Coimbra: Dispositivo de combate a incêndios integra 219 bombeiros, 48 carros e três helicópteros
6 Junho, 2019 230 Views

Coimbra: Dispositivo de combate a incêndios integra 219 bombeiros, 48 carros e três helicópteros

image_pdfimage_print

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Coimbra para este verão inclui 219 bombeiros e 48 viaturas, no terreno desde o dia 01, apoiados por três helicópteros.

Dos três meios aéreos ligeiros, equipados com um balde para 900 litros de água, um já se encontra estacionado no aeródromo da Lousã desde janeiro, operando com uma equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

Os restantes dois helicópteros “deverão ser colocados ainda esta semana” na vila da Pampilhosa da Serra e no aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache, concelho de Coimbra, disse hoje o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS), Carlos Luís Tavares, à agência Lusa.

O plano operacional distrital para o período crítico foi apresentado no dia 15 de maio, no auditório da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, numa sessão em que intervieram Carlos Luís Tavares e o presidente da CIM e da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

Para agosto, o plano operacional prevê “um dispositivo máximo” com 344 bombeiros, 73 viaturas e cinco elementos de comando “sempre em prontidão”, segundo o CODIS.

“O objetivo deste plano é garantir a segurança dos cidadãos, do património e do ambiente, gerindo todos os meios de forma eficiente e eficaz”, acrescentou.

Tendo em conta a variação de fatores diversos, como o risco e o número de ocorrências, vai verificar-se o reposicionamento em diferentes locais do distrito de Coimbra de uma equipa constituída por 26 bombeiros e um elemento de comando, auxiliada por sete viaturas.

“Agrupamos meios dos bombeiros em determinados sítios estratégicos”, afirmou Carlos Luís Tavares, enfatizando a importância desta e de outras “medidas de mitigação do risco”.

Na totalidade, o dispositivo envolve 1.800 operacionais de 24 corpos de bombeiros, maioritariamente voluntários.

Destas instituições, 21 são de bombeiros voluntários, sendo as três restantes os corpos municipais da Lousã e da Figueira da Foz e a companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

Previous Colisão em Nelas faz três feridos, dois em estado grave
Next Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

Artigos Relacionados

Região

Gouveia: Septuagenário detido por violência doméstica

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve um homem de 73 anos, por crime de violência doméstica,

Informação

GNR volta a intensificar a fiscalização nas estradas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de hoje, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nos itinerários associados a festividades de Ano Novo.

Região

Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

O Ministério da Justiça informou, hoje, que as vítimas dos incêndios ocorridos entre 17 e 24 de junho e 15 e 16 de outubro de 2017 …

Destaque

António Simões Saraiva foi homenageado pela CIM da Região de Coimbra

O ex presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, António Simões Saraiva, integrou o grupo dos autarcas eleitos nas primeiras eleições autárquicas …

Informação

IPC estabelece parceria com Hospital da Luz

O Politécnico de Coimbra celebrou, no passado dia 19 de fevereiro, um protocolo com o Hospital da Luz que, “para além de fortalecer as relações institucionais e de favorecer a

Desporto

Desporto fim-de-semana

A 7ª jornada da Série C do Campeonato Nacional acontece este domingo, 7 de outubro, pelas 15h00, onde o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) se desloca às Caldas

Desporto

Resultados desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), que tem vindo a ocupar o primeiro lugar no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Vídeos

Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num “centro de cultura” (com vídeo)

Alvôco de Várzeas no concelho de Oliveira do Hospital serve de palco neste fim de semana à iniciativa “Paisagens Sonoras de Montanha” …

Última Hora

14 detenções, 639 infrações e 56 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

GNR registou 67 acidentes e 21 detenções na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 4 a 10 de abril fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 67 acidentes e 21 detenções. Os dados são do Comando Territorial de Coimbra

Informação

Incêndios: Sobe para 11 o número de mortes em Oliveira do Hospital

Sobe para 11 o número de vítimas mortais no concelho de Oliveira do Hospital. A informação foi confirmada, há instantes na Rádio Boa Nova,… … pelo presidente José Carlos Alexandrino. Trata-se

Informação

GNR da Guarda vai distribuir vestuário e calçado a instituições

À semelhança de anos anteriores, o Comando Territorial da GNR da Guarda vai proceder à entrega de roupa e calçado por várias instituições do distrito.