Coimbra celebra ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Sto. António

Coimbra celebra ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Sto. António

image_pdfimage_print

Coimbra celebra em 2020 o “Jubileu dos mártires de Marrocos e de Santo António”, assinalando os 800 anos do martírio dos primeiros frades franciscanos e a sua importância na vocação de Santo António, foi hoje anunciado.

A evocação, que decorre entre 12 de janeiro do próximo ano e 17 de janeiro de 2021, em Coimbra, integra, além de celebrações religiosas, diversas iniciativas, designadamente de caráter científico e cultural, como concertos, entre os quais “Missa de Santo António”, de António Vitorino de Almeida, que estreará, em 19 de julho de 2020, no grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, foi anunciado, durante uma conferência de imprensa de divulgação do programa.

Promovidas pela Diocese de Coimbra, igreja de Santo António dos Olivais de Coimbra e Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra), em colaboração com a Câmara Municipal e juntas de freguesia da cidade e Turismo Centro de Portugal, entre outras entidades, as comemorações, além dos seus “objetivos específicos”, pretendem também tornar-se numa “possibilidade de um conhecimento mais aprofundado do Mosteiro de Santa Cruz” e da sua importância para Coimbra e para o País, disse o bispo Virgílio Antunes.

É no Mosteiro de Santa Cruz que se encontram as ‘Relíquias dos mártires’ e onde Fernando de Bulhões foi sacerdote e estudou – “não foi por acaso” que veio, mais tarde, a ser “consagrado como um dos poucos doutores da Igreja’ – referiu o bispo de Coimbra.

Tão impressionado ficou com o martírio dos frades que decidiu tornar-se frade franciscano, ingressando no convento de Santo António Abade dos Olivais, também em Coimbra, assumindo o nome de António, e de onde partiu para o mundo, “numa missão” que fez dele “um dos santos mais notáveis da cristandade”.

Os mártires de Marrocos invocam “todo o esforço no passado e no presente para o diálogo inter-religioso”, sustentou ainda o bispo Virgílio Antunes, salientando que se trata de “um caminho que se tem vindo a fazer, mas que está em grande parte por fazer”.

É necessária, apelou, a “congregação de esforços e de pessoas” para que “seja erradicada a realidade dos mártires”.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, explicou a cooperação desta entidade com a iniciativa, designadamente com a importância do turismo religioso para a região e para o país — “e não apenas o mariano e o associado ao caminho português de Santiago”.

Subscrevendo a ideia de que perder a memória é perder o futuro, o presidente do município de Coimbra, Manuel Machado, recordou, designadamente, que Pádua (outra referência, para além de Lisboa e Coimbra na vida de Santo António) é cidade geminada com Coimbra.

Para além da estreia do concerto de António Vitorino de Almeida, outras iniciativas integram o programa comemorativo, como a oratória “De Fernão se fez António” (concerto de encerramento, 17 de janeiro de 2021) ou, por exemplo, a criação de um roteiro turístico antoniano, em Coimbra.

‘Diálogos com António 2020’ é designação de um ciclo de conferências, nas quais serão abordados diferentes assuntos, nem sempre diretamente relacionados com os protagonistas das celebrações.

lusa.pt

Previous Biblioteca promove sessão “À conversa com…”
Next Oliveira do Hospital promove Trail “Colcurinho Sky Race” com mais de 250 participantes

Artigos Relacionados

Última Hora

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital “resistiu” à chuva e ao vendaval

Com exceção da manhã de sábado, em que o sol fazia adivinhar o sucesso do certame, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acabou por se

Informação

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Sociedade

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Esta sexta-feira a neve cobriu de branco a Serra da Estrela e chegou à cidade da Guarda. Algumas das principais estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje encerradas

Última Hora

Futsal feminino: Académica vence Taça de Honra da AFC

A equipa da Académica – Seniores Femininos- venceu a Taça de Honra AF Coimbra, em jogo da final frente à equipa da ARCD Venda da Luísa, no pavilhão Municipal de

Destaque

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Educação

Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, entre os dias 3 e 5 de abril a iniciativa AEOH a Florir – Festa da

Informação

Guarda: Despiste de um motociclo provoca um morto e um ferido grave

O despiste de um motociclo na localidade de Corujeira, no concelho da Guarda, provocou um morto e um ferido grave.

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, apesar da vitória de ontem em casa por 3-2 frente à Académica, ainda não conseguiu recuperar a liderança do Campeonato da Divisão de

Informação

Festas do Solstício e Caminhada do Lampião decorrem de 21 a 23 de junho

Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, e a cada um dos

Última Hora

Fernando Teotónio vence Rali de Tábua e Oliveira do Hospital

Fernando Teotónio foi o grande vencedor do Rali de Tábua e Oliveira do Hospital, a segunda prova do Campeonato Centro de Ralis, que foi organizada pela Escuderia Castelo Branco e

Informação

Incêndios: Número registado este ano foi 44% menor do que média da década

O número de incêndios florestais este ano registou uma queda de 44% em relação à média dos últimos 10 anos, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, prometendo mais esforços

Informação

ADIBER com apoios para as explorações agrícolas até 17 de fevereiro

Decorre até ao dia 17 de fevereiro o período de candidaturas para o apoio à diversificação da atividade na exploração agrícola, no âmbito da implementação da Estratégia Local…