CIM investe um milhão de Euros para afirmar região de Coimbra como destino turístico

CIM investe um milhão de Euros para afirmar região de Coimbra como destino turístico

image_pdfimage_print

A Comunidade Intermunicipal da Região (CIM) de Coimbra vai avançar com um plano de afirmação turística da região. A medida foi anunciada ontem,…

… na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde decorreu uma reunião de análise a uma primeira proposta de valorização integrada do produto turístico dos 19 municípios.

No novo programa – a proposta ainda vai ser analisada em Conselho Intermunicipal –  a CIM da região de Coimbra conta investir cerca de um milhão de Euros, apoiados por fundos comunitários, num período de dois anos. João Ataíde, presidente da CIM e autarca da Figueira da Foz explicou que o caminho passa por identificar os produtos turísticos que “são relevantes” e que “podem agregar e integrar a região”, com particular enfoque para o “turismo cultural, gastronomia, náutico, património e romanização”. O objetivo é de afirmar a região de Coimbra “enquanto destino turístico”  e potenciar uma “maximização homogénea de toda a região”. “No fundo é criar território”, especificou.

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e vice-presidente da CIM notou o facto de atualmente os grandes centros urbanos, como Coimbra, terem “um número muito elevado de visitantes”, para verificar que o que se pretende, “em termos de coesão territorial”, é atrair os turistas aos restantes municípios. No âmbito do programa, ontem, apresentado deverá ser criado um “plano de mobilidade” que possibilite a circulação dos turistas por toda a região. “Somos uma região importante. Precisamos de ter um plano”, referiu José Carlos Alexandrino que espera que “este dinheiro seja rentabilizado e alavanque a nossa parte turística”.

Na hora de apresentar um novo programa destinado a afirmar a região como destino turístico, o presidente da CIM voltou a defender a construção do IC6 até à Zona Industrial de Oliveira do hospital. “São escassas dezenas de quilómetros que valorizam muito a região e em particular a Oliveira do Hospital”, referiu João Ataíde.

Previous Eptoliva festejou 25 anos de ensino profissional
Next Detido com sete armas diferentes após queixa de violência doméstica na Figueira da Foz

Artigos Relacionados

Última Hora

Prazo para proprietários limparem terrenos termina hoje

O prazo para limpar o mato e podar árvores junto a casas isoladas, aldeias e estradas termina hoje, pelo que os proprietários, em caso de incumprimento,…

Informação

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Última Hora

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Desporto

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Última Hora

EPTOLIVA aprovou por unanimidade o plano anual de atividades e o orçamento da Associação

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Nacional

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) vai deixar de vender água em garrafas de plástico.

Região

Campeão Nacional de Juvenis de Voleibol decide-se em Seia

A Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos disputa-se no concelho de Seia, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho, em São Romão,…

Região

Homem de 80 anos morre em acidente com trator agrícola

Um homem com cerca de 80 anos morreu hoje devido ao despiste de um trator agrícola, na localidade de Pereiro, concelho de Pinhel, disse à agência Lusa fonte do Comando

Última Hora

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Catorze concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).