CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

image_pdfimage_print

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

… que permitirá ligar os referidos Municípios à rota Eurovelo 1, que integra a rede Europeia de Ciclovias, constituída atualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente Europeu.

 Na reunião realizada em Lisboa, os representantes da CIM Região de Coimbra e dos três Municípios foram incentivados pelo Turismo de Portugal a desenvolver o projeto destinado à valorização da oferta de Cycling & Walking atráves da ligação intermunicipal entre a Ecopista do Dão, Ecovia do Mondego, Ecopista do Vouga e Eurovelo 1 e que contribuirá fortemente para o aumento da atratividade turística destes territórios e do país.

Ao assegurar a conclusão da malha da Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica – no território da CIM Região de Coimbra, a proposta, que será candidatada ao Programa Valorizar, permite a adequação das características naturais e potencialidades do território à criação de novas abordagens turísticas, com reflexos no impulso de novas atividades económicas ligadas ao turismo.

Nos objetivos da iniciativa, que cruza com outros projetos da CIM Região de Coimbra, incluem-se a promoção da conexão aos Portuguese Trails, turismo de natureza, bem como o reconhecimento internacional da marca, conhecimento do território e a valorização dos recursos endógenos.

Permitindo a circulação em cerca de 83 km, o percurso estende-se ao longo da costa atlântica entre o limite Norte do município de Mira e o limite Sul do município da Figueira da Foz, apresentando uma forte potencialidade e interesse para o turismo e para o lazer, visando potenciar e valorizar turisticamente a Região de Coimbra e a Região Centro.

A execução do projeto, que representa um investimento de 1 milhão e 250 mil euros, torna-se, assim, decisivo para a conclusão do percurso da Eurovelo1, estando o mesmo devidamente conectado, a Norte e a Sul, com os concelhos limítrofes, de forma a garantir a continuidade da rota.

Previous Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal
Next Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Artigos Relacionados

Última Hora

Centro de Saúde de Seia contará com mais uma nova médica de família já em novembro

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda garante que, já a partir do início do mês de novembro, o Centro de Saúde de Seia passará a

Última Hora

Oliveira do Hospital apela à solidariedade para com as vítimas de Pedrógrão

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso uma campanha de recolha de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógrão Grande.

Última Hora

7 Maravilhas à Mesa: ADIBER desafia região a votar na Mesa da Beira Serra – 760 10 70 24 (com vídeo)

A Mesa da Beira Serra é uma das pré-finalistas ao concurso das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. A ADIBER, promotora da candidatura, apela à mobilização de toda a região

Última Hora

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

Última Hora

Região: ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite

Várias ações de fiscalização a explorações pecuárias na região Centro, levadas a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultaram na apreensão de 830 litros de leite cru

Destaque

Marchas Populares de Oliveira do Hospital foram uma grande “manifestação cultural” (com vídeo)

O Parque do Mandanelho de Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, dia 22 de junho, de uma das “grandes noites” do concelho: as Marchas Populares. Para o presidente do

Região

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Desporto

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Última Hora

Guarda: homem ferido com gravidade após ter sido eletrocutado em posto de energia

Um homem ficou gravemente ferido após ter sido eletrocutado em posto de transformação de eletricidade que serve o Instituto Politécnico da Guarda.

Informação

Associação de Vítimas confiante no “diálogo” com o governo para alteração de medidas discriminatórias

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) disse que saiu “parcialmente satisfeito” da reunião com o Primeiro Ministro, hoje realizada.

Última Hora

Suspeito de atear incêndio em Mangualde foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR, deteve o presumível autor de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Mangualde.

Informação

Homem internado com legionella nos Covões

Um homem está internado nos cuidados intensivos do Hospital dos Covões do CHUC com legionella, adianta o Diário As Beiras citando fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).