CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

image_pdfimage_print

A CIM Região de Coimbra, em articulação com a tutela do Turismo, vai tomar medidas para a revitalização…

… dos territórios afetados pelos incêndios a 15 e 16 de Outubro.

Na presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente da CIM RC, João Ataíde, os vice presidentes, José Carlos Alexandrino e José Brito Dias, e o secretário executivo da CIM RC, Jorge Brito, analisaram os resultados do conjunto de reuniões que a CIM Região de Coimbra realizou nos municípios afetados pelos incêndios de 15 e 16 de Outubro, em conjunto com o gabinete de crise da tutela do Turismo.

Na reunião, na sede da CIM Região de Coimbra, e em que participaram, além da Direção da CIM RC, a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, foram dadas orientações no sentido da revisão dos projetos integrantes da “Rede de oferta turística em espaços naturais”, com vista ao enquadramento da revitalização física das zonas afetadas e respetivas pré-existências nas medidas de apoio disponíveis. A diversificação da base da oferta turística da Região de Coimbra, complementando o turismo de natureza com a valorização dos produtos endógenos, através da gastronomia, do artesanato, dos eventos, entre outros, foi outra das medidas recomendadas pela representante do Governo.

Neste sentido, a CIM Região de Coimbra pretende “recorrer aos recursos disponibilizados com vista a alargar a oferta nos territórios afetados com projetos na área da gastronomia (orientado para a promoção da agricultura local e dos circuitos curtos, promovendo a sustentabilidade do território por via dos produtos endógenos), ou criação de projetos de ancorados no Artesanato Regional assentes numa lógica de turismo sustentável e solidário”.

Previous 18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra
Next “Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

Artigos Relacionados

Informação

Festival de Folclore da Beira Serra acontece há 39 anos em S. Paio de Gramaços (com vídeo)

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, conta com 42 anos de atividade e há 39 anos que promove o Festival de Folclore da Beira Serra.

Sociedade

Estrada da Beira entrou hoje em obra. Trabalhos deverão demorar nove meses

Arrancaram, esta manhã, as obras de requalificação da EN17 (Estrada da Beira) numa intervenção estimada em 2,2 milhões de Euros e prazo de execução de nove meses.

Informação

Vencedores do Soltem Talentos: “Mostrámos que somos um bom duo”

Rafael Abrantes e Diana Nunes, jovens do concelho de Oliveira do Hospital, de Lagares e Ervedal da Beira respetivamente, foram os vencedores…

Sociedade

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Última Hora

Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais

O Aqua Village Health Resort & Spa arrecadou 12 prémios pelos Haute Grandeur Global Execellence Awards, em três categorias, Resort, Spa e Restaurante, …

Destaque

Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro

O Conselho de Ministros aprovou hoje que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande sejam estendidas aos municípios afetados pelos fogos de 15 e 16 de

Região

“Pedalar para Plantar” com percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017

O Município de Góis está a promover a iniciativa “Pedalar para Plantar” que consiste num percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, entre os dias 10 e 17

Última Hora

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Cultura

“Origens” une artistas e passa da fotografia para a tela

Alguns dos elementos que Tiago Cerveira, jovem de Oliveira do Hospital, captou através da objetiva que todos os dias o acompanha, estão agora reproduzidos em tela,…

Última Hora

Região do Dão ambiciona ter os vinhos com a maior qualidade do país

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) disse hoje, a propósito do 111.º aniversário daquela região demarcada, …

Destaque

Greve das cantinas fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos funcionários das cantinas obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Ao final

Informação

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.