CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 
7 Maio, 2018 472 Views

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

…considerando positiva a requalificação/duplicação do IP3 sem portagens, com um investimento de 134 milhões de euros e que prevê que 85 por cento do traçado atual ficará com quatro vias (2+2) contra os atuais 21 por cento. 

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a intervenção pode ser feita de forma faseada e mais rapidamente, além de se evitarem as dificuldades com as questões ligadas aos impactes ambientais.

A proposta do Governo acolhe as pretensões da região de Coimbra como solução para a ligação entre Viseu e Coimbra, sendo que os dois outros cenários apresentados pela Infraestruturas de Portugal (IP) apontam para a concessão ou a construção de uma autoestrada portajada com vários confrangimentos ambientais.

Não obstante, o CI da CIM Região de Coimbra insiste na conclusão do IC6 e na implementação de acessibilidades adequadas às necessidades económicas e sociais do Municípios de Gois, Lousã e Vila Nova de Poiares configurando, desta forma, verdadeiras medidas de coesão territorial.

Assim, o CI da CIM Região de Coimbra considera que a satisfação destas reivindicações vai contribuir para suster o processo de despovoamento dos territórios do interior, promovendo a captação de investimento, localização de empresas, fixação de profissionais qualificados, viabilização dos produtos endógenos e da atividade turística.

Esta tomada de posição foi dada a conhecer ao Ministro do Planeamento, Pedro Marques, e ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, durante a reunião com os membros do Governo, após o final do Conselho Intermunicipal.

O Ministro do Planeamento, Pedro Marques, deixou palavras de conforto para os Municípios e assumiu a resolução da questão das acessibilidades ao Pinhal Interior e IC6 num plano de trabalho que envolve a CIM Região de Coimbra e que inclui a sensibilização da Comissão Europeia para que sejam alocadas verbas às chamadas last miles, ou seja, os troços de estradas que ligam os parques industriais e as áreas de localização territorial às autoestradas.

A agenda de trabalho do CI da CIM Região de Coimbra da reunião incluiu ainda o acordo de colaboração – linha de apoio à valorização turística do interior, com vista à candidatura da Ecovia do Mondego, prolongamento da Ecopista do Dão, e à candidatura da Eurovelo1 – Rota Atlântica na CIM Região de Coimbra, bem como a candidatura da Região de Coimbra a Capital Europeia da Gastronomia e o protocolo de colaboração do Programa “Aldeia Segura e Pessoas Seguras”.

image_pdfimage_print
Previous Cerveja “Rapada” conquista Ouro e Prata em Concurso Nacional
Next Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Artigos Relacionados

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a

Informação

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Informação

Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera

A extensão de Saúde de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta a partir de hoje, 2 de maio, com a presença e cuidados de médico de

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital lança concurso para resolver problema na praia fluvial de Avô

José Carlos Alexandrino anunciou, hoje, que o Município de Oliveira do Hospital vai avançar com concurso público para a execução imediata da requalificação da praia fluvial de Avô.

Informação

Município de Penacova requalifica Parque Municipal

A Câmara Municipal de Penacova, com base na ação de regeneração urbana, está a executar a Requalificação do Parque Municipal, situado no centro urbano da Vila de Penacova.

Cultura

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Sociedade

“Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

Carlos Conceição foi um dos queimados muito graves do grande incêndio de 15 de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital. Ao cair do dia, foi apanhado por uma “língua

Sociedade

Temperaturas a rondar os 40 graus no domingo

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a subirem 08 a 10 graus Celsius,…

Última Hora

Quatro arguidos entre os que pediram apoios para a reconstrução em Pedrógão Grande

O Ministério Público informou hoje que, “até agora, foram constituídos quatro arguidos” no âmbito do “inquérito onde se investigam as irregularidades relacionadas …

Região

Região de Coimbra Meet Up na Bolsa de Turismo de Lisboa

“Região de Coimbra Meet Up” pretende inovar “a participação da CIM Região de Coimbra na Bolsa de Turismo de Lisboa, através de um elogio à diversidade e excelência …

Região

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros,

Última Hora

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Última Hora

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.

Última Hora

Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital

O Ministro da Saúde desloca-se amanhã, 31 de outubro, ao concelho de Oliveira do Hospital. Adalberto Campos Fernandes marca presença, …

Última Hora

Dois homens identificados por pesca ilegal no rio Ceira

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente do Destacamento Territorial de Coimbra, identificou, no passado dia 18 de maio, dois homens por infração à lei

Última Hora

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Destaque

Rádio Boa Nova com emissão comemorativa ao longo do dia

A Rádio Boa Nova está transmitir uma emissão especial comemorativa do seu 32º aniversário. Ao longo do dia de hoje pode visitar-nos no centro da cidade de Oliveira do Hospital,

Informação

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Informação

Resultados do desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana, o destaque vai para  o empate entre Tourizense e Nogueirense 0-0 em jogo da jornada 13 do campeonato de Portugal Prio, série D.

Última Hora

Rádio Boa Nova realiza Convívio de Verão

É já no próximo sábado, 15 de julho, que a Rádio Boa Nova realiza o Convívio de Verão. A iniciativa que consiste num almoço e tarde cultural, vai ter lugar

Sociedade

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20

Última Hora

Misericórdia de Galizes distinguida com “Selo Protetor”

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai ser hoje distinguida com o “Selo Protetor” numa cerimónia pública, em Lousada.

Sociedade

Oliveirenses solidários com os bombeiros entregam bens nas corporações

À semelhança do que se tem verificado um pouco por todo o país, também em Oliveira do Hospital se assiste a gestos solidários para com as corporações de bombeiros …

Nacional

Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi hoje registado na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora.