Centro de Gestão da Refe Informática do Governo vai instalar-se em Seia

Centro de Gestão da Refe Informática do Governo vai instalar-se em Seia

image_pdfimage_print

Foi assinado, ontem, em Almeida, na presença do Ministro-Adjunto e da Economia e do Secretário de Estado da Valorização do Interior, Pedro Siza Vieira…

… e João Paulo Catarino, respetivamente, o protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), que permitirá a instalação desta estrutura em Seia.

O CEGER é o suporte tecnológico ao Governo, assegurando a gestão da Rede Informática do Governo (RInG) e a prestação de todo o suporte necessário nos domínios das tecnologias de informação e de comunicações e nos sistemas de informação. Neste domínio, aquele centro garante a utilização eficaz das redes de comunicação eletrónica, a sua segurança e a colaboração entre organismos do Governo e da Administração Pública, que são fatores de competitividade, de modernização da governação e de redução de custos.

Tendo como focos estratégicos a segurança informática e de comunicações, e a qualidade na prestação de serviços de tecnologias de informação, garantindo a fiabilidade e segurança das trocas de informação entre todos os gabinetes governamentais, o CEGER de Seia será uma réplica da estrutura original, com informação relevante e atualizada, capaz de responder em cenários de catástrofe.

Concluída que esteja esta fase, pode equacionar-se a médio prazo efetuar uma deslocalização progressiva de infraestruturas de backoffice, de momento instaladas na sua totalidade em Lisboa, cumprindo objetivos de segurança e utilização racional de espaços, admitiu o diretor do CEGER, Tito Vieira.

O Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, adianta que o município criará todas as condições, desde as instalações às demais infraestruturas, necessárias para que o projeto se concretize, como consubstancia o protocolo de cooperação. O autarca congratula-se com a escolha do Governo ao eleger Seia para localizar este tipo de infraestrutura, que se reveste de elevada importância na medida em que contribui para dar visibilidade e notoriedade ao município, associado à inovação e qualificação do território, e que pode alavancar outros investimentos de base tecnológica.

Para além disso, a deslocalização do arquivo e gestão de dados do Estado para Seia constitui uma forma de promover a coesão e a valorização deste território através da fixação de serviços tradicionalmente centralizados, sendo que a réplica no Interior incluirá informação relativa à certificação eletrónica do Estado e dados da Rede Informática do Governo (réplica dos “backups”).

Previous Morreu Arménio Travassos, antigo diretor-geral do Diário de Coimbra
Next Tribunal de Contas reprova falta de controlo nas contas de Pedrógão

Artigos Relacionados

Região

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Última Hora

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Última Hora

ASAE apreende 600 quilos de produtos à base de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização de talhos com o objetivo de verificação dos requisitos legais específicos da atividade,…

Informação

Misericórdia de Galizes promove “Jornadas do Conhecimento” por ocasião dos 350 anos

No âmbito das comemorações dos 350 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza hoje as “Jornadas do Conhecimento” alusivas ao “Novo Código dos Contratos Públicos” e…

Região

GNR realiza operação “Taxa Zero” até 13 de agosto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir desta segunda-feira e até ao dia 13 de agosto, uma operação de fiscalização intensiva…

Última Hora

Frio acentua-se com descida da temperatura máxima

Sol e frio são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta terça-feira. As condições meteorológicas devem manter-se pelo menos até quarta-feira.

Última Hora

Número de mortos nos incêndios de outubro sobe para 45

O número de mortos decorrentes dos incêndios que deflagraram no mês de outubro subiu para 45. A mais recente vítima mortal encontrava-se internada no Hospital da Prelada, no Porto.

Região

Orquestra Clássica do Centro dá concerto com Bandas Filarmónicas de Miranda do Corvo

No dia 27 de janeiro, domingo, às 16h30, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) convida músicos de várias Bandas Filarmónicas do município de Miranda do Corvo para um Concerto Sinfónico

Informação

Operação Páscoa da GNR começa na quinta-feira e decorre até 22 de abril

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar a partir de amanhã, dia 18 e até ao dia 22 o patrulhamento nas principais vias,…

Informação

Desfiles de Carnaval animaram Nogueira do Cravo, Lagares e Seixo da Beira

Foram três os desfiles que no domingo (dia 26) e em dia de Carnaval (28) animaram o concelho de Oliveira do Hospital. Nogueira do Cravo e Lagares da Beira…

Região

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

Informação

Arganil: Voluntários vão plantar três mil árvores

Cerca de 3 mil árvores vão ser plantadas no sábado na aldeia de xisto de Vila Cova de Alva, em Arganil, numa ação de reflorestação promovida pela Quercus e a