Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela
23 Maio, 2018 2662 Views

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

image_pdfimage_print

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Graça Silva, vereadora responsável pelo Pelouro da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, referiu à Rádio Boa Nova que a obra está “terminada”, resolvendo aquilo que  “era uma lacuna grave” que o concelho tinha. “Os visitantes vinham conhecer a cidade romana e não tinham um pouco de história do período romano”, explicou. “Agora podemos fazer essa ligação com conteúdo, fotografias e informação mais precisa daquela época, que é importantíssima para o desenvolvimento”, acrescentou Graça Silva.

Adianta a vereadora que o projeto, que foi um “filho muito desejado” com um “parto muito difícil”, está pronto e “todos os bobadelenses devem estar orgulhosos do espaço, assim como todos os oliveirenses”.

A abertura e entrada em funcionamento do Centro de Interpretação representa um  “forte investimento” do Município, na ordem de  250 mil euros. Graça Silva espera que o projeto venha a ser apoiado no âmbito de uma candidatura aos apoios comunitários. “É um espaço pequeno e não aparenta tal investimento, mas penso que foi uma conquista muito grande”, referiu.

A necessidade da criação deste espaço recaía na falta de local “onde colocar as peças que foram escavadas há cerca de 30 anos”. “Foram recolhidos artefactos que, até à data, não tínhamos onde colocar”, explicou.

Um problema que tem suscitado desagrado por parte dos responsáveis pelo espaço é o facto de “algumas peças já estarem em espaços museológicos”, pelo que, já estão a ser tomadas medidas para facultar a transição dos objetos para o Centro de Interpretação. “Estamos a tentar trazer até nós, porque agora temos essas condições, embora seja muito difícil, pois já passaram muitos anos e claro que as pessoas e entidades acham-se detentoras daquelas peças, o que nos deixa sempre um bocado frustrados e tristes, mas nós não desistimos”, afirmou a vereadora da Cultura.

Recorde-se que a construção do Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela decorreu por ocasião dos trabalhos de recuperação do complexo romano de que faz parte o Arco Romano e o Anfiteatro, cuja inauguração decorreu em 2007. O Centro de Interpretação acabou, contudo, por não abrir portas, dando sinais de degradação.

Junto do Centro de Interpretação da Bobadela encontra-se a Casa Amarela, em processo de recuperação, um projeto “que poderá acolher arqueólogos, estagiários” e todos os interessados “para fazer as suas horas de arqueologia”  na Bobadela,  que é vista como “uma cidade peculiar que tem ainda muito por descobrir”. A Casa Amarela deverá ainda contar com uma área de restauração, um espaço de apoio ao Turismo, entre outros.

Previous Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal
Next Oliveira do Hospital participa "com orgulho" na caminhada "O que nos Liga"

Artigos Relacionados

Informação

Município de Seia volta a promover Mercadinho de Natal

  A Câmara Municipal de Seia, em parceria com Associação de Artesãos da Serra da Estrela, volta a promover o Mercadinho de Natal.

Informação

Subida da temperatura coloca vários concelhos em aviso amarelo e com risco máximo de incêndio

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

ADIBER acolhe 16 propostas de investimento na Beira Serra  

No âmbito do concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) em vigor na região da Beira Serra, a Adiber registou na, primeira fase,…

Informação

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Sociedade

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Última Hora

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Região

Município de Tábua entrega mais três habitações alvo de reabilitação após os incêndios

O Município de Tábua entrega amanhã, dia 8 de maio, mais três habitações que foram alvo de reabilitação, no âmbito do Programa de Reconstrução de Habitações Permanentes, destruídas pelos incêndios

Programas

Daniela Simões é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Daniela Simões , que integra a equipa de “Suporte Geral à Investigação”.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A

Região

Fundo Revita analisa hoje processos da reconstrução de casas em Pedrógão

A Comissão Técnica do Revita (órgão gestor dos fundos de apoio à reconstrução das casas afetadas pelo grande incêndio de junho de 2017) vai reunir-se esta sexta-feira, às 14:30, nas

Última Hora

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a

Informação

UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços é “pentacampeã” do Torneio Inter-Freguesias

A União de Freguesias (UF) de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços venceu, pelo quinto ano consecutivo, o Torneio Inter- Freguesias, de futebol 7, depois de derrotar a