CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 
7 Maio, 2018 555 Views

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

…considerando positiva a requalificação/duplicação do IP3 sem portagens, com um investimento de 134 milhões de euros e que prevê que 85 por cento do traçado atual ficará com quatro vias (2+2) contra os atuais 21 por cento. 

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a intervenção pode ser feita de forma faseada e mais rapidamente, além de se evitarem as dificuldades com as questões ligadas aos impactes ambientais.

A proposta do Governo acolhe as pretensões da região de Coimbra como solução para a ligação entre Viseu e Coimbra, sendo que os dois outros cenários apresentados pela Infraestruturas de Portugal (IP) apontam para a concessão ou a construção de uma autoestrada portajada com vários confrangimentos ambientais.

Não obstante, o CI da CIM Região de Coimbra insiste na conclusão do IC6 e na implementação de acessibilidades adequadas às necessidades económicas e sociais do Municípios de Gois, Lousã e Vila Nova de Poiares configurando, desta forma, verdadeiras medidas de coesão territorial.

Assim, o CI da CIM Região de Coimbra considera que a satisfação destas reivindicações vai contribuir para suster o processo de despovoamento dos territórios do interior, promovendo a captação de investimento, localização de empresas, fixação de profissionais qualificados, viabilização dos produtos endógenos e da atividade turística.

Esta tomada de posição foi dada a conhecer ao Ministro do Planeamento, Pedro Marques, e ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, durante a reunião com os membros do Governo, após o final do Conselho Intermunicipal.

O Ministro do Planeamento, Pedro Marques, deixou palavras de conforto para os Municípios e assumiu a resolução da questão das acessibilidades ao Pinhal Interior e IC6 num plano de trabalho que envolve a CIM Região de Coimbra e que inclui a sensibilização da Comissão Europeia para que sejam alocadas verbas às chamadas last miles, ou seja, os troços de estradas que ligam os parques industriais e as áreas de localização territorial às autoestradas.

A agenda de trabalho do CI da CIM Região de Coimbra da reunião incluiu ainda o acordo de colaboração – linha de apoio à valorização turística do interior, com vista à candidatura da Ecovia do Mondego, prolongamento da Ecopista do Dão, e à candidatura da Eurovelo1 – Rota Atlântica na CIM Região de Coimbra, bem como a candidatura da Região de Coimbra a Capital Europeia da Gastronomia e o protocolo de colaboração do Programa “Aldeia Segura e Pessoas Seguras”.

Previous Cerveja “Rapada” conquista Ouro e Prata em Concurso Nacional
Next Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Artigos Relacionados

Informação

Acidente interrompe circulação nos dois sentidos do IP3

A circulação automóvel encontra-se interrompida desde as 12h30 no Itinerário Principal 3 (IP3) devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa, no concelho de Tondela.

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve.

Nacional

Mais de 40 concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

As temperaturas vão começar a subir, em especial a máxima, a partir de quarta-feira, podendo ser superiores a 30 graus em alguns locais do Alentejo, do interior centro e do

Última Hora

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Destaque

Trabalho de “superação” permitiu reativação da Sonae Arauco seis meses após o grande incêndio

A unidade da Sonae Arauco, em Oliveira do Hospital, reativou a produção de painel aglomerado às três da manhã do passado dia 10 de abril. A empresa que, logo após

Informação

Fernando Tavares Pereira apresentou candidatura à Câmara Municipal de Tábua

Fernando Tavares Pereira entrou oficialmente na corrida à Câmara Municipal de Tábua. Ao final de tarde sábado apresentou a sua candidatura pelo PSD à autarquia com críticas à atuação do

Informação

Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo

Rafael Delaunay Gomes conseguiu o 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de triatlo disputado em Vilamoura.

Informação

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Região

Centro de Portugal recebeu visita da Ministra do Turismo da Jordânia

O Centro de Portugal recebeu hoje a visita da Ministra do Turismo e das Antiguidades do Reino Hachemita da Jordânia. Lina Mazhar Ennab pernoitou em Fátima…

Última Hora

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.