Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”

Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”

image_pdfimage_print

O Clube Ciência Viva é, agora, uma realidade no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Segundo o diretor do Agrupamento, o Clube, que foi oficialmente inaugurado no passado dia 6 de novembro, “vai permitir que alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano, façam atividades experimentais, em parcerias com instituições do ensino público”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira explicou que o Clube Ciência Viva “insere-se num conjunto de outros clubes e outras atividades que o Agrupamento tem” e, entre outras iniciativas, pretende realizar palestras e ações de informação a pais, alunos e encarregados de educação.

À Rádio Boa Nova, o diretor adiantou que o Clube estará em funcionamento não só na escola sede, como também nas escolas da Cordinha, Lagares da Beira e Ponte das Três Entradas.

Por sua vez, Rosa Machado, Coordenadora do Clube Ciência Viva do AEOH, sente-se sensibilizada, uma vez que foram os próprios alunos a tomarem iniciativa e quererem tornar o clube numa realidade. “Fico muito agradada por dizer que, na verdade, o Clube começou por iniciativa dos alunos”, afirmou.

Segundo a responsável, “o clube surgiu no âmbito de uma rede nacional de Clubes Ciências Vivas, uma parceria com a Direção-geral da Educação”.

“O objetivo do Clube é sensibilizar os alunos para o ensino das ciências e estabelecer parcerias com instituições universitárias de investigação. Seria importante trazer esses investigadores até aos alunos para esses contactarem com a investigação”, disse, defendendo que são importantes “aulas de campo ou de laboratório em contexto diferente do contexto formal de aula”.

De forma a assinalar este arranque do Clube, foi descerrada uma placa alusiva ao mesmo com a presença de professores, alunos e encarregados de educação. Seguiu-se uma visita ao Clube de Aquariofilia também existente no AEOH e, por fim, realizou-se uma sessão de informação/ sensibilização denominada “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços dos Ecossistemas”. A sessão contou com a intervenção de responsáveis da Escola Superior Agrária de Coimbra, da CERNAS e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “ O Interior ao perder pessoas e votos ajudou o Livre, o Iniciativa Liberal e o Chega a chegar ao Parlamento”
Next Jovem de Oliveira do Hospital reforça Comunicação do Sporting

Artigos Relacionados

Região

Sinistralidade: 18 detenções, 536 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de abril a 6 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Região: Homem de 39 anos detido por suspeitas de ter tentado matar a ex-mulher

Um homem de 39 anos foi detido por alegadamente ter tentado matar a ex-mulher com uma arma de fogo, no concelho de Nelas.

Última Hora

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de

Região

Mais de três toneladas de sardinhas apreendidas na lota de Aveiro

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na lota de Aveiro mais de três toneladas de sardinha que tinham sido pescadas acima do limite diário de captura imposto às

Vídeos

Foram entregues 13 casas recuperadas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O Município de Oliveira do Hospital e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) formalizaram, hoje, a entrega de 13 casas recuperadas, …

Informação

Coimbra: Dois homens agredidos por se beijarem em público

Um casal homossexual foi violentamente agredido, no passado sábado, no centro comercial Alma Shopping, em Coimbra, por ter trocado um beijo de despedida.

Última Hora

Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital acaba de aprovar, por unanimidade, um “voto de reconhecimento ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital (MOH),…

Sociedade

Nelas é palco do projeto “Tourism Train Experiences”

No âmbito do projecto “Tourism Train Experiences” desenvolvido por estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia…

Sociedade

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Região

Seia comparticipa compra de medicamentos a idosos e pensionistas

A Câmara Municipal de Seia tem a decorrer um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em

Informação

Rapariga de 18 anos morreu em despiste na Figueira da Foz

Uma rapariga de 18 anos de idade morreu na madrugada de domingo, na sequência do despiste da viatura ligeira em que seguia, na Serra da Boa Viagem, concelho da Figueira