CIM Região de Coimbra distribui mais de 40 mil árvores aos municípios

CIM Região de Coimbra distribui mais de 40 mil árvores aos municípios

Mais de 40 mil árvores de espécies autóctones portuguesas estão a ser entregues aos municípios da Região de Coimbra para plantação pela Comunidade Intermunicipal, no âmbito da aprovação da candidatura…

… ao programa Floresta Comum, que vai permitir a reflorestação de áreas ardidas, incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos.

Pretende-se, assim, envolver a comunidade constituída pelos dezanove municípios da Região de Coimbra para potenciar a criação de estruturas e redes locais de recuperação da floresta autóctone bem como fazer chegar o conhecimento específico e as árvores para plantar às pessoas e instituições que possuem vontade e condições para intervir na floresta.

Na prática, o Floresta Comum disponibiliza árvores por parte dos Viveiros Florestais do Estado e prevê a constituição anual de uma Bolsa de Árvores Autóctones, provenientes exclusivamente de sementes portuguesas. As árvores que integrarem esta bolsa servirão apenas para oferta no âmbito do Floresta Comum.

A QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza), Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro estabeleceram uma parceria com o objetivo principal da construção de uma floresta cujos benefícios se alargam às atuais e às futuras gerações.

Através da disponibilização de árvores por parte de alguns dos Viveiros Florestais do Estado da AFN e do ICNB, ou outras ofertas que venham a integrar o projeto, será constituída anualmente uma Bolsa de Árvores Autóctones, provenientes exclusivamente de sementes portuguesas. As árvores que integrarem esta bolsa servem exclusivamente para ser distribuídas de forma gratuita exclusivamente aos projetos que se candidataram ao Floresta Comum, como este da CIM RC.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “ Gala do Desporto é o premiar do ser jovem em sociedade e o premiar do futuro”
Next Vice-presidente e diretores de unidades orgânicas do IPG tomaram posse

Artigos Relacionados

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de dezembro, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, uma

Última Hora

EXPOH arranca a 22 de julho e promete ser a “melhor de sempre” (Com vídeos e reportagem áudio)

Fazer da EXPOH 2017 a “melhor de sempre” em Oliveira do Hospital é o objetivo do Município de Oliveira do Hospital, que apostou num cartaz arrojado que traz ao concelho

Educação

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Informação

Serra da Estrela integra rede espanhola de estâncias de esqui

A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que integra várias estâncias de esqui espanholas.

Destaque

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar

Informação

Selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu a medalha de ouro do município de Arganil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu ontem a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção…

Destaque

Feira do Livro abriu hoje em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

Realizou-se esta tarde a inauguração da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que vai decorrer até ao dia 30 de maio no Largo Ribeiro do Amaral.

Informação

Depressão “Helena” provoca queda de árvores e deslizamento de terras em Oliveira do Hospital

A última noite e manhã de hoje foram marcadas pelo mau tempo, provocado pela depressão “Helena”, que teve o seu pico a meio da manhã, prevendo-se que a intempérie se

Informação

AVMISP alertou Presidente da República para perigo de encerramento de empresas

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) lamentou, junto do Presidente da República, a falta de apoios à recuperação empresarial, alertando que há “muitos postos

Destaque

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Última Hora

Lourosa assinalou um ano de Unidade Móvel de Saúde na freguesia

A Junta de Freguesia de Lourosa assinalou, no dia 27 de janeiro, um ano desde que a Unidade Móvel de Saúde do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com