Ciência ao Rubro na BLC3
30 Junho, 2017 2349 Views

Ciência ao Rubro na BLC3

image_pdfimage_print

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Ao longo do ano, os investigadores da BLC3 visitaram quinzenalmente as escolas do concelho e desenvolveram com os alunos atividades de cariz científico de diversos domínios (biologia, química, física e programação). Estas atividades são integradas no programa LAB-i-DUCA, programa que está a ser implementado pela BLC3, desde 2013, e pretende promover a transferência de conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sustentável nos domínios Económico, Social e Ambiental preconizando a promoção de atitudes positivas face à ciência, promoção do método científico, enquanto estratégia de resolução criativa de problema  e a promoção do espirito empreendedor e inovador, através da promoção da criatividade e outros mecanismos.

Existindo a dificuldade dos alunos se deslocarem com tanta frequência às instalações da BLC3, as atividades foram desenvolvidas em contexto escolar. Assim, e para assinalar o final do ano, a BLC3 com o apoio e cooperação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – Pelouro da Educação, desenvolveu dois dias de “Ciência ao Rubro”, no seu Campus de Tecnologia e Inovação localizado em Lagares da Beira. Participaram cerca de 400 alunos dos 2 aos 6 anos, em dois dias de atividades.

Para João Nunes “esta iniciativa representou uma primeira oportunidade para as crianças puderam ter contacto com um laboratório real, com algum do trabalho que a entidade desenvolve, mas fundamentalmente puderam “meter as mãos na massa da ciência”, em conjunto com os seus professores. Foi uma experiência única vivida na BLC3 onde os corredores se encheram de crianças a circular de uns laboratórios para os outros e a dizerem eu quero ser cientista. A brincar ciência aprendemos. A brincar ciência podemos pensar o que queremos ser quando formos grandes. A brincar ciência podemos compreender qual o nosso perfil e aptidão. As próximas gerações serão apenas colaboradores que trabalham no que gostam. Se antes era vital motivarmos o contacto das crianças com os computadores, agora é fundamental proporcionarmos aprendizagens práticas e sem computador”.

Previous Férias Ativas 2017 já iniciaram em Oliveira do Hospital
Next Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Artigos Relacionados

Cultura

Rodrigo Leão apadrinha Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa

Rodrigo Leão é o padrinho da Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa, a única ainda em competição de toda a Beira Interior e Distrito da Guarda.

Última Hora

Termómetros podem descer aos -5ºC e o frio vai continuar

As temperaturas mínimas vão continuar muito baixas em Portugal continental pelo menos até ao final da semana podendo chegar aos 5 graus negativos em algumas regiões do território.

Informação

“Ciclo pelas Igrejas” inicia amanhã na Igreja da Misericórdia em Galizes

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, está a promover vários concertos no âmbito da iniciativa “Ciclo pelas Igrejas”…

Informação

Hóquei Patins: Benfica veio jogar a Oliveira do Hospital com muita “solidariedade e amor”

A equipa do SL Benfica participou, ontem à noite, no jogo solidário de hóquei patins com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), terminando a partida a vencer por

Última Hora

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …

Informação

Coimbra: PSP detém burlão que dizia ser funcionário bancário

A PSP deteve um homem de 45 anos, na manhã da passada quarta-feira, na zona da Solum, em Coimbra, por este ser suspeito de várias burlas a idosos.

Informação

Oliveira do Hospital: Homem que abusou sexualmente da mãe condenado a pena de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a oito anos e meio de prisão um homem, de 53 anos, por ter abusado sexualmente e coagido a mãe, de 70 anos, em

Região

Labirinto de Ideias foi um sucesso em Arganil

O Labirinto de Ideias terminou no domingo em Arganil , considerando a organização  que foi “um sucesso”. “Reflexo desse êxito foram os 1531 visitantes…

Informação

Região: Dois feridos graves em acidente de trabalho numa pedreira

Um acidente de trabalho numa pedreira em Ferro Ventoso, Porto de Mós, resultou em dois feridos graves. As vítimas são dois homens que ficaram feridos na sequência de um “trauma“.

Desporto

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.

Destaque

Partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal faz-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é palco na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, da partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal Santander,…

Informação

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …