Coimbra: Alojamento estudantil com 349 quartos aprovado

Coimbra: Alojamento estudantil com 349 quartos aprovado

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem um empreendimento privado com 349 quartos para estudantes, na Baixa, que em outubro tinha sido chumbado por toda a oposição.

Após a audição dos investidores, o executivo, presidido pelo socialista Manuel Machado, aprovou a implantação da unidade residencial prevista para um edifício, na rua do Brasil, construído pela antiga Companhia Eléctrica das Beiras, em meados do século XX, e onde a empresa manteve durante décadas alguns dos seus escritórios na cidade.

Com apenas cinco votos a favor, do PS, o projeto foi aprovado com votos contra da CDU e da coligação Mais Coimbra (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), enquanto o movimento Somos Coimbra se absteve.

Na reunião de 08 de outubro, dois vereadores deste movimento, liderado pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, tinham votado contra, ao lado das outras duas forças políticas da oposição.

Ontem, o PSD, que integra a coligação Mais Coimbra, voltou a demarcar-se do processo, enquanto o Mais Coimbra insistiu nas críticas que tinha formulado há mais de um mês, acabando por viabilizar a aprovação do projeto com a abstenção.

“Não estou aqui a fazer um braço-de-ferro com ninguém”, disse o presidente da câmara, Manuel Machado, depois de alguma tensão entre o PS, de um lado, e o PSD e o Somos Coimbra, do outro.

Manuel Machado salientou que “um projeto desta envergadura merece o carinho” da cidade e da autarquia.

Ao ler uma declaração de voto do Somos Coimbra, José Manuel Silva afirmou que o movimento continua a “criticar afincadamente a recusa do PS em se comprometer com a rápida instituição de um fundo de sustentabilidade, que existe noutros municípios, prejudicando o interesse público, a cidade e o concelho”.

Na sua opinião, o PS “deveria explicar por que recusa a constituição deste fundo”, que serviria para financiar projetos na área da mobilidade, estacionamento e transportes públicos.

Em comunicado, a Concelhia do Partido Socialista congratulou-se com a aprovação do empreendimento e frisou que “venceu Coimbra, pela persistência dos eleitos pelo PS e dos investidores, que provaram que, por mais que queiram adiar o investimento da cidade e se autoproclamarem como os salvadores da cidade, a cidade e os investidores não estão à mercê dos caprichos da oposição”, que colocou “em suspenso um investimento de reabilitação de 30 milhões de euros”.

Com: Lusa

Previous Viseu e Mangualde unem-se para criar ciclovia
Next Pirâmide de Natal Solidário angariou 1.530 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) somou pontos após vitória sobre o Marialvas por duas bolas a zero. Com este resultado, a equipa oliveirense continua a liderar o

Região

Ex-deputada do PSD começa hoje a ser julgada por peculato no Tribunal da Guarda

O Tribunal da Guarda começa, esta manhã, a julgar pelos crimes de peculato e de falsidade informática a antiga presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS)

Última Hora

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Região

Estradas na Serra da Estrela já foram reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quarta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Última Hora

“Há décadas que há trabalho que devia ter sido feito e não foi”, diz presidente ANMP

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, esteve hoje reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, para discutir as medidas a

Região

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

Informação

Montemor-o-Velho: Detido na posse de cerca de oito mil doses de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 15 de outubro, um homem com 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Velho.

Região

Tábua: Dois homens detidos em flagrante por cultivo de plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, esta quinta-feira, 13 de setembro, dois homens com 19 e 46 anos, por

Última Hora

Acidente entre dois veículos ligeiros e um trator provocou um morto em Viseu

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na zona industrial do Mundão, em Viseu.

Informação

Ministro do Trabalho inaugura “Elo Comum” em Seia

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, é esperado em Seia, no dia 26 de maio, pelas 16h45, para a inauguração do espaço “Elo Comum”.

Desporto

Rafael Gomes foi o 3º melhor português no Triatlo XTerra da Golegã

No caminho para o Challenge de Roth (distância Ironman), Rafael Gomes foi o terceiro melhor português no triatlo Xterra da Golegã,…

Região

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …