordens à presidente da Administração Regional de Saúde, Rosa Reis Marques para contratar dois médicos, para assegurar o SAP durante a semana”. “O ministro foi claro e percebeu o nosso problema”, referiu Alexandrino, assegurando que “vamos continuar a ter o SAP”.

Ainda que satisfeito com a solução encontrada, Alexandrino não deixa cair a reivindicação de colocação de quatro médicos no quadro do Centro de Saúde, no sentido de assegurar médico de família a toda a população. Uma colocação que o autarca espera que venha a acontecer, no âmbito de um concurso que vai decorrer no mês de abril. José Carlos Alexandrino entende que a fixação de médicos no interior passará por incentivos, defendendo também a obrigação de que os clínicos formados nas escolas públicas exerçam a sua profissão nestes concelhos e “façam alguma coisa ao país”. “O governo deve tomar medidas”, entende.

A iniciar a conferência de imprensa com um historial da saúde em Oliveira do Hospital_ recordou que em 1989 o hospital público passou para a FAAD e em 2008 as urgências foram transformadas em SAP_ José Carlos Alexandrino lamentou que antes “não tenha havido nenhuma voz que defendesse os interesses de Oliveira do Hospital como hoje”.

“O que eu quero, é que os cidadãos de Oliveira do Hospital tenham condições de saúde, que são direitos fundamentais. Trouxemos este problema para dentro da Câmara Municipal, ao contrário de outros”, referiu esta manhã o autarca, notando que a sua reivindicação maior passa por um verdadeiro serviço de urgências.

Em conferência de imprensa, o autarca volta a considerar acertada a passagem das urgências para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, no período noturno, assegurando que em causa não está a privatização da saúde no concelho. Disse, no entanto, ter já denunciado junto da Inspeção Geral de Saúde o caso de médicos que, no serviço público, entregavam cartões privados para encaminhar utentes para os seus consultórios particulares.

Para colmatar os problemas de saúde no concelho, Alexandrino disse que a área de abrangência da Unidade Móvel de Saúde vai ser alargada à zona Norte do concelho. A UMS lançada por ocasião da “anterior crise de falta de médicos” percorreu as freguesias de Aldeia das Dez, S. Gião e Lourosa atendendo, em 2017, um total de 5429 pessoas. O autarca espera em 2018 chegar aos 10 mil atendimentos.

Foto e vídeo: Beatriz Cruz

image_pdfimage_print
Previous Resultados desportivos de fim-de-semana
Next Colocação da primeira pedra da “Escola de Todos Nós” em Midões

Artigos Relacionados

Informação

Região: Casal de septuagenários ficou gravemente ferido em colisão

Duas pessoas ficaram gravemente feridas numa colisão entre dois automóveis, ontem ao final da tarde, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure.

Última Hora

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Informação

Homem encontrou cannabis quando apanhava míscaros no concelho de Oliveira do Hospital

Um homem encontrou um porta sacos com mais de dois quilos de cannabis, quando procedia à apanha de míscaros na localidade de Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira

Última Hora

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

Região

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Última Hora

Mais de 1500 figurantes dão vida ao Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 11h00, o Desfile de Carnaval 2017, participado por alunos de todas as

Informação

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Informação

GNR detém dois suspeitos do crime de incêndio e identifica mais três

A GNR anunciou hoje ter detido duas pessoas e identificado outras três pela prática do crime de incêndio florestal em Lamego, Sernancelhe, Viseu e Resende.

Última Hora

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Cultura

Padre António Loureiro apresentou “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o título do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital”. A apresentação…

Informação

Operação “Ignição Zero” sinaliza infrações e sensibiliza oliveirenses para ações de limpeza junto às habitações.

O concelho de Oliveira do Hospital está hoje a ser palco de uma grande operação de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos junto às habitações em zonas próximas

Região

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Última Hora

Aveiro : Mulher morre ao cair em poço

Uma mulher cuja idade ainda não foi possível apurar morreu, na manhã desta sexta-feira, depois de cair no interior de um poço localizado no Lugar da Limeira em Oliveira do

Destaque

Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte

No mês em que se assinala 20 anos após a morte de César de Oliveira, o Município de Oliveira do Hospital promove, na Casa da Cultura, uma exposição de multimédia

Última Hora

Governo sugere eventos de empresas no Interior para relançar turismo

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apelou ontem às empresas para realizarem reuniões e outras iniciativas nos concelhos mais afetados…

Informação

Morreu a cantora Madalena Iglésias

A cantora Madalena Iglésias morreu esta terça-feira, aos 78 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, disse uma fonte familiar.

Última Hora

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Região

Incêndios: Feridos graves vão receber pagamento intercalar

As vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017 que, após avaliação clínica por parte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, receberam a qualificação de “feridos

Educação

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA apresenta voto de louvor e aprova Relatório de Gestão e Contas, oferta formativa e Projeto Educativo

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o presidente da Direção, Daniel Costa,…

Informação

Suspeito de violar e quase matar uma mulher em Oliveira do Hospital foi vizinho da vítima

O homem de 32 anos que foi detido pela Policia Judiciária, na passada quinta feira, por suspeita de violar e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital era conhecido

Região

Nelas acolheu “Concurso Municipal de Ideias de Negócio”

“Water4life” de Daniela Matias e João Moura, do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, foi a ideia vencedora do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, que decorreu ontem, 9

Informação

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

Região

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.