CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu hoje que até ao final do ano possam estar finalizadas as obras de “muitas habitações” que foram destruídas nos incêndios de outubro de 2017.

“Nós [CCDRC] estimamos que até [ao] fim do ano muitas habitações estejam entregues, mas isto [processo de reconstrução] será impossível de terminar até final do ano. E, portanto, eu ficaria muito feliz, e de forma realista, se até meados do próximo ano, aliás como referiu o senhor Presidente da República, a quem explicámos o dossiê, que todas as casas estivessem concluídas”, disse Ana Abrunhosa.

A presidente da CCDRC falava aos jornalistas em Seia, no distrito da Guarda, onde hoje procedeu à entrega das chaves de quatro habitações (três na freguesia de Travancinha e uma na freguesia de Sandomil), que foram reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP).

Ana Abrunhosa explicou que nos 30 municípios da região Centro atingidos pelos incêndios rurais de 2017 foram aprovados 836 pedidos de apoio para reconstrução de habitações e estão concluídas as obras em 312, sendo que os restantes casos estão com as obras em execução.

Segundo a responsável, a CCDRC ainda está a analisar processos “em que as famílias ainda não regularizaram a titularidade das habitações e enquanto isso não acontecer” não podem avançar as obras.

Disse que “esta é a resposta realista” e que as entidades envolvidas tudo farão “para acompanhar as obras e para que elas se concluam o mais rápido possível”.

Explicou que a CCDRC está a realizar cerimónias simbólicas por concelho, mas também já foram entregues casas “de forma discreta”.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse na sessão realizada nos Paços do Concelho, onde foram entregues as chaves das primeiras quatro casas reconstruídas, que no seu município foram destruídas 56 casas e 31 anexos.

Segundo o autarca, foram apresentadas “mais de 36 candidaturas” e “33 tiveram parecer favorável”.

Carlos Filipe Camelo reconheceu que “foi um processo muito complexo, que teve avanços e recuos” e que, neste momento, “cerca de 22 processos estão em análise”.

Com a entrega das primeiras habitações, o autarca disse que tem “o sentimento do dever cumprido”.

“Nós hoje tivemos ocasião de ouvir o testemunho vivo das pessoas que aqui estiveram e a alegria de poderem regressar às suas habitações”, disse.

Segundo a CCDRC, o município de Seia tem 37 pedidos de apoio aprovados no âmbito do PARHP, que se referem a dois apetrechamentos de habitações, 18 reconstruções parciais e 17 reconstruções totais, envolvendo 3,2 milhões de euros.

Até ao momento, estão concluídas as obras em 14 habitações e 15 encontram-se em fase de execução.

O município de Gouveia, onde a presidente da CCDRC também se deslocou para entregar a chave de uma casa, em Melo, tem 16 pedidos de apoio contemplados no âmbito do PARHP, que se referem a quatro apetrechamentos de habitações, oito reconstruções parciais e quatro reconstruções totais, envolvendo cerca de meio milhão de euros.

Até ao momento, estão concluídas oito habitações e estão em execução sete reconstruções, indica a fonte.

Fonte: Lusa

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)
Next ASAE apreende 600 quilos de produtos à base de carne

Artigos Relacionados

Informação

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Região

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Última Hora

26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros inicia amanhã

A 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição nacional de ciclismo para corredores da categoria Sub 23, começa esta quarta-feira, 5 de setembro, em Águeda, com

Região

Autarca de Oliveira do Hospital reivindicou IC6 e arranjo das EN 17 e 230 a António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o congénere de Seia, reivindicou ontem ao primeiro ministro António Costa…

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) somou pontos após vitória sobre o Marialvas por duas bolas a zero. Com este resultado, a equipa oliveirense continua a liderar o

Última Hora

Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

A Câmara de Seia vai continuar a apoiar os alunos que frequentam o ensino superior, um incentivo à formação académica que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo durante

Última Hora

60 concelhos de 13 distritos estão hoje em risco máximo de incêndio

Cerca de 60 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Desporto

Diversidade desportiva “é uma riqueza que ninguém nos tira”

Oliveira do Hospital realizou no sábado a já habitual “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes que mais se destacaram na última época desportiva.

Região

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…

Última Hora

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Última Hora

Pedrógão Grande: Bombeiro internado “vai ser retirado do coma induzido”

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse hoje à agência Lusa que um dos bombeiros internados em Lisboa poderá, em breve, …

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 24 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, em plena consoada, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube

Região

Acidente provoca dois mortos e quatro feridos no IP3 em Santa Comba Dão

Uma colisão entre dois veículos ligeiros no Itinerário Principal (IP) 3 provocou, esta manhã, no concelho de Santa Comba Dão, dois mortos e quatro feridos, entre os quais um bebé

Última Hora

GNR detém 117 pessoas e apreende 55 toneladas de azeitona

A GNR deteve 117 pessoas e apreendeu 55,53 toneladas de azeitona, numa operação de patrulhamento nas explorações agrícolas, que começou dia 01 de novembro de 2016.

Sociedade

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Informação

Call Center abre no dia 3 de outubro e cria mais de 200 postos de trabalho em Oliveira do Hospital

O novo Call Center da Altice vai ser instalado em Oliveira do Hospital. A abertura da nova unidade da Multinacional francesa está marcada para o dia 3 de outubro.

Informação

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.  

Última Hora

Pedro Machado recandidata-se à presidência da Turismo Centro de Portugal

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, formalizou hoje a recandidatura a um segundo mandato do cargo que ocupa.

Informação

EXPOH ao rubro com Xutos e Pontapés no palco do Mandanelho (com vídeo)

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital registou ontem uma das melhores noites de sempre. Tal aconteceu com o concerto de Xutos & Pontapés …

Informação

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram ao início da tarde de hoje encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Destaque

Coberturas de amianto deverão ser retiradas da Escola de Oliveira do Hospital nas férias de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou que a substituição das coberturas com amianto na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai acontecer nas

Região

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Nacional

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Informação

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …