Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

image_pdfimage_print

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a 19 de março em Fornos de Algodres.

Celorico da Beira costumava realizar o evento no fim de semana do Carnaval, mas o presidente da autarquia, Carlos Ascensão, disse à agência Lusa que o mesmo foi antecipado uma semana, por uma questão de “estratégia”, pois naquela data realizam-se outros certames na região.

Segundo o autarca, “faz todo o sentido” que Celorico da Beira faça a abertura do ciclo anual de feiras, pois o concelho é considerado a ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’.

No sábado e no domingo também é realizada a 27.ª Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, para promoção de “um produto singular da gastronomia” local.

No fim de semana do Carnaval acontecem certames em Seia, Gouveia e Manteigas, no distrito da Guarda.

A 40.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia decorrerá ao longo de quatro dias (10, 11, 12 e 13 de fevereiro), no Mercado Municipal e na área envolvente.

Durante o certame, considerado um dos mais antigos da região, será produzido ao vivo o “Maior Queijo de Ovelha de Seia”.

Em Gouveia, a Feira do Queijo será realizada no domingo de Carnaval, no âmbito do programa da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, que começa a 09 de fevereiro e termina no dia de Carnaval (13).

A autarquia de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a ExpoEstrela, de 10 a 13 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela.

O queijo de ovelha terá também destaque na Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar nos dias 02, 03, 04, 10 e 11 de março, em Trancoso (Guarda), por iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Em março, serão também realizados eventos de promoção do queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital e Tábua , Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (Guarda).

O município de Tábua organiza nos dias 03 e 04 de março, no pavilhão multiusos, a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel e IX Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho.

No dia 04 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza, na localidade de Mosteiro, mais uma Festa do Pastor e do Queijo.

No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de março, é a vez da autarquia de Oliveira do Hospital promover a sua Festa do Queijo Serra da Estrela com exposição e venda de produtos endógenos, artesanato e gastronomia, entre outras atividades.

O ciclo de 2018 das feiras do queijo termina em Fornos de Algodres, nos dias 18 e 19 de março, com um evento que incluirá, entre outras iniciativas, provas de queijo, exposições e animação.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Previous Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos
Next Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

Artigos Relacionados

Cultura

‘Coimbra Região de Cultura’ promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

‘Fado Menino’ é a próxima iniciativa do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 19 de janeiro, sábado, pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural de Mortágua.

Última Hora

Incêndios: Obras de segundas habitações adiadas novamente

Foi novamente adiado o prazo do mecanismo de apoio à reconstrução de segundas habitações afetadas pelos incêndios do ano passado.

Informação

Monchique: Proteção Civil admite “outras causas que não negligência”

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil admite que, na origem do incêndio que deflagrou no início do mês em Monchique, haja “outras causas que não a negligência

Informação

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Informação

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento

Última Hora

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Região

Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro

A comissão técnica independente elevou para 48 o número de mortos nos incêndios de outubro, segundo o relatório entregue na Assembleia da República, quando estavam noticiados 46.

Informação

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no

Última Hora

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará

Última Hora

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Última Hora

Iniciados da Académica de Santarém realizaram estágio solidário em Oliveira do Hospital

A equipa de iniciados “A” da Académica de Santarém escolheu Oliveira do Hospital, concelho muito afetado pelos incêndios, para a realização de um estágio solidário, em que o futebol serve

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 36.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.