CIM Região de Coimbra distribui mais de 40 mil árvores aos municípios

CIM Região de Coimbra distribui mais de 40 mil árvores aos municípios

image_pdfimage_print

Mais de 40 mil árvores de espécies autóctones portuguesas estão a ser entregues aos municípios da Região de Coimbra para plantação pela Comunidade Intermunicipal, no âmbito da aprovação da candidatura…

… ao programa Floresta Comum, que vai permitir a reflorestação de áreas ardidas, incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos.

Pretende-se, assim, envolver a comunidade constituída pelos dezanove municípios da Região de Coimbra para potenciar a criação de estruturas e redes locais de recuperação da floresta autóctone bem como fazer chegar o conhecimento específico e as árvores para plantar às pessoas e instituições que possuem vontade e condições para intervir na floresta.

Na prática, o Floresta Comum disponibiliza árvores por parte dos Viveiros Florestais do Estado e prevê a constituição anual de uma Bolsa de Árvores Autóctones, provenientes exclusivamente de sementes portuguesas. As árvores que integrarem esta bolsa servirão apenas para oferta no âmbito do Floresta Comum.

A QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza), Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro estabeleceram uma parceria com o objetivo principal da construção de uma floresta cujos benefícios se alargam às atuais e às futuras gerações.

Através da disponibilização de árvores por parte de alguns dos Viveiros Florestais do Estado da AFN e do ICNB, ou outras ofertas que venham a integrar o projeto, será constituída anualmente uma Bolsa de Árvores Autóctones, provenientes exclusivamente de sementes portuguesas. As árvores que integrarem esta bolsa servem exclusivamente para ser distribuídas de forma gratuita exclusivamente aos projetos que se candidataram ao Floresta Comum, como este da CIM RC.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “ Gala do Desporto é o premiar do ser jovem em sociedade e o premiar do futuro”
Next Vice-presidente e diretores de unidades orgânicas do IPG tomaram posse

Artigos Relacionados

Última Hora

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que estavam encerradas desde a madrugada de quarta-feira devido à queda de neve, foram esta manhã reabertas ao trânsito, disse fonte do Comando Distrital

Sociedade

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar, tendo fiscalizado 296 operadores económicos que comercializam

Última Hora

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Última Hora

Ocupante  de carro de rali que caiu ao rio encontrado sem vida

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. Uma pessoa morreu no acidente e outra foi transportada para o hospital.

Destaque

Município de Oliveira do Hospital atribuiu 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

Região

Sinistralidade: 100 acidentes e três mortos marcam a última semana no distrito de Coimbra

A semana de 7 a 13 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra pela ocorrência de uma centena de acidentes que resultaram em três vítimas mortais, cinco feridos graves

Informação

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Destaque

Sonae Arauco promove ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

Mais de 180 voluntários das empresas Sonae juntam-se à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para revitalizarem uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de 2017.

Região

Bombeiros feridos em acidente em Arganil já tiveram alta hospitalar

Os dois bombeiros voluntários de Cantanhede que sofreram um acidente de viação na segunda-feira em Arganil já tiveram alta hospitalar, …

Última Hora

Alexandrino pede ajuda do Governo para travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas zonas afetadas pelos incêndios

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, pede a ajuda do Governo para que, todos juntos, possamos travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas

Última Hora

Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo com múltiplas atividades

O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas destinadas a celebrar o Dia Mundial do Turismo, que hoje, dia 27, se comemora.