“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebeu esta terça-feira, 27 de setembro, a “Chama da Solidariedade”, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social…

… (CNIS) em parceria com a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Coimbra, no âmbito da Festa da Solidariedade que decorre esta semana e culmina na próxima sexta-feira, na sede do distrito.

No segundo dia do périplo pelo distrito, a passagem da “Chama da Solidariedade” por Oliveira do Hospital foi recebida por muitos utentes de várias IPSS do concelho oliveirense, que desenvolvem a sua ação nos domínios da Infância, da Deficiência e da Terceira Idade, naquele que constituiu um encontro intergeracional. Antes da chama percorrer, pela mão dos utentes, algumas ruas da cidade até à ARCIAL houve um espaço de convívio entre todos, com animação musical pela voz e talento dos utentes das IPSS concelhias.

Esta é uma iniciativa que visa a mobilização dos cidadãos em torno da solidariedade social, juntando pessoas de diferentes organizações, entre utentes, técnicos e dirigentes, promovendo o importante trabalho que é desenvolvido pelo setor da economia social. Uma festa da solidariedade pelas pessoas, pelos valores e pelas instituições, como assinalam os responsáveis. Gil Tavares e Eduardo Mourinha, da CNIS, estiveram presentes e lembraram o importante papel que as IPSS representam e desenvolvem, explicando que esta iniciativa é “um chamamento para que as pessoas colaborem com as IPSS”.

chama 2Presente neste encontro simbólico, José Francisco Rolo, vereador da Solidariedade e Ação Social, considerou este “um bonito exemplo do que pretendemos na área social, tem havido um esforço do Município de Oliveira do Hospital em conjunto com as IPSS com a Rede Social para promover, cada vez mais, este encontros intergeracionais”. O vereador sublinha que Oliveira do Hospital “tem uma Rede Social de excelência que resulta do bom entendimento e cooperação entre as IPSS, o Município e a Segurança Social” que faz um “trabalho único de cuidar das nossas crianças, dos nossos idosos e de todos aqueles cidadãos especiais que alguns designam de deficientes”.

No total são vinte IPSS, “instituições de referência” que, no seu conjunto são o maior empregador do concelho, com 600 profissionais aos quais se junta o empenho voluntário dos dirigentes. Como assinalou o responsável “a chama vem reconhecer o trabalho que é feito, dos técnicos e dos dirigentes” e também por isso, o vereador José Francisco Rolo lança o desafio: “precisamos de instrumentos de apoio do atual quadro comunitário de apoio Portugal 2020 para melhorar as condições das instituições. Deixo um apelo ao diálogo para que as instituições da economia social possam aceder a estes meios financeiros, ou seja, o quadro comunitário tem que abrir a breve prazo para as IPSS”.

Do lado das instituições, José Pinheiro, presidente da Associação Progressiva de Santo António do Alva, sublinha a importância destas ações para dar visibilidade às instituições que “dentro do esforço e da boa vontade desenvolvem um trabalho importante na comunidade”. Também Lucinda Maria, da direção da ARCIAL, destaca o voluntariado dos elementos da direção bem como o “trabalho que é desenvolvido, é extremamente importante na medida em que a maior parte deste jovens não teriam ocupação nem estariam devidamente apoiados se as instituições não existissem”. Dando voz à Obra D. Josefina da Fonseca, Isabel Almeida, dá conta que a iniciativa  faz “sobressair a importância que as IPSS têm, nomeadamente no concelho de Oliveira do Hospital”  em diferentes aspetos quer do “emprego que se gera, quer do trabalho que se faz com os nossos utentes em termos das crianças, dos idosos, das pessoas diferentes que temos no concelho. Acho que é sobejamente conhecido e de facto acho que prestamos serviços de bastante qualidade”.

image_pdfimage_print
Previous JSD oliveirense critica a Câmara por tratar novo empreendimento turístico de “forma vergonhosa”
Next Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Artigos Relacionados

Última Hora

EPTOLIVA premiada no Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho

A EPTOLIVA recebeu a Menção Honrosa da Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso “Ciência na Escola” 2015-2016, …

Última Hora

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Sociedade

EXPOH com mais de 50 mil visitantes deve melhorar em 2019

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, chegou ao fim contou com um número de visitantes entre os 50 e os 60 mil.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros para realização de obras nas freguesias

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou  pela contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros destinados à realização de obras nas freguesias. A medida, aprovada em reunião

Última Hora

País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Última Hora

Região: Suspeitos de roubo na via pública ficaram em prisão preventiva

Dois jovens, de 17 e 21 anos, ficaram em prisão preventiva depois de terem sido detidos pela PSP de Pombal por suspeita da prática de roubos na via pública, com

Última Hora

Tábua inaugurou Posto de Carregamento de Veículos Elétricos

A Câmara Municipal inaugurou esta manhã o Posto de Carregamento de Veículos Elétricos, assinalando desta forma a comemoração do Dia Mundial da Energia, firmando a aposta deste executivo na promoção

Última Hora

Vereadores do PS e PSD “mediram forças” em reunião da Câmara de Oliveira do Hospital

João Ramalhete (PS) e João Brito (PSD) envolveram-se numa troca de acusações, com o primeiro criticar a oposição por “falta de visão estratégica para o concelho” e,…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 14 de maio, o Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital –

Sociedade

Festival de Tunas Académicas em Oliveira do Hospital

A Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, promove no dia 29 de abril, pelas 21h30, “VI fesTA.coh – Festival de Tunas Académicas cidade Oliveira

Informação

Vários concelhos da Guarda e Viseu com falhas de energia elétrica

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu, …

Destaque

Oliveira do Hospital assistiu às “melhores marchas populares de sempre”

Milhares de pessoas marcaram presença naquela que é considerada como “a melhor” edição das Marchas populares já realizada em Oliveira do Hospital. À qualidade das marchas …

Última Hora

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Informação

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da

Informação

Oliveira do Hospital: Homem que abusou sexualmente da mãe condenado a pena de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a oito anos e meio de prisão um homem, de 53 anos, por ter abusado sexualmente e coagido a mãe, de 70 anos, em

Informação

Dois detidos por furto de combustível em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Guarda, no passado dia 4 de junho, deteve dois homens de 40 e 50 anos, por furto de combustível, na

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”,

Informação

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Sociedade

Cooperativa completa 52 anos e perspetiva “longos anos de vida”

A Cooperativa da Beira Central assinalou ontem, dia 11 de dezembro, 52 anos de atividade. Com um supermercado renovado, a Cooperativa espera seguir na senda da evolução, perspetivando “longos anos

Última Hora

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.

Destaque

Cerca de 480 alunos semearam 1500 bolotas e castanhas em Oliveira do Hospital

Hoje , Dia Mundial da Bolota, cerca de 480 alunos de vários estabelecimentos de ensino pré-escolar  participaram na ação “Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore” que resultou na sementeira

Informação

Bispo de Coimbra abençoa Capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, é esperado amanhã à tarde, pelas 15h00, em Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, para presidir à cerimónia…

Região

Operação de rescaldo do fogo em Góis com 600 operacionais no terreno

A operação de “rescaldo e vigilância” no perímetro do incêndio que deflagrou no sábado em Góis, distrito de Coimbra, está a ser feita hoje por 600 operacionais, apoiados por 140