Coimbra: Ressonância Magnética tem lista de espera de mais de ano e meio

Coimbra: Ressonância Magnética tem lista de espera de mais de ano e meio

A secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está preocupada com  o tempo de espera para a realização de um exame de ressonância magnética no Centro Hospitalar…

… e Universitário de Coimbra. De acordo com aquela estrutura os atrasos chegam a ser superiores, em alguns casos, a um ano e meio.

Em comunicado, a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos, presidida por Carlos Cortes, refere que “o equipamento do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra está obsoleto, com mais de 15 anos, o que provoca constantes avarias e já não tem capacidade de resposta para auxiliar o diagnóstico atempado de patologias que atingem os órgãos e tecidos de todo o corpo”.

“Excluindo os pedidos considerados com mais urgência (essencialmente patologia tumoral), nos exames de Ressonância Magnética gerados na consulta externa do CHUC, as marcações têm o seguinte agendamento: para dezembro de 2019, no caso de exames de neurorradiologia (principalmente de patologia da coluna / radicular e esclarecimento de cefaleias); para agosto de 2019, nos exames de corpo do Hospital Pediátrico (essencialmente patologia músculo-esquelética); e, também para Agosto de 2019, nos exames de corpo de adultos”, explica a Ordem dos Médicos do Centro em comunicado.

Para Carlos Cortes “é muito grave o que está a acontecer”. “Acresce a esta chocante inoperacionalidade, o facto do equipamento do Hospital dos Covões sofrer constantes avarias (já mais de mês e meio de paragem este ano)”, denuncia o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Para minorar os efeitos gravosos, a ocupação dos equipamentos, que é feita habitualmente num período alargado das 8h00 às 20h00 (o que permite a realização de 22 exames feitos por dia, 5 dias/semana) está a ser realizada, desde agosto deste ano, também aos sábados, de forma a dar resposta à crescente lista de espera dos utentes.

“O Ministério da Saúde tem a obrigação ética e moral de resolver esta situação que está a prejudicar os doentes da região Centro. É absolutamente degradante a forma como os doentes estão a ser esquecidos no diagnóstico atempado de patologias degenerativas e incapacitantes”, denuncia o médico Carlos Cortes.

Previous Liga Contra o Cancro disponibiliza serviço médico-pericial no Centro
Next Solar do Mimo comemora 18º aniversário com jantar de solidariedade

Artigos Relacionados

Região

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

Última Hora

Oliveira do Hospital distinguida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo quarto ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital recebeu esta quarta-feira, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Verde de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”,…

Última Hora

ASAE apreende 600 quilos de produtos à base de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização de talhos com o objetivo de verificação dos requisitos legais específicos da atividade,…

Sociedade

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Última Hora

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Destaque

Homem que morreu em Travanca de Lagos era “honesto e educado”

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Pedro Benjamim, o angolano de 57 anos que, no domingo à noite morreu num convívio com amigos. Na localidade, …

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Última Hora

“Os Anjos” estão hoje em Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Os Anjos” vão estar, esta manhã, em Oliveira do Hospital. A partir das 11h30, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado vão marcar presença no Jardim Oliveira Mano, …

Sociedade

Ensino superior comemora 15 anos em Oliveira do Hospital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital completou, no passado dia 5 de novembro, 15 anos.

Última Hora

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Informação

PJ deteve homem suspeito de maltratar e extorquir a mãe

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente suspeito da prática continuada, …

Última Hora

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.