CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

A CIM Região de Coimbra, em articulação com a tutela do Turismo, vai tomar medidas para a revitalização…

… dos territórios afetados pelos incêndios a 15 e 16 de Outubro.

Na presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente da CIM RC, João Ataíde, os vice presidentes, José Carlos Alexandrino e José Brito Dias, e o secretário executivo da CIM RC, Jorge Brito, analisaram os resultados do conjunto de reuniões que a CIM Região de Coimbra realizou nos municípios afetados pelos incêndios de 15 e 16 de Outubro, em conjunto com o gabinete de crise da tutela do Turismo.

Na reunião, na sede da CIM Região de Coimbra, e em que participaram, além da Direção da CIM RC, a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, foram dadas orientações no sentido da revisão dos projetos integrantes da “Rede de oferta turística em espaços naturais”, com vista ao enquadramento da revitalização física das zonas afetadas e respetivas pré-existências nas medidas de apoio disponíveis. A diversificação da base da oferta turística da Região de Coimbra, complementando o turismo de natureza com a valorização dos produtos endógenos, através da gastronomia, do artesanato, dos eventos, entre outros, foi outra das medidas recomendadas pela representante do Governo.

Neste sentido, a CIM Região de Coimbra pretende “recorrer aos recursos disponibilizados com vista a alargar a oferta nos territórios afetados com projetos na área da gastronomia (orientado para a promoção da agricultura local e dos circuitos curtos, promovendo a sustentabilidade do território por via dos produtos endógenos), ou criação de projetos de ancorados no Artesanato Regional assentes numa lógica de turismo sustentável e solidário”.

image_pdfimage_print
Previous 18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra
Next “Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital: Concurso para reconstrução de 52 casas ardidas deverá ser lançado em junho

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) deverá lançar o concurso para reconstrução das primeiras 52 casas ardidas, no concelho de Oliveira do Hospital, na primeira semana

Informação

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Destaque

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Ténis de Mesa: CCPOH com derrota frente à AC Mocidade de Coimbra

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), a competir no Campeonato Distrital de Equipas Seniores da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra, perdeu, na passada

Última Hora

ESTGOH recebe 11 novos alunos na 3ª fase do concurso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 11 novos alunos colocados na terceira fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Última Hora

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Última Hora

CISE promove workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai realizar, no próximo dia 2 de junho, mais uma edição do workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM).

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,

Informação

Helena Correia, investigadora na área das microalgas, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Helena Correia, investigadora ligada ao projeto das microalgas.

Informação

Pedrógão: Sobe para dez o número de arguidos em caso de apoios a casas destruídas pelo incêndio

O número de arguidos envolvidos no inquérito sobre a reconstrução de casas em Pedrógão Grande subiu de quatro para dez, todos eles requerentes de apoio.

Última Hora

Incêndios: António Costa assina despacho para iniciar pagamento das indemnizações

O primeiro-ministro assinou hoje um despacho determinando que se proceda ao pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização…

Destaque

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…

Última Hora

Federação do Folclore Português prestou homenagem a Manuel Mendes

Manuel Mendes, presidente da direção do Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, foi homenageado no domingo, dia 27 de maio,…

Região

Mala abandonada em Coimbra não constituía perigo

Uma mala suspeita encontrada na Baixa da cidade levou ontem, à tarde, à evacuação de uma rua em Coimbra. Horas mais tarde, a PSP informou que a mala não constituía

Sociedade

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Região

Sinistralidade: oito detenções, 862 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 25 de setembro a 1 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Informação

Suspeito de atear incêndio em Mangualde foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR, deteve o presumível autor de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Mangualde.

Informação

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Última Hora

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Informação

Obras no IP3 condicionam circulação no distrito de Viseu

O pavimento do IP3 está a ser reparado, o que implica condicionamentos do trânsito nos concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Última Hora

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Última Hora

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.

Informação

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.

Última Hora

Câmara de Tondela apoia reconstrução de habitações não permanentes

A Câmara de Tondela vai apoiar a reconstrução de habitações não permanentes que foram afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017, o que deverá ter um impacto de 1,5 a