CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

image_pdfimage_print

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a colocação do tapete rolante da Escola da Estância de Esqui na Serra da Estrela.

Contudo, o tapete rolante do Cântaro já foi construído em 2015, pelo que a entidade responsável pela estância, a Turistrela, tem agora de remover o equipamento. Em marcha está também o processo de contraordenação para a entidade competente no Ministério do Ambiente.

O tapete permitiu alargar a prática dos desportos de inverno a crianças a partir dos 3 anos mas também aumentar a capacidade de transporte de 250 para 1 680 pessoas por hora.

A declaração de impacto ambiental arrasa a obra que, apesar de poder parecer ser semelhante ao anterior telesqui, ocupa uma superfície do solo muito maior. A declaração de impacto ambiental explica que o tapete rolante condiciona “totalmente” a vegetação nos mais de 300 metros de construção, bem como muitas centenas de metros quadrados à volta afetados pelas descidas dos esquiadores numa “elevada pressão sobre a vegetação e inibição da sua regeneração natural”.

Fonte: Jornal do Fundão

Previous Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para "ambiente urbano mais qualificado"
Next Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM

Artigos Relacionados

Informação

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …

Informação

Arganil promove ação “Dar Cor à Serra do Açor” no dia Internacional da Floresta

O Município de Arganil vai assinalar o dia Internacional da Floresta com a iniciativa “Dar Cor à Serra do Açor”, que vai decorrer no dia 21 de Março, no local

Informação

Homem evadido da cadeia de Viseu foi capturado em Penalva do Castelo

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde (NIC), capturou no domingo, dia 27 de maio,  em Penalva do Castelo, um indivíduo de 20 anos,

Informação

Desporto de fim de semana

No basquetebol o Sampaense não joga este fim de semana e vai na próxima jornada deslocar-se ao Benfica (26Nov) Os campeonatos nacionais estão parados este fim de semana devido aos

Informação

Seia: “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo oitavo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Seia foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar em Coimbra.

Região

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Desporto

Nogueirense volta a lutar pela manutenção (com vídeo)

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) prepara-se para o arranque da próxima época, com o objetivo de “fazer um milagre” e “conseguir a manutenção”.

Última Hora

Circulação interdita em Penalva de Alva devido a trabalhos de limpeza

O Município de Oliveira do Hospital informa que, por motivo de execução de trabalhos de limpeza de vegetação e corte de árvores em talude, a circulação na Estrada Municipal 514,

Informação

“Grande Rota do Alva” vai ser apresentada hoje em Penacova

A Grande Rota do Alva é apresentada hoje, às 15h00, na Casa do  Povo de São Pedro de Alva, numa parceria do Município de Penacova  com a CIM Região de

Última Hora

Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

Cinco meses após o fogo, há registo de várias localidades sem comunicações. Exemplo disso é a freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, …

Informação

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …