Coimbra: Dispositivo de combate a incêndios integra 219 bombeiros, 48 carros e três helicópteros
6 Junho, 2019 344 Views

Coimbra: Dispositivo de combate a incêndios integra 219 bombeiros, 48 carros e três helicópteros

image_pdfimage_print

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Coimbra para este verão inclui 219 bombeiros e 48 viaturas, no terreno desde o dia 01, apoiados por três helicópteros.

Dos três meios aéreos ligeiros, equipados com um balde para 900 litros de água, um já se encontra estacionado no aeródromo da Lousã desde janeiro, operando com uma equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

Os restantes dois helicópteros “deverão ser colocados ainda esta semana” na vila da Pampilhosa da Serra e no aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache, concelho de Coimbra, disse hoje o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS), Carlos Luís Tavares, à agência Lusa.

O plano operacional distrital para o período crítico foi apresentado no dia 15 de maio, no auditório da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, numa sessão em que intervieram Carlos Luís Tavares e o presidente da CIM e da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

Para agosto, o plano operacional prevê “um dispositivo máximo” com 344 bombeiros, 73 viaturas e cinco elementos de comando “sempre em prontidão”, segundo o CODIS.

“O objetivo deste plano é garantir a segurança dos cidadãos, do património e do ambiente, gerindo todos os meios de forma eficiente e eficaz”, acrescentou.

Tendo em conta a variação de fatores diversos, como o risco e o número de ocorrências, vai verificar-se o reposicionamento em diferentes locais do distrito de Coimbra de uma equipa constituída por 26 bombeiros e um elemento de comando, auxiliada por sete viaturas.

“Agrupamos meios dos bombeiros em determinados sítios estratégicos”, afirmou Carlos Luís Tavares, enfatizando a importância desta e de outras “medidas de mitigação do risco”.

Na totalidade, o dispositivo envolve 1.800 operacionais de 24 corpos de bombeiros, maioritariamente voluntários.

Destas instituições, 21 são de bombeiros voluntários, sendo as três restantes os corpos municipais da Lousã e da Figueira da Foz e a companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

Previous Colisão em Nelas faz três feridos, dois em estado grave
Next Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

Artigos Relacionados

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Informação

Um homem detido em Viseu por suspeita de incêndio florestal

A GNR anunciou, hoje, ter detido um homem e identificado outro, em Tarouca e Mangualde, por crimes de incêndios florestais resultantes da queima de sobrantes.

Última Hora

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente

Informação

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Última Hora

Incêndio de Vila de Rei e Mação está em fase de resolução

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei e que afeta também Mação está dominado em 90% e não apresenta frentes ativas,…

Educação

Carnaval do Agrupamento de Escolas encheu de alegria e cor a cidade de Oliveira do Hospital

Resultou em mais um sucesso o Carnaval do Agrupamento de Escolas que, esta manhã, se realizou na cidade de Oliveira do Hospital. Mais de 1500 figurantes deram vida…

Última Hora

Nelas participa no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Município de Nelas, em representação dos produtores de Vinho do Dão do Concelho, vai estar presente pela primeira vez na 36ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém,…

Informação

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Nacional

Acidentes rodoviários mataram 513 pessoas em 2018. No distrito de Coimbra morreram 29

Um total de 513 pessoas morreu em acidentes rodoviários no ano passado, mais três do que em 2017, registando-se uma subida pelo segundo ano consecutivo do número de mortos. No

Informação

Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

O incêndio que, no sábado à tarde, destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Anadia, provocou prejuízos “a rondar o milhão de euros” e não

Informação

Alexandrino considera que o FCOH é “a melhor equipa” e vai vencer o campeonato e subir de divisão

José Carlos Alexandrino acredita que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) “vai conseguir os seus objetivos” de vencer o campeonato da Divisão de Honra da …

Destaque

Protocolo entre IP e ANCOSE “reconhece o interesse que a Associação tem para a agricultura da região”

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, e a Infraestruturas de Portugal (IP), celebraram, esta terça-feira, um protocolo de cooperação que consiste na reconstrução de vedações