CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

image_pdfimage_print

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota dos Socalcos, da rede de Caminhos das Aldeias de Montanha.

Este Caminho de Montanha desenvolve-se na envolvente da pitoresca Aldeia de Montanha de Cabeça, que por estes dias se veste de Natal, constituindo uma excelente oportunidade para desfrutar da natureza e das tradições mais típicas desta aldeia serrana.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o percurso proposto é de pequena rota circular, apresenta um grau de dificuldade baixo e inicia-se e termina em Cabeça. No trajeto de 2 850 metros percorrem-se áreas de socalcos e nas margens da ribeira sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário.

Parte da rota insere-se na área de estudo do projeto “Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental” (LIFE-Relict) que, nesta região, tem como principal objetivo a preservação das comunidades de azereiro aqui existentes.

Na aldeia há a destacar o casario tradicional, um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto, na Serra da Estrela. A singularidade da aldeia eleva-se em dezembro, altura em que as ruas ganham outra vida e se transformam numa verdadeira Aldeia Natal, ostentando uma decoração ecológica, simples e muito criativa.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição online  (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou através do correio eletrónico [email protected]. A participação na atividade está limitada a 15 participantes e tem um custo simbólico de cinco euros, valor associado ao seguro.

Previous Alta Frequência e Função Públika animam oliveirenses na despedida de 2018
Next ‘Startup’ de Oliveira do Hospital reforça presença na Europa

Artigos Relacionados

Sociedade

Incêndio em habitação desalojou três pessoas em Loriga

Um casal e dois filhos menores ficaram desalojados ontem de manhã, na sequência de uma incêndio de habitação, que ocorreu em Loriga, no concelho de Seia.

Última Hora

Verão começa hoje com sol e muito calor

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos

Sociedade

Stroganov é o hotel de charme “sem paralelo” em Portugal

Na localidade de Fiais da Beira, em Oliveira do Hospital, está prestes a abrir um hotel de “charme”, com classificação de cinco estrelas, que é espaço único na região e no país.

Nacional

Projecto Melhor Eucalipto com sessões de informação para produtores florestais

Depois de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), o Projecto Melhor Eucalipto segue hoje para Sever do Vouga (distrito de Aveiro), no Centro de Artes e Espetáculos, com mais uma

Última Hora

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas

Última Hora

GNR deteve dois homens por incêndio florestal em Castelo Branco e Guarda

A GNR deteve em flagrante dois homens, de 55 e 77 anos, e identificou um terceiro, de 86 anos, pelo crime de incêndio florestal, em Casegas (Covilhã), Soito (Sabugal) e

Informação

Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

A Segunda Comandante Operacional Nacional e porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar informou, na conferência de imprensa da manhã desta sexta-feira, …

Região

Município de Tábua entrega flautas aos alunos do 1º Ano

No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, Ensino da Música, o Município de Tábua procedeu à entrega simbólica das flautas de bisel aos alunos do 1º ano de escolaridade.

Região

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Uma comitiva da CIM Região de Coimbra está de visita à Junta da Galiza, em Espanha, para conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, …

Informação

Mãe de José Francisco Rolo faleceu aos 79 anos

Glória Tavares, mãe de José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, faleceu ontem no hospital da FAAD, com 79 anos, vítima de doença prolongada.

Região

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Informação

Castro Daire: Mais de 100 bombeiros e 5 meios aéreos combatem incêndio

Um incêndio deflagrou ao início da tarde desta terça-feira em Castro Daire, na localidade de Ribolhos.