CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a colocação do tapete rolante da Escola da Estância de Esqui na Serra da Estrela.

Contudo, o tapete rolante do Cântaro já foi construído em 2015, pelo que a entidade responsável pela estância, a Turistrela, tem agora de remover o equipamento. Em marcha está também o processo de contraordenação para a entidade competente no Ministério do Ambiente.

O tapete permitiu alargar a prática dos desportos de inverno a crianças a partir dos 3 anos mas também aumentar a capacidade de transporte de 250 para 1 680 pessoas por hora.

A declaração de impacto ambiental arrasa a obra que, apesar de poder parecer ser semelhante ao anterior telesqui, ocupa uma superfície do solo muito maior. A declaração de impacto ambiental explica que o tapete rolante condiciona “totalmente” a vegetação nos mais de 300 metros de construção, bem como muitas centenas de metros quadrados à volta afetados pelas descidas dos esquiadores numa “elevada pressão sobre a vegetação e inibição da sua regeneração natural”.

Fonte: Jornal do Fundão

image_pdfimage_print
Previous Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para "ambiente urbano mais qualificado"
Next Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM

Artigos Relacionados

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 17ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra, da Associação de Futebol de Coimbra, frente ao União Clube Eirense.

Informação

Rui Esteves será o novo comandante nacional operacional da Proteção Civil.

Rui Esteves, até aqui o responsável e líder da Proteção Civil distrital de Castelo Branco, vai agora substituir no cargo José Manuel Moura, que liderava a Proteção Civil já desde

Informação

GNR: 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

A primeira semana do novo ano, de 1 a 7 de janeiro, ficou marcada por 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.

Última Hora

“Prevenção dos maus tratos na infância” em destaque na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova realizou, esta manhã, um programa alusivo à temática “Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.

Última Hora

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Destaque

Rui Campos Coelho: “O concelho, a freguesia e a região perdem um jovem com muito valor”

Rui Campos Coelho, presidente da União de freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, lamenta a morte de Rui Nunes Figueiredo, natural de Santo António do Alva,

Informação

Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

No primeiro ponto de situação realizado, esta manhã, pela Proteção Civil, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos que causam as “maiores preocupações”.

Sociedade

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Desporto

AD Nogueirense apresentou-se com caras novas para a época 2016/17

Rui Vale técnico da AD Nogueirense tem como principal objectivo para esta época a manutenção. Depois, e como todos os treinadores costumam dizer “quer o melhor que se vai conseguindo

Última Hora

Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão

Um militar da GNR foi encontrado morto no interior do posto do Fundão, no distrito de Castelo Branco, cerca das 23:50 de quarta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da

Informação

Cerimónias fúnebres de Mário Soares iniciam esta segunda feira

Dois dias depois da morte de Mário Soares, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República iniciam-se hoje com o cortejo que levará o corpo para o Mosteiro

Informação

Quinze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e neve

Quinze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, esta quinta e sexta-feira.

Sociedade

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando

Região

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Informação

Cáritas Diocesana de Coimbra assegura importante apoio aos jovens e idosos de Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital ganha expressão o apoio social que é prestado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, com três centros ATL para crianças…

Cultura

Stroganov é o hotel de charme “sem paralelo” em Portugal

Na localidade de Fiais da Beira, em Oliveira do Hospital, está prestes a abrir um hotel de “charme”, com classificação de cinco estrelas, que é espaço único na região e no país.

Informação

Caminhada contra o cancro mobiliza 30 mil pessoas em 78 concelhos

Trinta mil pessoas são esperadas no domingo nas caminhadas ‘O que nos Liga’, que vão decorrer em 78 municípios abrangidos pelo núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje de manhã cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, …

Informação

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Cultura

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Nacional

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Região

Inspetora da PJ conhece hoje sentença do Tribunal de Coimbra

A inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão, acusada de ter matado, em 2012, a avó do marido, conhece hoje, às 16h00, a sentença do Tribunal de Coimbra.

Última Hora

Seia: Atropelamento faz uma vítima mortal

Um atropelamento na manhã desta sexta-feira, em Paranhos, Seia, provocou uma vítima mortal.

Última Hora

“Vejo ambulâncias chamadas pelo 112 a ir para Coimbra ou para Seia. Não posso concordar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que não admite que “o nosso SAP não atenda um conjunto de pessoas” …