Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a 19 de março em Fornos de Algodres.

Celorico da Beira costumava realizar o evento no fim de semana do Carnaval, mas o presidente da autarquia, Carlos Ascensão, disse à agência Lusa que o mesmo foi antecipado uma semana, por uma questão de “estratégia”, pois naquela data realizam-se outros certames na região.

Segundo o autarca, “faz todo o sentido” que Celorico da Beira faça a abertura do ciclo anual de feiras, pois o concelho é considerado a ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’.

No sábado e no domingo também é realizada a 27.ª Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, para promoção de “um produto singular da gastronomia” local.

No fim de semana do Carnaval acontecem certames em Seia, Gouveia e Manteigas, no distrito da Guarda.

A 40.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia decorrerá ao longo de quatro dias (10, 11, 12 e 13 de fevereiro), no Mercado Municipal e na área envolvente.

Durante o certame, considerado um dos mais antigos da região, será produzido ao vivo o “Maior Queijo de Ovelha de Seia”.

Em Gouveia, a Feira do Queijo será realizada no domingo de Carnaval, no âmbito do programa da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, que começa a 09 de fevereiro e termina no dia de Carnaval (13).

A autarquia de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a ExpoEstrela, de 10 a 13 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela.

O queijo de ovelha terá também destaque na Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar nos dias 02, 03, 04, 10 e 11 de março, em Trancoso (Guarda), por iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Em março, serão também realizados eventos de promoção do queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital e Tábua , Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (Guarda).

O município de Tábua organiza nos dias 03 e 04 de março, no pavilhão multiusos, a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel e IX Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho.

No dia 04 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza, na localidade de Mosteiro, mais uma Festa do Pastor e do Queijo.

No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de março, é a vez da autarquia de Oliveira do Hospital promover a sua Festa do Queijo Serra da Estrela com exposição e venda de produtos endógenos, artesanato e gastronomia, entre outras atividades.

O ciclo de 2018 das feiras do queijo termina em Fornos de Algodres, nos dias 18 e 19 de março, com um evento que incluirá, entre outras iniciativas, provas de queijo, exposições e animação.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

image_pdfimage_print
Previous Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos
Next Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

Artigos Relacionados

Informação

“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebeu esta terça-feira, 27 de setembro, a “Chama da Solidariedade”, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social…

Desporto

FCOH segue em frente na Taça AFC e Sampaense perdeu em casa

O FCOH deslocou-se ao Penelense para disputar a 2ª eliminatória da Taça AFC. Foi preciso o prolongamento para decidir quem seguia em frente e foi o Oliveira do Hospital que

Última Hora

Queda de neve obrigou ao corte de duas estradas no distrito de Viseu

A queda de neve no norte do distrito de Viseu obrigou hoje ao corte de duas estradas e ao transporte de crianças de aldeias de Castro Daire…

Informação

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 protestam esta manhã, em Coimbra, para reclamarem mais apoios do Governo após os avultados prejuízos decorrentes daqueles fogos.

Informação

Cyril Barthe venceu 1ª etapa da Volta Liberty Seguros em Oliveira do Hospital

O francês Cyril Barthe (Fundación Euskadi) ganhou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro, 146,1 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Oliveira do Hospital, e assumiu o

Última Hora

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Última Hora

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 17 de março, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Polícia detém oito suspeitos de sequestrar e agredir jovem

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco homens e três mulheres “fortemente indiciados pela prática de crimes de sequestro, …

Sociedade

Ténis de Mesa: derrota em Seia mantém CCPOH no 9º no campeonato nacional

Na 15ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  (CCPOH) foi até à

Região

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Educação

Eptoliva vence pela terceira vez consecutiva o concurso de ideias de negócio em Tábua

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed.” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra … … (CIM-RC) em

Última Hora

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Informação

Oliveira do Hospital homenageou PME Excelência e outras empresas

As cinco empresas de Oliveira do Hospital que recentemente foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência viram também o seu mérito ser reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do

Informação

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.

Informação

Inscrição na “12.ª Maratona BTT Lazer” vale uma árvore

A 12.ª Maratona BTT Lazer terá lugar dia 11 de março, a par da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. “À paixão pelo desporto e pela natureza, acresce este

Última Hora

Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão

Um militar da GNR foi encontrado morto no interior do posto do Fundão, no distrito de Castelo Branco, cerca das 23:50 de quarta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da

Informação

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

Politica

CDS pede ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua até Oliveira do Hospital

O CDS deu hoje entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua…

Informação

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas

Cultura

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Vídeos

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,

Sociedade

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.