Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a 19 de março em Fornos de Algodres.

Celorico da Beira costumava realizar o evento no fim de semana do Carnaval, mas o presidente da autarquia, Carlos Ascensão, disse à agência Lusa que o mesmo foi antecipado uma semana, por uma questão de “estratégia”, pois naquela data realizam-se outros certames na região.

Segundo o autarca, “faz todo o sentido” que Celorico da Beira faça a abertura do ciclo anual de feiras, pois o concelho é considerado a ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’.

No sábado e no domingo também é realizada a 27.ª Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, para promoção de “um produto singular da gastronomia” local.

No fim de semana do Carnaval acontecem certames em Seia, Gouveia e Manteigas, no distrito da Guarda.

A 40.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia decorrerá ao longo de quatro dias (10, 11, 12 e 13 de fevereiro), no Mercado Municipal e na área envolvente.

Durante o certame, considerado um dos mais antigos da região, será produzido ao vivo o “Maior Queijo de Ovelha de Seia”.

Em Gouveia, a Feira do Queijo será realizada no domingo de Carnaval, no âmbito do programa da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, que começa a 09 de fevereiro e termina no dia de Carnaval (13).

A autarquia de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a ExpoEstrela, de 10 a 13 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela.

O queijo de ovelha terá também destaque na Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar nos dias 02, 03, 04, 10 e 11 de março, em Trancoso (Guarda), por iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Em março, serão também realizados eventos de promoção do queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital e Tábua , Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (Guarda).

O município de Tábua organiza nos dias 03 e 04 de março, no pavilhão multiusos, a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel e IX Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho.

No dia 04 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza, na localidade de Mosteiro, mais uma Festa do Pastor e do Queijo.

No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de março, é a vez da autarquia de Oliveira do Hospital promover a sua Festa do Queijo Serra da Estrela com exposição e venda de produtos endógenos, artesanato e gastronomia, entre outras atividades.

O ciclo de 2018 das feiras do queijo termina em Fornos de Algodres, nos dias 18 e 19 de março, com um evento que incluirá, entre outras iniciativas, provas de queijo, exposições e animação.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

image_pdfimage_print
Previous Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos
Next Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

Artigos Relacionados

Última Hora

Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital marcou presença no XXIII Congresso da Juventude Popular, nos dias 26 e 27 de maio. Na ocasião, a estrutura local assegurou a

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Informação

Pedrógão Grande: presidente da Câmara de Figueiró e ex-presidente de Castanheira constituídos arguidos

O Ministério Público anunciou que o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande, que tiraram a vida a 66 pessoas em junho do ano passado,

Desporto

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Região

Surto de sarna no Hospital de Viseu

Um surto de sarna no Hospital de São Teotónio, em Viseu, levou a que 24 doentes e 15 profissionais fossem colocados em isolamento.

Região

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente. “Vamos

Região

Aldeias evacuadas e seis meios aéreos a combater chamas em Góis

Ao início da manhã, a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, alertava: “Nós temos uma situação grave e se calhar pode passar a ser gravíssima porque o incêndio passou

Destaque

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Destaque

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Última Hora

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Informação

ANPC realiza exercício para testar capacidade de resposta operacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito, a 18 e 19 de maio, o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Sociedade

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Sociedade

Homem morreu em Penela após queda numa lareira

Um homem de 90 anos morreu esta terça-feira, em Penela, na sequência de uma queda sobre a lareira da sua casa.

Informação

Praia Fluvial de Avô hasteou bandeiras “Praia Acessível” e “Praia da Rede de Aldeias do Xisto”

A Praia Fluvial de Avô, que após as intempéries causadas pelas enxurradas esteve interdita, reúne agora as condições necessárias e encontra-se apta a banhos.

Informação

Estamos em outubro e os termómetros vão chegar aos 37 graus

Três distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje e terça-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da

Destaque

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais 

Informação

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Informação

Hóquei Patins: FCOH joga com ACR Santa Cita

Neste momento, as competições federadas de futebol e basquetebol estão dadas por terminadas. Ainda assim, a modalidade de hóquei patins continua em competição .

Informação

Homem detido com 14 quilos de canábis aguarda julgamento em liberdade

Um homem de 51 anos, detido em Oliveira do Hospital na posse de 14 quilos de canábis, vai aguardar o julgamento em liberdade, disse hoje à agência Lusa uma fonte

Informação

Deslizamentos e quedas de árvores em Oliveira do Hospital. Proteção Civil atenta à subida do Rio Alva

O mau tempo que se tem feito sentir provocou “um conjunto de situações de deslizamento de terras, queda de árvores e o aumento do caudal do Rio Alva”, referiu o

Última Hora

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Destaque

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Última Hora

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Última Hora

Desfiles de Carnaval animaram Nogueira do Cravo, Lagares e Seixo da Beira

Foram três os desfiles que no domingo (dia 26) e em dia de Carnaval (28) animaram o concelho de Oliveira do Hospital. Nogueira do Cravo e Lagares da Beira…