Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles

Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles

image_pdfimage_print

O distrito de Coimbra é aquele com mais municípios (12) distinguidos este ano com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e Oliveira do Hospital é exemplo disso.

Em comunicado, o OAFR revelou que na edição deste ano 141 autarquias participaram no inquérito do organismo, tendo sido distinguidas 76 nesta 11.ª edição da iniciativa, ou seja, 25% da totalidade dos municípios portugueses (que ascendem a 308).

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Coimbra, com 12, seguido de Lisboa e Santarém, ambos com oito.

“O trabalho desenvolvido pelo OAFR pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família”, explicou Isabel Paula Santos, responsável do Observatório, citada na nota.

De acordo com a responsável, o reforço dos apoios às famílias “é fundamental para a construção de um país sustentável em termos sociais, mas também económicos”.

Isabel Paula Santos referiu que o reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional, que este ano contou com um número recorde de adesões: 286 municípios. No entanto, apenas 141 autarquias concluíram o inquérito, sendo este o número de participantes efetivos no Observatório.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”.

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 10 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Entre as medidas valorizadas estão os apoios ao nascimento, pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, e transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano. Por exemplo, Oliveira do Hospital, Alcoutim, Barcelos, Boticas, Cantanhede, Mértola, Oliveira de Azeméis ou Santarém têm atividades gratuitas para crianças durante as férias, ajudando as famílias com dificuldades financeiras ou que não têm alternativas para deixar os filhos nessas alturas.

Fonte: Lusa

Previous Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima
Next Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 preocupada com obras na via

Artigos Relacionados

Última Hora

Manuais gratuitos para 500 mil alunos disponíveis a partir de hoje

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começam a ser distribuídos a partir de hoje através da plataforma MEGA aos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.

Nacional

Governo admite dar mais tempo e dinheiro a autarcas para limpar a floresta

O Governo ameaçou cortar as verbas aos municípios que não garantam a criação de faixas de segurança até ao final de maio, mas o secretário de Estado das Autarquias Locais

Destaque

Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal

Lista de inscritos para o Rally de Portugal já conhecida.

Informação

Há 14 concelhos no país em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…

Última Hora

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Informação

Sónia Ribeiro é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Sónia Ribeiro, investigadora na área de Química Analítica e…

Última Hora

Penacova isenta famílias do pagamento de água usada no combate aos fogos

As famílias do concelho de Penacova atingidas pelo incêndio de 15 de outubro não pagarão a água da rede pública consumida nesse mês.

Sociedade

Oliveira do Hospital vai investir um milhão de euros para eliminar eucaliptos

A Câmara de Oliveira do Hospital anunciou que vai investir um milhão de euros na compra de árvores autóctones como incentivo aos proprietários para arrancarem os eucaliptos que nasceram após

Última Hora

FCOH perder 2-1 frente ao Nogueirense e a manutenção ficou muito mais longe

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 O derbi jogou-se em Oliveira do Hospital FCOH – 1 AD Nogueirense -2 O FCOH ao perder hoje em casa frente ao Nogueirense

Educação

IPC incentiva jovens empreendedores

O Politécnico de Coimbra (IPC), no âmbito do Concurso Regional Poliempreende, desafiou os seus estudantes a participarem na ação Empreendedor por 1 dia que se realiza hoje, …

Última Hora

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, este domingo, 14 outubro, pelas 15h00, a 8ª jornada do Campeonato Nacional.