Chuva, trovoada, vento e agitação marítima a partir de hoje Continente

Chuva, trovoada, vento e agitação marítima a partir de hoje Continente

A chuva forte, com probabilidade de ocorrência de trovoadas, o vento e a agitação marítima regressam a partir de hoje ao território do continente, sendo sexta-feira o dia mais gravoso, segundo a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje ainda “vai ser um dia pacífico, com temperaturas mínimas da ordem dos 0 a 2 graus nas regiões do interior Norte e Centro associados a uma massa de ar polar e aguaceiros fracos e pouco frequentes”.

“A partir da tarde, o céu vai tornar-se muito nublado, inicialmente nas regiões do litoral sul e depois estendendo-se a todo o território. A partir do meio da tarde, vamos ter períodos de chuva fraca e chuvisco na região Norte. A chuva virá de Sul para Norte e haverá queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela”, referiu.

Na quinta-feira, indicou Maria João Frada, prevê-se uma subida significativa dos valores da temperatura mínima, da ordem dos 4/5 graus e da máxima entre 2 e 5 graus.

“Neste dia, vai ocorrer chuva em todo o território, que pode ser chuva forte localmente e (…) pode haver queda de neve acima dos 1000/ 1200 metros, mas é muito temporária, pois com a entrada do ar mais quente a neve fica confinada aos pontos mais altos da Serra da estrela”, disse.

Segundo Maria João Frada, a chuva vem acompanhada de vento moderado a forte do quadrante sul com rajadas que podem atingir os 85 quilómetros por hora, neblinas e nevoeiros.

“Este cenário vai-se prolongar para dia 9 [sexta-feira]. Este será um dia mais grave do que dia 8. Até ao final da manhã de dia 10 vamos ter chuva por vezes forte, especialmente nas regiões do Norte e Centro, e vento forte e ocorrência de trovoadas e granizo”, prevê.

A meteorologista do IPMA explicou que este cenário vai ser válido até ao final da manhã de sábado, depois entra-se em regime de aguaceiros que também podem ser localmente fortes.

“Estão também reunidas algumas condições para ocorrer fenómenos extremos de vento em particular no litoral oeste, mas ainda a acompanhar porque são situações que temos acompanhar mais em cima do acontecimento”, disse.

Segundo a meteorologista, estes próximos dias, pelo menos até domingo, vão ser de ocorrência de precipitação, vento forte e trovoadas.

“Relativamente à agitação marítima, para já está tudo pacífico, mas a partir de dia 09 vamos ter na costa ocidental um aumento da altura significativa das ondas que serão de oeste-sudoeste a partir da tarde com 4 a 5 metro e no dia 10 vão atingir 5 a 6 ou 6 a 7 ou mais, nos dias 10 e 11”, disse.

No arquipélago da Madeira, também está previsto precipitação e vento forte e as ondas podem atingir os quatro a cinco metros de oeste.

De acordo com Maria João Frada, este agravamento deve-se a uma depressão que está no Atlântico, a oeste dos Açores.

“Vem direta para o Continente e vai deslocar-se para noroeste. Vai entrar uma massa tropical que é instável e que vai dar origem a esta precipitação continuada e forte e condições para trovoada. Como a depressão está em aproximação do continente, mas está bastante cavada vamos ter uma aumento da intensidade de vento em especial nos dias 10 e 11”, disse a meteorologista.

image_pdfimage_print
Previous Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês
Next “Dos Lobos” aposta no queijo, merchandising e outros produtos para repor ovelhas

Artigos Relacionados

Educação

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Informação

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Informação

Viseu: Incêndio em habitação mata mulher de 84 anos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de domingo num apartamento, em Viseu, e fez uma vítima mortal, uma mulher de 84 anos.

Informação

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.

Região

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.

Informação

Município de Góis aposta na recuperação de estradas municipais danificadas pelos incêndios

O Município de Góis continua empenhado na recuperação de estradas e caminhos municipais danificados pelos incêndios.

Informação

“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

Percebeu no domingo que a semana que ia entrar era a última de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que nos últimos 47 anos foi costureira de profissão.

Região

Colisão seguida de atropelamento provoca um morto em aldeia de Trancoso

Um homem de 75 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre duas viaturas, seguida de atropelamento, em Castaíde, localidade do concelho de Trancoso.

Sociedade

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Cultura

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Última Hora

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove eficiência energética em equipamentos públicos

O Município de Oliveira do Hospital está a realizar um conjunto de intervenções, com recurso às novas tecnologias, para reduzir o consumo de energia em equipamentos municipais.

Última Hora

Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada

Última Hora

José Carlos Mendes afasta cenário de candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O ex candidato independente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital negou, em declarações à Rádio Boa Nova, qualquer intenção de voltar a ser candidato, mas pela bandeira do PSD.

Região

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Desporto

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Região

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Informação

Lojistas e clientes premiados em Oliveira do Hospital

Já são conhecidas as lojas e os clientes premiados no âmbito do concurso de montras e sorteio de Natal, promovidos pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI por

Região

Polícia Judiciária deteve um homem pelo crime de homicídio tentado no Concelho de Pombal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, cometido com arma

Informação

 Câmara de Seia distingue Fundação Vodafone no Dia do Município

A Câmara de Seia vai proceder, no dia 3 de julho, à entrega da Campânula Municipal de Mérito e Dedicação à Fundação Vodafone Portugal, …

Desporto

CCPOH realiza 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital vai levar a efeito, no próximo dia 6 de agosto, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira

Última Hora

Jovem de 16 anos morreu em acidente em Tondela

Um jovem de 16 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro, numa avenida da cidade de Tondela,…

Desporto

Rafael Delaunay Gomes com “grandes ambições desportivas” em 2017

Este ano 2017, Rafael Delaunay Gomes tem grandes ambições desportivas pela frente. Destaque para a transferência do atleta para o Grupo Desportivo Estoril Praia.