Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a 19 de março em Fornos de Algodres.

Celorico da Beira costumava realizar o evento no fim de semana do Carnaval, mas o presidente da autarquia, Carlos Ascensão, disse à agência Lusa que o mesmo foi antecipado uma semana, por uma questão de “estratégia”, pois naquela data realizam-se outros certames na região.

Segundo o autarca, “faz todo o sentido” que Celorico da Beira faça a abertura do ciclo anual de feiras, pois o concelho é considerado a ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’.

No sábado e no domingo também é realizada a 27.ª Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, para promoção de “um produto singular da gastronomia” local.

No fim de semana do Carnaval acontecem certames em Seia, Gouveia e Manteigas, no distrito da Guarda.

A 40.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia decorrerá ao longo de quatro dias (10, 11, 12 e 13 de fevereiro), no Mercado Municipal e na área envolvente.

Durante o certame, considerado um dos mais antigos da região, será produzido ao vivo o “Maior Queijo de Ovelha de Seia”.

Em Gouveia, a Feira do Queijo será realizada no domingo de Carnaval, no âmbito do programa da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, que começa a 09 de fevereiro e termina no dia de Carnaval (13).

A autarquia de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a ExpoEstrela, de 10 a 13 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela.

O queijo de ovelha terá também destaque na Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar nos dias 02, 03, 04, 10 e 11 de março, em Trancoso (Guarda), por iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Em março, serão também realizados eventos de promoção do queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital e Tábua , Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (Guarda).

O município de Tábua organiza nos dias 03 e 04 de março, no pavilhão multiusos, a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel e IX Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho.

No dia 04 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza, na localidade de Mosteiro, mais uma Festa do Pastor e do Queijo.

No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de março, é a vez da autarquia de Oliveira do Hospital promover a sua Festa do Queijo Serra da Estrela com exposição e venda de produtos endógenos, artesanato e gastronomia, entre outras atividades.

O ciclo de 2018 das feiras do queijo termina em Fornos de Algodres, nos dias 18 e 19 de março, com um evento que incluirá, entre outras iniciativas, provas de queijo, exposições e animação.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Previous Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos
Next Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

Artigos Relacionados

Desporto

Fernando Tavares Pereira apresentou programa eleitoral à presidência do Sporting

Fernando Tavares Pereira, conhecido empresário de Tábua, apresentou esta quarta-feira, em Lisboa, as linhas da sua candidatura à presidência do Sporting.

Educação

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Politica

“Se não for candidato pelo PS não o serei por outra força partidária. A minha carreira política ficará por aqui”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escusou-se, há instantes, a responder à questão que lhe foi dirigida por Luís Lagos (CDS PP) sobre uma possível recandidatura ao

Informação

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

Última Hora

Já estão definidos os jogos da Taça Hugo dos Santos

Estão encontrados os jogos dos quartos-de-final da 8ª edição da Taça Hugo dos Santos, que terá lugar entre 2 e 5 de Fevereiro do próximo ano, em Oliveira do Hospital.

Informação

Praia Fluvial de Avô hasteou bandeiras “Praia Acessível” e “Praia da Rede de Aldeias do Xisto”

A Praia Fluvial de Avô, que após as intempéries causadas pelas enxurradas esteve interdita, reúne agora as condições necessárias e encontra-se apta a banhos.

Informação

CIM da Região de Coimbra promove Fórum das Centrais de Compras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, 17 de abril de 2018, o  Fórum das Centrais de Compras das Comunidades Intermunicipais, …

Educação

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Região

Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

O Comando Territorial da GNR de Viseu apreendeu, no passado domingo, 19 viaturas envolvidas em corridas ilegais em Viseu. No âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal …

Última Hora

Rafael Delaunay Gomes participa num dos mais prestigiados Triatlos IROMAN Mundiais – Challenge Roth

O atleta oliveirense, Rafael Delaunay Gomes, participou no passado fim de semana, no Challenge Roth, uma das mais procuradas e emblemáticas provas de Triatlo IRONMAN Mundial,  na Cidade de Roth,

Última Hora

Secretária de Estado do Turismo visita Tábua para assinar contratos da Praia da Ronqueira e do Hotel de Tábua

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, desloca-se a Tábua, no próximo dia 21 de março, para a assinatura do projeto “Condições de acessibilidade à praia fluvial da

Região

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a