“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital recebeu esta terça-feira, 27 de setembro, a “Chama da Solidariedade”, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social…

… (CNIS) em parceria com a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Coimbra, no âmbito da Festa da Solidariedade que decorre esta semana e culmina na próxima sexta-feira, na sede do distrito.

No segundo dia do périplo pelo distrito, a passagem da “Chama da Solidariedade” por Oliveira do Hospital foi recebida por muitos utentes de várias IPSS do concelho oliveirense, que desenvolvem a sua ação nos domínios da Infância, da Deficiência e da Terceira Idade, naquele que constituiu um encontro intergeracional. Antes da chama percorrer, pela mão dos utentes, algumas ruas da cidade até à ARCIAL houve um espaço de convívio entre todos, com animação musical pela voz e talento dos utentes das IPSS concelhias.

Esta é uma iniciativa que visa a mobilização dos cidadãos em torno da solidariedade social, juntando pessoas de diferentes organizações, entre utentes, técnicos e dirigentes, promovendo o importante trabalho que é desenvolvido pelo setor da economia social. Uma festa da solidariedade pelas pessoas, pelos valores e pelas instituições, como assinalam os responsáveis. Gil Tavares e Eduardo Mourinha, da CNIS, estiveram presentes e lembraram o importante papel que as IPSS representam e desenvolvem, explicando que esta iniciativa é “um chamamento para que as pessoas colaborem com as IPSS”.

chama 2Presente neste encontro simbólico, José Francisco Rolo, vereador da Solidariedade e Ação Social, considerou este “um bonito exemplo do que pretendemos na área social, tem havido um esforço do Município de Oliveira do Hospital em conjunto com as IPSS com a Rede Social para promover, cada vez mais, este encontros intergeracionais”. O vereador sublinha que Oliveira do Hospital “tem uma Rede Social de excelência que resulta do bom entendimento e cooperação entre as IPSS, o Município e a Segurança Social” que faz um “trabalho único de cuidar das nossas crianças, dos nossos idosos e de todos aqueles cidadãos especiais que alguns designam de deficientes”.

No total são vinte IPSS, “instituições de referência” que, no seu conjunto são o maior empregador do concelho, com 600 profissionais aos quais se junta o empenho voluntário dos dirigentes. Como assinalou o responsável “a chama vem reconhecer o trabalho que é feito, dos técnicos e dos dirigentes” e também por isso, o vereador José Francisco Rolo lança o desafio: “precisamos de instrumentos de apoio do atual quadro comunitário de apoio Portugal 2020 para melhorar as condições das instituições. Deixo um apelo ao diálogo para que as instituições da economia social possam aceder a estes meios financeiros, ou seja, o quadro comunitário tem que abrir a breve prazo para as IPSS”.

Do lado das instituições, José Pinheiro, presidente da Associação Progressiva de Santo António do Alva, sublinha a importância destas ações para dar visibilidade às instituições que “dentro do esforço e da boa vontade desenvolvem um trabalho importante na comunidade”. Também Lucinda Maria, da direção da ARCIAL, destaca o voluntariado dos elementos da direção bem como o “trabalho que é desenvolvido, é extremamente importante na medida em que a maior parte deste jovens não teriam ocupação nem estariam devidamente apoiados se as instituições não existissem”. Dando voz à Obra D. Josefina da Fonseca, Isabel Almeida, dá conta que a iniciativa  faz “sobressair a importância que as IPSS têm, nomeadamente no concelho de Oliveira do Hospital”  em diferentes aspetos quer do “emprego que se gera, quer do trabalho que se faz com os nossos utentes em termos das crianças, dos idosos, das pessoas diferentes que temos no concelho. Acho que é sobejamente conhecido e de facto acho que prestamos serviços de bastante qualidade”.

Previous JSD oliveirense critica a Câmara por tratar novo empreendimento turístico de “forma vergonhosa”
Next Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Artigos Relacionados

Informação

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região

Informação

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

Última Hora

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Região

Tábua recebe o “Mercado Noturno”

Tábua vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Mercado Noturno”, que irá ter lugar no próximo dia 17 de setembro, a partir das 19h30.

Região

Região: FPF, Benfica e Vitória doam veículo aos bombeiros de Figueiró dos Vinhos

A Federação Portuguesa de Futebol, representada pelo seu presidente, Fernando Gomes, doou hoje um veículo aos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, com o apoio de Benfica, Vitória de Guimarães e

Destaque

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Última Hora

Câmara Municipal apresenta medidas de apoio para as empresas destruídas pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) promove na próxima quinta-feira, às 18h00, na Casa da Cultura César Oliveira, uma reunião alargada …

Informação

“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

A websérie “15 Memórias do Fogo”, rodada após o incêndio de 15 de outubro de 2017, compete em dois festivais internacionais de cinema, durante esta semana.

Sociedade

Arganil isenta de IMI casas afetadas pelos fogos de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, vai isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) as habitações destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017,

Informação

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Destaque

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Informação

Empresas: Intermarché de Oliveira do Hospital está “mais próximo” da população

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está agora “mais próxima da população” no âmbito daquele que é posicionamento demonstrado pela nova gerência de maior envolvimento na comunidade.