“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital
18 Abril, 2017 2015 Views

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades industriais, durante a noite e com recurso a “tratores”.

Na ETAR da cidade há já muito tempo que são conhecidos os problemas no tratamento de águas residuais por aquela não estar ajustada à dimensão da população que serve. Porém, a situação agravou-se nos últimos tempos com descargas que estarão a ser feitas naquela infraestrutura de modo ilegal e por parte de algumas empresas.

Em reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino mostrou-se preocupado com esta situação que disse estar a ser investigada pelos serviços da autarquia, mas ainda sem resultados. “A ETAR já tinha problemas de dimensionamento em relação à cidade. As descargas fazem com que deixe trabalhar”, notou o presidente da Câmara que suspeita mesmo que as descargas sejam feitas através de “tratores” durante a noite.

O autarca garantiu que os serviços da autarquia estão atentos a esta situação e que também a GNR já foi alertada. Alexandrino disse ter respeito pelas empresas do concelho, mas garantiu que não deixará os infratores impunes, pelo que as coimas “serão elevadas”  e aplicadas por uma questão de “prevenção e proteção das linhas de água”. “Tem que haver consciência”, registou.


A ETAR de Oliveira do Hospital vai ser alvo de intervenção num investimento de 1,5 milhões de Euros. A medida decorre da política promovida pelo executivo municipal de erradicação das fossas sépticas e situações de esgotos a céu aberto. Em reunião da autarquia, o executivo aprovou a construção do sistema de águas residuais de Galizes, inclui ETAR e ligações, no valor de 300 mil Euros, acrescidos de IVA. A obra é subsidiada em 85 por cento. “Com certeza que o ambiente agradece”, afirmou José Carlos Alexandrino, anunciando para breve a cerimónia de assinatura de contratos de água e saneamento com a presença do presidente da Águas de Portugal e um membro do governo.

image_pdfimage_print
Previous Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência
Next Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril - Celebração da Liberdade

Artigos Relacionados

Sociedade

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Sociedade

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Informação

Rádio Boa Nova realiza Convívio de Verão

É já no próximo sábado, 15 de julho, que a Rádio Boa Nova realiza o Convívio de Verão. A iniciativa que consiste num almoço e tarde cultural, vai ter lugar

Região

Festas do Concelho animam Seia durante cinco dias

Seia está em festa entre 11 e 15 de agosto. Durante cinco dias, o centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município, ganha mais vida…

Informação

Projeto “Heróis da Fruta” quer chegar a todas as escolas do município

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é parceira da 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, o maior programa gratuito de educação para a saúde

Última Hora

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Última Hora

Câmara Municipal atribui cheques “+Educação OHP” para aquisição de manuais escolares

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou pela atribuição do cheque “+Educação OHP” aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) …

Sociedade

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Informação

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Informação

Neve, chuva e vento colocam o país em “alerta”

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão hoje sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200 metros.

Informação

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Destaque

AD Nogueirense apresentou-se com caras novas para a época 2016/17

Rui Vale técnico da AD Nogueirense tem como principal objectivo para esta época a manutenção. Depois, e como todos os treinadores costumam dizer “quer o melhor que se vai conseguindo

Sociedade

Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para a ocorrência de “condições de instabilidade atmosférica”,…

Informação

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Informação

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Informação

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Última Hora

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: Os ‘fidjet Spinners’ e a luta autárquica

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a moda dos ‘fidjet spinners’ e compara-a à luta autárquica.

Destaque

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com

Última Hora

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Última Hora

Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

No ano em que completa 20 anos de agenciamento Vodafone em Oliveira do Hospital, a empresa Gouveiatel surpreendeu os clientes e amigos com um novo e moderno espaço,…

Região

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Última Hora

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Informação

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …