Coimbra: Alojamento estudantil com 349 quartos aprovado

Coimbra: Alojamento estudantil com 349 quartos aprovado

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem um empreendimento privado com 349 quartos para estudantes, na Baixa, que em outubro tinha sido chumbado por toda a oposição.

Após a audição dos investidores, o executivo, presidido pelo socialista Manuel Machado, aprovou a implantação da unidade residencial prevista para um edifício, na rua do Brasil, construído pela antiga Companhia Eléctrica das Beiras, em meados do século XX, e onde a empresa manteve durante décadas alguns dos seus escritórios na cidade.

Com apenas cinco votos a favor, do PS, o projeto foi aprovado com votos contra da CDU e da coligação Mais Coimbra (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), enquanto o movimento Somos Coimbra se absteve.

Na reunião de 08 de outubro, dois vereadores deste movimento, liderado pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, tinham votado contra, ao lado das outras duas forças políticas da oposição.

Ontem, o PSD, que integra a coligação Mais Coimbra, voltou a demarcar-se do processo, enquanto o Mais Coimbra insistiu nas críticas que tinha formulado há mais de um mês, acabando por viabilizar a aprovação do projeto com a abstenção.

“Não estou aqui a fazer um braço-de-ferro com ninguém”, disse o presidente da câmara, Manuel Machado, depois de alguma tensão entre o PS, de um lado, e o PSD e o Somos Coimbra, do outro.

Manuel Machado salientou que “um projeto desta envergadura merece o carinho” da cidade e da autarquia.

Ao ler uma declaração de voto do Somos Coimbra, José Manuel Silva afirmou que o movimento continua a “criticar afincadamente a recusa do PS em se comprometer com a rápida instituição de um fundo de sustentabilidade, que existe noutros municípios, prejudicando o interesse público, a cidade e o concelho”.

Na sua opinião, o PS “deveria explicar por que recusa a constituição deste fundo”, que serviria para financiar projetos na área da mobilidade, estacionamento e transportes públicos.

Em comunicado, a Concelhia do Partido Socialista congratulou-se com a aprovação do empreendimento e frisou que “venceu Coimbra, pela persistência dos eleitos pelo PS e dos investidores, que provaram que, por mais que queiram adiar o investimento da cidade e se autoproclamarem como os salvadores da cidade, a cidade e os investidores não estão à mercê dos caprichos da oposição”, que colocou “em suspenso um investimento de reabilitação de 30 milhões de euros”.

Com: Lusa

Previous Viseu e Mangualde unem-se para criar ciclovia
Next Pirâmide de Natal Solidário angariou 1.530 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Região

Leiria: Detido suspeito de violação, coação e ameaça agravada

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem de 25 anos, operário metalúrgico, fortemente indiciado pela prática de dois crimes de violação, vários

Última Hora

Viseu: Detido homem por tentativa de homicídio

A GNR deteve, na passada segunda-feira, um homem de 26 anos por tentativa de homicídio, no concelho de Viseu.

Vídeos

Festa das Vindimas revive tradição que se está a perder em Lagares da Beira (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 29 e 30 de setembro, que se realiza a 9ª edição da Festa das Vindimas em Lagares da Beira, com o objetivo de

Desporto

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital realiza 4ª edição da Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza no próximo sábado, pelas 21 horas, na Casa da Cultura César Oliveira, a 4ª edição da Gala do Desporto.

Informação

Proteção Civil apresenta Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) assinala hoje a ativação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela com a realização de uma cerimónia, pelas 14h30, na Torre, na

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que estavam encerradas desde a madrugada de quarta-feira devido à queda de neve, foram esta manhã reabertas ao trânsito, disse fonte do Comando Distrital

Região

Pousada do Convento do Desagravo vai fechar no próximo verão

A Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital vai encerrar no dia 23 de julho, data em que termina …

Última Hora

Região: Homem morre em despiste

Um homem de 40 anos morreu esta madrugada na sequência do despiste da viatura ligeira que conduzia, na Estrada Nacional 113,…

Educação

4º Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio em Tábua

Decorre nos dias 1 e 2 de abril, no Centro Cultural de Tábua, um BootCamp destinado às equipas finalistas das finais Municipais do Concurso de Ideias de Negócio,…

Nacional

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).