“Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021” em destaque na BTL (com vídeos)

“Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021” em destaque na BTL (com vídeos)

image_pdfimage_print

A gastronomia de Coimbra foi promovida, ontem, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde foram apresentados os 14 produtos distintivos daquela que é “Região Europeia da Gastronomia 2021”, cujo lema é “A Million Food Stories” (“Um milhão de histórias gastronómicas”).

A apresentação foi feita por José Carlos Alexandrino, autarca de Oliveira do Hospital e vice-presidente da CIM Região de Coimbra, que destacou o orgulho de a região de Coimbra ter sido escolhida “Região Europeia da Gastronomia” em 2021.

“Foi uma honra temos sido escolhidos. O desafio já está em curso e integra a imensa riqueza dos recursos e produtos endógenos da região de Coimbra”, referiu José Carlos Alexandrino que prevê “a qualificação de todos os atores envolvidos na oferta gastronómica e cultural dos 19 Municípios” e a promoção da “formação e valorização das pessoas com profissões ligadas à gastronomia”. “Uma oferta qualificada com enfoque na autenticidade”, afirmou.

Seguiu-se uma animada exposição pelo chef Luís Lavrador, embaixador do projeto, e Dora Caetano, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, sobre o valor gastronómico da região, dando a provar aos presentes a excelência de 14 produtos distintivos da região: Enchidos, Queijo Serra da Estrela e Queijo do Rabaçal, Sardinha da Figueira da Foz, Arte Xávega, Lampreia, Arroz do Baixo Mondego, Cabrito, Mel, Lampantana, Vinhos, Chanfana, Leitão, Cerveja de Coimbra e Doçaria Conventual.

Previous Tábua recebe um espetáculo que celebra a vida
Next Maratona da Europa, Rally de Portugal e o melhor da Beira Baixa apresentados na BTL

Artigos Relacionados

Politica

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…

Informação

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Informação

PJ deteve grupo suspeito de assaltos a caixas multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um grupo de cinco homens suspeitos de em 2016 assaltarem caixas multibanco, fazendo-as explodir, em vários concelhos da região Oeste.

Vídeos

Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Foram entregues mais três habitações que foram destruídas pelo grande incêndio de 2017, no concelho de Oliveira do Hospital. “Na região Centro, das cerca de 800 habitações incluídas no programa

Informação

Casa da Cultura de Seia acolhe Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”

A Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”, uma iniciativa do Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva e os Guardiões da Serra da Estrela, vai ter inauguração no próximo

Informação

CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Município de Oliveira do Hospital entregaram hoje, num ato simbólico, mais uma casa pronta a habitar depois de

Sociedade

Alunos da Eptoliva conquistaram 2º prémio em Mostra Nacional da Ciência

A solução desinfetante com recurso a resíduos de batata e à celidónia valeu aos alunos da Eptoliva Bruno Paulino, Carlos Quintino e Catarina Costa, …

Educação

Alunos holandeses e portugueses servem jantar em Oliveira do Hospital

No âmbito do intercâmbio gastronómico entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Gerrit Komrij College, na Holanda, alunos portugueses e holandeses vão hoje confecionar e servir

Região

Estradas da Serra da Estrela foram reabertas

Os acessos ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerrados desde quarta-feira reabriram hoje à tarde ao trânsito.

Informação

Alunos de Oliveira do Hospital participam em Programa Empreendedorismo nas Escolas

No âmbito do Programa Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os 19 municípios seus constituintes, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico… …

Sociedade

Oliveira do Hospital distingue Dulce Pássaro e Carlos Martins com medalhas de Ouro

Já são conhecidas as personalidades e empresa que no próximo dia 7 de outubro vão ser distinguidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração…